Giro pelo mundo: US, Europa, China e Emergentes

 

Fazia tempo que não dava aquele giro pelo mundo….

EUA

Muitos big temas por lá …com um presidente como Trump a economia vive fortes emoções! Teve a taxação do aço e alumínio…a meu ver uma medida meio Dilma Style de proteger um setor produtor de commodities…protencionismo puro…mas quem nunca neh? Qual país não gosta de uma proteçãozinha a um setor aqui e outro acolá?

Mas me pergunto por que fazer uma medida dessa com uma economia que cresce….veja que o último dado de PIB reforçou expectativas de crescimento no 1T18:

E os PMI’s apontam para crescimento de 3% em 2018!

E os empregos vem sendo gerado… Veja que o último dado de Jobless Claim segue nas mínimas históricas

E o ISM das manufaturas (industria) seguiu excedendo expectativas….assim como a criação de empregos na indústria segue recuperando!

Então por que Mr.Trump?? Até porque as empresas que se utilizam de aço e alumínio é que empregam muito mais gente do que a industria de aço itself!

Porque ao invés de tentar proteger empregos em setor obsoleto não incentivas a melhora da produtividade do trabalhador americano que vem avançando lentamente nos últimos anos?

[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *