Finanças: 8 canais no Youtube

Vamos indicar 8 canais no Youtube da linha economia e finanças pessoais que podem mudar a forma como você lida com seu dinheiro.

Quando falamos de finanças e economia nem sempre as pessoas parecem interessadas ou dispostas a ouvir informações e tentar adapta-las à suas vidas. A melhor forma nos últimos tempos de falar sobre finanças pessoais é usando de atitude despojada e informando os cidadãos de forma engajada e informal, porém sem devaneios.

Normalmente não conseguimos entender os jargões do mundo econômico e tão pouco as argumentações complexas sobre as taxas de juros, crédito rotativo do cartão entre outros temas da economia que nos parece confuso.

Que no Youtube podemos encontrar de tudo, isso nos já sabemos. Agora você pode se surpreender com o perfil de cada youtuber ao falar de dinheiro.

O primeiro que vamos mencionar, certamente, é o canal do próprio Blog de Valor, evidentemente, capitaneado pelo André Bona que é o fundador e proprietário aqui do Blog de Valor.

Blog de Valor – André Bona

Canal com mais de 70 mil inscritos (abril-17), André Bona fala sobre finanças pessoais e investimentos.

Com mais de 10 anos atuando no mercado financeiro, André já auxiliou milhares de investidores, por isso o diferencial do canal é que Bona se baseia em experiências reais e dificuldades reais que investidores possuem no seu dia a dia.

O canal é uma ótima pedida para quem pretende se aventurar pelo mercado financeiro com consciência e muito realismo, já que Bona afasta qualquer possibilidade de promessas milagrosas no mercado financeiro, mantendo a sua audiência numa conduta muito pé no chão. Também faz alguns eventos online ao vivo com convidados que são players do mercado financeiro.

Bastter

O Canal Bastter se considera o melhor amigo do investidor, (um trocadilho com o ditado, “o cão é o melhor amigo do homem”).

A intenção do canal, que também possui um blog sobre investimentos e finanças pessoais, é tentar ser a melhor ajuda possível na hora de tentar investir, dando notícias e informações sobre a bolsa.

Uma das vantagens do canal é utilizar uma linguagem fácil e direta, facilitando assim a compreensão de assuntos econômicos considerados complexos.

Uma marca registrada do Bastter é a sobriedade das informações, sempre alertando para os interesses ocultos das instituições financeiras na oferta de produtos e reforçando a correta ideia de que somente o próprio investidor pode ser responsável por suas próprias decisões e resultados.

Trata-se de um canal cujos seguidores são bem fiéis, menos suscetíveis às modinhas do mercado financeiro e que desenvolvem uma visão bem crítica sobre os profissionais e ofertas de produtos. É de fato um dos canais mais inspiradores do Youtube para aqueles que querem enxergar o mercado financeiro como ele de fato é, sem falsas ilusões.

Julia Mendonça

Julia Mendonça fala sobre finanças pessoais abordando temas como cartão de credito, taxa de juros, investimento, poupança e principalmente, dá inúmeras dicas para que o usuário alcance sua independência financeira.

Julia tenta mostrar que ao investir ou gastar o seu dinheiro você deve ser extremamente cauteloso. Em alguns de seus vídeos ela apresenta uma série de perguntas que devem ser respondidas antes que você decida fazer um investimento.

Com base nessas analises de renda, a intenção é mostrar que existe a hora de investir, e a hora de poupar.

Saber exatamente quando e como agir é o que vai te levar ao sucesso.

Tudo é Economia

Este canal esta ligado ao Avenida Cult, um projeto de colaborações que também produz inúmeros outros canais educativos.

A intenção dele é passar informações relevantes para o usuário de maneira séria e profissional, quase como um programa econômico de um canal de notícias mesmo.

O conteúdo é louvável, já que logicamente também existe um publico interessado em ouvir sobre finanças pessoais e economia no geral, utilizando um vocabulário mais da área profissional.

Econoweek

O canal existe há mais de dois anos, seu surgimento veio da colaboração de dois economistas, César Esperandio e Étore Sanchez. A intenção inicial do canal era falar de economia para um publico jovem.

Aquele diálogo que parecia complicado, formal e distante foi traduzido de forma a ficar mais interessante. Apesar de ser uma tarefa difícil, o canal conseguiu atrair um publico mais jovem, e a prova disso são os inúmeros comentários deixados por eles.

Os dois falam com seriedade sobre o tema, sem deixar chato. A vontade de educar os jovens a respeito de seus próprios bolsos surgiu durante uma conversa entre os economistas.

Em meio a brincadeiras, as sugestões de criar um canal no youtube acabou acontecendo.

Rafael Seabra

Autor do livro “Quero ficar rico”, Rafael é de Pernambuco e publica seus vídeos todas as semanas, segunda e quinta na parte da manhã.

Visto como um promissor educador financeiro, Rafael fala sobre os principais erros de quem começa a investir no Tesouro Direto.

A marca do Seabra é a independência. Não está ligado a nenhuma instituição financeira de maneira direta ou indireta e não faz qualquer tipo de merchandising. Seu projeto de educação financeira se remunera exclusivamente pelo seu curso, que já ajudou milhares de investidores a investir melhor ao longo dos anos.

Primo Rico

Embora pouca gente saiba, há uma ligação relativamente estreita entre o Blog de Valor e o canal Primo Rico. Na verdade, todas as dicas iniciais de como fazer um canal foram dadas ao Thiago Nigro pelo André Bona, pelo relacionamento profissional que possuem. Há quem diga, inclusive, que Nigro iniciou o seu canal motivado pelo que via Bona fazendo na internet. Mas a partir daí Thiago imprimiu sua filosofia própria e seu canal decolou com todo o mérito.

Neste canal você vai aprender a respeito de diversos investimentos que podem sim te fazer ganhar dinheiro. Thiago fala abertamente das vantagens e dos riscos de se fazer investimentos a curto e longo prazo. Nos últimos tempos Thiago iniciou um conteúdo menos profundo com intuito de atingir a mais pessoas. Se por um lado isso traz o conteúdo para um nível mais raso, por outro consegue atingir um número maior de pessoas, levando educação financeira de maneira eficiente.

Apesar de não falar muito de finanças pessoais sua abordagem simplificada permite o usuário entender como deve ser a nossa relação com dinheiro.

Mulher Rica

Apresentado por uma mulher para as mulheres! O canal criado no Youtube por Maiara Xavier é descontraído, divertido e o melhor de tudo, direto ao ponto.

A motivação principal é tentar desfragmentar a relação da mulher com o dinheiro, e principalmente educar a respeito do controle das finanças pessoais.

Principais assuntos envolvem poupar dinheiro para investir e obter lucro, ou pagar suas dividas e sair do vermelho.

Então esses são alguns dos canais sobre finanças e investimentos que o Blog de Valor recomenda que você conheça.

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Fernanda    

    Olá André quero uma opinião sua eu fiz um plano do VGBL progressiva renda Fix V a taxa de carregamento antecipada é 2% é a taxa de carregamento postecipada é 5% é com o passar dos ano ela zerar se ficar 10 anos no plano é Brasilprev a taxa de administração é 2% o gerente que indicou mas estou achando essas taxas altas você acha melhor eu resgatar daqui a seis meses e colocar na LCI ou CDB o investimento foi de 17.0000 mil aporte único resgatando eu pago 5% de taxa postecipada o que você acha ?

  2. Cristiane    

    Bacana! Já assisti a 6 dos 8 canais citados e o único que não gosto é a da Júlia Mendonça. Não me agrada o jeito que ela fala. É Lenta, pisca em “câmera lenta” (isso é irritante), fora que o conteúdo abordado é muuuuuito superficial, beirando o amadorismo. As vezes a vejo no Blog de Valor e, pra ser bem sincera, acho totalmente dispensável. Bom, essa é minha opinião. Vou dar uma conferida nos 2 que ainda não vi. Grata pelas dicas.

    1. André Bona    

      Pense que os educadores financeiros muitas vezes precisam escolher um nível de conteúdo adequado a uma faixa de entendimento. A Júlia é excelente, comprometida e tem um conhecimento absurdamente maior do que você pode imaginar. Mas ela foca em finanças e isso dá esse caráter básico para alguns, mas ajuda muito a um outro grupo de pessoas. É uma questão de necessidade de aprendizado individual. Abs,

  3. Fernanda    

    Olá André mim dar uma dica resgatou o dinheiro dá previdência privada e aplico no CDB ou LCI e pago a taxa de 5% ou deixo na previdência ler meus comentários acima mim ajuda …

  4. Júnior    

    O canal da Maiara Xavier é excelente, não só atende ao público feminino, como o masculino. Além de ter um público muito ativo no WhatsApp que ela gerência, inclusive já indiquei seu canal lá também, assim como estou fazendo com o dela aqui. E também completaria a lista com o canal do prof. Mauro Calil, mestre em finanças e com vasto conhecimento na área.

  5. Carlos    

    Boa tarde André l!

    Sou apenas um iniciante nesse mundo de investimentos,e acabo de assistir um de seus vídeos que me gerou uma dúvida. Tenho uma dívida referente a um imóvel que está financiado a 8,5 % a.a, e tenho um investimento que me rende 11% a.a. Suponhamos que o IPCA no período da dívida seja de 5%.Vale a pena eu investir ou quitar essa dívida ?? Levando-se em consideração que a minha rentabilidade \”REAL\” no período será de 6%,ou seja, menor que o juros da dívida ??? Desde já agradeço sua atenção…E quero dizer que admiro muito o seu trabalho e que estou inscrito no Blog e no canal.
    Forte Abraço
    Carlos.

  6. Econoweek    

    Valeu o voto de confiança, André =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *