O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (21), pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Temer é um dos alvos da operação no Rio que mira, ainda, o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco – que também foi preso pela Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro – empresários.

O mandado de prisão do ex-presidente Temer e do ex-ministro Moreira Franco foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio de Janeiro. No total, outras seis pessoas são ainda procuradas pelos agentes da Polícia Federal.

Temer deverá seguir para o Rio de Janeiro, a partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em um avião da Polícia Federal. O exame de corpo de delito no IML deverá ser feito em um local reservado e não há informações de que o ex-presidente seja levado à sede da Polícia Federal na capital paulista antes de seguir rumo ao Rio.

Já o ex-ministro Moreira Franco, que foi interceptado pela PF em uma avenida no Rio de Janeiro, deve seguir direto para a sede da Polícia Federal na cidade. Moreira Franco é sogro do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Entenda o caso

O ex-presidente Temer foi preso após investigações no âmbito da Lava Jato do Rio, que apontam para o conhecimento de Temer sobre esquemas de propina em troca de favores políticos. O caso que está sob cuidados do juiz Marcelo Bretas investiga denúncias do dono da Engevix, José Antunes Sobrinho.

O empresário disse à PF que teria pago R$ 1 milhão em propina a pedido de um amigo de Michel Temer, o coronel João Baptista Lima Filho, e do ex-ministro Moreira Franco para fechamento de um contrato para um projeto da usina de Angra 3. De acordo com Sobrinho, ex-presidente Temer tinha conhecimento da transação ilegal.

Além deste, o ex-presidente Michel Temer responde a outros nove inquéritos – cinco dos quais foram encaminhados à primeira instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF) há poucos meses, após o político deixar a presidência, em 1º de janeiro deste ano.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *