EUA – Caverna do Dragão dos Investimentos

Eu estava lendo um texto, não lembro onde (sorry), a respeito da economia e mercado americano. Juro que me veio a mente o desenho Caverna do Dragão! Para os mais novos sugiro procurar no google…aos da minha idade, que desenho não é mesmo amigos?! Caverna do Dragão retrata um mundo mágico de aventuras mas que ao mesmo tempo funciona como uma espécie de labirinto as crianças que ali vivem.

A conexão com a economia e mercado americano é a seguinte: o mercado americano segue vivendo esse mundo mágico de altas contínuas, de uma economia pujante e de valorização de ações…os investidores são tipo as crianças que vivem aquele mundo, por vezes com medo, as vezes se divertindo…e os analistas de mercado são tipo o Mestre dos Magos que falam, mas não dizem nada e quando o bixo pega, somem! Rs…Não me entendam mal…não estou dizendo que as altas das ações americanas são fantasiosas…pelo contrário…há fundamento por trás! A questão aqui é que, assim como no desenho, essa alta parece não ter fim e isso deixa muita gente perdida…rs.

Mas semana passada, o mercado deu uma estressada… engraçada como os investidores e mercados se mostram preparados para volatilidade, mas quando ela é pra cima…quando ela é para baixo chove gente reclamando…profetas dizendo que bolha estourou e por aí vai!

Primeiro: que bolha meu Deus do Céu?!?! Vou comentar aqui mais abaixo porque acredito que não há bolha.

Segundo: que estouro?? Olhando o gráfico abaixo, assusta..ok.

Agora quando ampliamos um pouco o olhar dá pra ver que tá longe de ter sido algo extraordinário ou que indique uma situação muito maior…todos momentos marcados ali mostram retrações ou realizações semelhantes no S&P! Tivemos 4 ou 5 sem forçar a barra…se procurar mais vai achar mais no caminho.

Em outras palavras, porque a tempestade num copo d’agua se esses spikes no VIX acontecem toda hora?

A grande discussão por lá é até que ponto os incentivos fiscais estão perdendo força e a economia desaceleraria ou irá desacelerar….

Quando olha números da economia o que vejo é o crescimento do gigante segue “on track”! Vejamos…

 

  • Confiança: última vez que as expectativas com a economia americana estiveram tão altas foi lá em 2002! Quem estava no mercado essa época? Eu estava estudando pra entrar na faculdade!

E confiança é importante por isso aqui ó:

  • Emprego: uma economia com problemas ou bolha abriria tantas vagas assim? Detalhe, batendo com alguma folga as expectativas

E o detalhe de que hoje nos EUA mais empregos são criados do que pessoas desempregadas! Dá para acreditar?!

E cada vez menos pessoas atrás de benefícios como seguro desemprego! A melhor política social é definitivamente o emprego!!

  • Produtividade: esse é um dos grandes calcanhares de aquiles da economia americana….aquilo que mais batiam! Aquilo que sempre foi questionado acerca da economia americana era se eles conseguiriam incrementar a produtividade do trabalhador…ta aí!

  • Crescimento econômico

Nenhum sinal de contração no PMI divulgado nessa semana que passou.

De acordo com o World Economics SMI (Sales Managers’ Index) a economia parece crescer muito bem obrigado…nas máximas dos últimos 3 anos pra…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *