CRESCIMENTO 

Tivemos o tão aguardado dado de PIB brasileiro essa semana…o que posso dizer? Faço uso daquela letra do Rappa (música Auto-Reverse) … no final o link da música:

Felizes, de uma maneira geral, geral / Estamos vivos

Esse é o sentimento! PIB do 3T17 teve um crescimento de 1,4% ante o 3T16! No ano acumulamos +0,6%…nenhum espetáculo, mas….Estamos vivos! 

brasil highlights estamos vivos

 

É bem verdade que ante o 2T17 houve quebra das expectativas que apontavam para +0,3% e veio +0,1%. Mas isso a meu ver é normal…afinal de contas:

Afinal de contas,

Somos luzes que faíscam no caos / E vozes abrindo um grande canal /Nós estamos na linha do tiro.

brasil highlights estamos vivos2

 

Mas tão importante quanto crescer foi ver o avanço nos investimentos das empresas! Isso é muito relevante na minha humilde opinião! Pela primeiras vez em 15 meses que isso acontece!

Entre julho e setembro, a chamada formação bruta de capital fixo avançou 1,6%. Indústria e serviços cresceram, respectivamente, 0,8% e 0,6% em relação aos três meses anteriores. Já a agropecuária recuou 3%, porém, continua a vedete da economia brasileira, com uma alta de 14,6% no ano.

E veja que o PMI confirma isso, ou seja, que a indústria tem mostrado uma evolução positiva! Acima de 50 o indicador mostra que a industria está se expandindo…o dado mais recente foi forte: 53,5! […]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *