*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Warren Buffett é considerado o maior investidor de todos os tempos e deve ser uma grande referência para todos aqueles que estão iniciando ou até que já atuam nesse mercado há muitos anos. Suas frases, seus pensamentos e as suas opiniões servem de inspiração para todos aqueles que almejam se tornar grandes investidores.

Sabendo disso, separamos no artigo de hoje uma série de ensinamentos sobre finanças dados por Warren Buffett que, com toda a certeza, vão ajudar você a lidar melhor com suas finanças e ensinar algo novo sobre investimentos que você ainda não conhecia.

Veja nos tópicos a seguir dicas de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos.

Dica #1 – Tenha dinheiro guardado

A gente sabe como é difícil equilibrar o orçamento e fazer um dinheiro sobrar no final do mês. Afinal de contas, tudo em nossa sociedade conspira a favor do consumismo.

Entretanto, a primeira dica de Warren Buffett para a sua vida financeira é que você deve ter dinheiro guardado. Isso porque coisas inesperadas podem acontecer a qualquer momento.

Você pode ficar doente e precisar de recursos para um tratamento, pode perder o emprego, seu carro pode estragar, entre outros contratempos que podem demandar um desembolso que você não estava esperando. Sendo assim, ter uma reserva financeira para essas situações é muito importante.

Dica #2: Faça avaliações de riscos

Risco é o potencial que uma coisa tem de não sair como o planejado, é importante saber que eles são inerentes ao mundo dos investimentos. Ainda que você escolha por fazer sua aplicação em no produto financeiro mais seguros do mercado, os riscos estarão presentes.

Em virtude disso, para conseguir fazer bons investimentos, é importante que você conheça qual é o seu perfil de investidor. Ele pode se conservador, moderado ou arrojado/agressivo.

Com um perfil de investidor definido, é importante que você avalie seus objetivos pessoais e analise também os riscos de cada investimento que você tiver interesse. Vale ressaltar que existem produtos com maior volatilidade e menor volatilidade, mais e menos arriscados.

Dica #3: Tenha persistência e paciência

Segundo Warren Buffett, a persistência e a paciência são as virtudes mais essenciais para os investidores. Para exemplificar, citamos o exemplo do próprio Buffett, em dois dos grandes investimentos que ele realizou ao longo da sua vida.

No ano de 1988, adquiriu, pela primeira vez, ações da Coca Cola e até hoje não se desfez dos seus papéis. A empresa tem um valor de mercado de mais de 180 milhões de dólares, bem maior do valor de quando comprou e, ainda assim, Warren as mantém em sua carteira.

Outro exemplo é o caso da American Express, que enfrentava uma série de reveses na economia. Ainda assim, o investidor manteve as suas ações da empresa, ao contrario do mercado que acabou vendendo por conta dessas questões.

Com o tempo, as ações voltaram a subir e ele pode recuperar todo o investimento que havia feito, com uma valorização maior do que a registrada quando Warren começou o investimento.

Dica #4 – Se disponha a ser e a agir de forma diferente

Uma das citações mais icônicas de Warren Buffett é a seguinte: “Seja medroso quando todos estão sendo gananciosos e ganancioso quando todos estão medrosos”.

Essa frase é reflete a quarta dica do maior investidor de todos os tempos para qualquer um que queira ter sucesso no mundo das aplicações financeiras: você deve estar disposto a ser e a agir diferente dos demais.

No momento em que Warren decidiu investir, trabalhando em Omaha e não em Wall Street, muita gente o achou esquisito e não acreditaram no seu sucesso. Porém, com o passar do tempo, ficou comprovado que a sua estratégia de agir diferente sempre funciona e por isso, ele sempre procurou as aplicações mais subvalorizadas do mercado ao invés de acompanhar a manada.

Dessa forma, aja diferente dos outros e crie sua própria estratégia.

Dica #5 – Invista no que você já conhece e entende bem

Se você acompanha o mercado financeiro, já deve ter notado que a todo momento surge uma novas oportunidades de incríveis. Assim, a toda hora você pode aproveitar uma chance de mudar de uma posição para outra nesse mercado.

Entretanto, essa não é uma das melhores estratégias para quem quer se tornar um investidor de sucesso. Pelo menos segundo a próxima dica financeira de Warren Buffett.

A melhor postura, segundo ele, é investir e segmentos que você já conhece e sobre os quais possui um certo grau de entendimento. Assim, a orientação é a de rever a sua carteira de investimentos e buscar entender se as suas aplicações financeiras fazem sentido para você e se são realizadas em alternativas que você entende e conhece com clareza.

Dica #6: Em primeiro lugar, invista em você mesmo e só então invista em outra coisa

Quando foi perguntado, em 2011 durante uma conferência, sobre os aspectos mais relevantes de seus investimentos e a sua relação com o tempo livre, a resposta de Warren Buffett foi impressionante:

“Para a maioria das pessoas, a maior parte da sua renda virá da escolha de sua profissão. Portanto, do ponto de vista da criação de riqueza, o tempo livre é melhor aproveitado aperfeiçoando as suas habilidades profissionais, do que estudando investimento”.

A partir disso, podemos resumir a dica #6 do maior investidor de todos os temos em: jamais pare de estudar!

Se não tem tempo ou dinheiro para fazer um curso regular, invista em cursos pela internet, leia muito e busque estar em rodas de pessoas que possam lhe agregar conhecimento.

Dica #7 – Mantenha os olhos abertos para as pequenas despesas

Mesmo sendo um bilionário, Warren Buffett mantém um controle rigoroso do seu dinheiro, vigiando cada centavo de seus investimentos. Foi exatamente agindo assim que Warren conseguiu encontrar boas empresas, uma vez que o investidor não adquire uma empresa se a mesma não agir com a mesma disciplina financeira compatível com a dele mesmo.

Para ser um investidor de sucesso, é necessário aprender a gastar menos do que você ganha e também tenha controle, entendimento da sua situação e foco no longo prazo. Isso é fundamental.

 

E você, já segue as dicas de finanças e investimentos do megainvestidor Warren Buffett? Deixe seu comentário e conte pra gente o que pensa sobre elas!

 

*O App Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos, que permite ao investidor buscar e comparar produtos de renda fixa de maneira simples e intuitiva.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *