Investir em setores ligados à tecnologia é o objetivo de muitos investidores. Nesse sentido, existem diferentes alternativas na bolsa de valores. Uma delas é o ETF 5GTK11 — que tem portfólio atrelado a empresas de tecnologia 5G.
Embora a alternativa possa ser interessante para você, é necessário compreender ao certo as características desse fundo temático antes de investir. Afinal, é indispensável conhecer o funcionamento, vantagens e riscos do investimento para tomar sua decisão.
Portanto, se você quer conhecer mais informações sobre o ETF 5GTK11, continue a leitura deste artigo!
O que é um ETF?
Os ETFs são fundos de índice cujas cotas são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Essa é uma modalidade de investimento coletivo, semelhante aos demais fundos de investimento. Assim, os investidores que aportam seus recursos se expõem ao portfólio montado por um gestor profissional.
A diferença dos fundos de índice para os demais fundos está atrelada ao seu benchmark. Enquanto muitos fundos de investimentos procuram superar um índice referencial, os ETFs têm o propósito de espelhar esse indicador e acompanhar o seu desempenho.
Como funciona um ETF temático?
Você entendeu o que é um ETF, mas ainda é necessário conhecer o significado de ETFs temáticos. Trata-se de fundos de índice cujo indicador de referência está atrelado a determinado nicho de mercado.
Por exemplo, é possível encontrar ETFs temáticos voltados aos mercados de:
- blockchain e criptomoedas;
- negócios sustentáveis;
- tecnologia;
- engenharia genética.
O que é 5GTK11?
Conhecendo o conceito e funcionamento dos fundos de índice, saiba que o 5GTK11 é um ETF temático focado no segmento 5G e telecomunicações. No Brasil, o nicho dessa tecnologia ainda é muito pequeno. Por isso, o ETF se expõe a empresas do setor listadas internacionalmente.
Para garantir ao investidor brasileiro uma exposição ampla às empresas que trabalham com o 5G, esse fundo replica outro ETF: o FIVG (Defiance Next Gen Connectivity ETF). Dessa maneira, quando o investidor adquire uma cota do ETF 5GTK11, ele está investindo indiretamente no ETF FIVG.
Já o FIVG está listado na bolsa de Nova Iorque. Ele existe desde 2019 e replica o índice BlueStar 5G Communications Index. Esse indicador reúne cerca de 90 empresas focadas no desenvolvimento de tecnologia 5G.
Qual a composição do 5GTK11?
Agora que você compreende o que é o ETF 5GTK11, vale a pena conferir como é feita a composição de sua carteira. Afinal, esse é um aspecto central para avaliar se o investimento é ou não interessante para sua estratégia.
Como você viu, o investimento se dá nas empresas listadas no índice BlueStar 5G Communications Index. Nesse sentido, conheça algumas companhias que faziam parte do indicador no início de 2022:
- Samsung;
- Qualcomm;
- American Tower;
- Advanced Micro Devices (AMD);
- Apple;
Além disso, de acordo com a Investo (gestor do 5GTK11), o índice BlueStar 5G é composto por empresas de diferentes setores relacionados ao 5G, tais como:
- tecnologia da comunicação e dados;
- operadoras de rede;
- virtualização de rede;
- tecnologia de cloud computing;
- semicondutores para aplicação 5G;
- otimização de rede;
- fibra ótica;
- entre outros.
Vale notar que a maior parte das companhias presentes no índice são dos Estados Unidos. Contudo, empresas dos Países Baixos, Finlândia e Suíça também fazem parte do indicador. Assim, ele oferece diversificação internacional.
Quais as vantagens e desvantagens desse investimento?
Depois de compreender o que é o ETF 5GTK11 e a sua composição, vale a pena conhecer suas vantagens e desvantagens desse fundo. Para isso, confira as informações a seguir!
Vantagens
A diversificação da carteira é um dos pontos positivos dos ETFs. Afinal, comprando uma cota do 5GTK11 você expõe seu capital simultaneamente a diversas empresas. Dessa forma, o investimento não fica atrelado a apenas uma companhia, o que dilui os riscos.
Além disso, é importante considerar que a gestão dos recursos será feita por profissionais, com base em um índice. Logo, o ETF oferece praticidade. Isso pode trazer maior tranquilidade para o cotista, que não precisará alocar individualmente cada um de seus ativos.
Por fim, a exposição ao mercado internacional é outro benefício. Assim, o 5GTK11 permite se expor a moedas estrangeiras e a países mais desenvolvidos. Esse tipo de estratégia pode proteger seu capital, principalmente em momentos de crise no Brasil.
Desvantagens
Entre as desvantagens, podemos citar a taxa de administração do fundo. Como ele é gerido por profissionais, é natural que exista um custo. Embora a taxa de ETFs seja menor que a de outros fundos, essa despesa pode ser considerada prejudicial por alguns investidores.
Outra desvantagem é a volatilidade do preço das cotas. Como os ETFs são negociados na bolsa de valores, o preço está sujeito à oscilação de acordo com as dinâmicas do mercado. Portanto, é necessário estar disposto a lidar com possíveis quedas e movimentos imprevisíveis na cotação.
Como avaliar se vale a pena investir em 5GTK11?
Como foi possível notar, o ETF 5GTK11 apresenta vantagens e desvantagens. Diante disso, você pode querer saber se, afinal, vale a pena ou não investir neste fundo. No entanto, essa decisão cabe exclusivamente a cada investidor.
Nesse contexto, é importante considerar seu perfil investidor e objetivos financeiros. Assim, você pode compreender o propósito do investimento, bem como sua tolerância ao risco. Sem ter essas questões claras, as probabilidades de tomar decisões equivocadas são maiores.
Como investir nesse fundo de índice?
Se, depois de conferir as principais informações sobre o ETF 5GTK11, você acredita que ele é interessante para você, é necessário saber como investir nessa oportunidade. Para isso, o primeiro passo é abrir uma conta em um banco de investimentos e transferir seu dinheiro para ela.
Posteriormente, basta acessar a plataforma home broker da instituição e procurar pelo ticker do ativo que deseja adquirir — no caso, o 5GTK11. Então insira o número de cotas, o preço e emita a ordem de compra. Depois aguarde a liquidação da operação para que o ETF faça parte de seu portfólio.
Como vimos, investir no ETF 5GTK11 pode ser uma boa alternativa para diversificar a carteira e buscar resultados atrelados ao segmento da tecnologia 5G. No entanto, como existem riscos, é necessário avaliar se ele é adequado à sua estratégia antes de investir.
Gostou dessas informações? Para saber mais sobre as oportunidades do mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais. Estamos no Instagram, SoundCloud e YouTube!