O Ibovespa – principal índice da bolsa brasileira B3 – avançou 3,56% na última quarta-feira (2), encerrando o dia aos 91.012 pontos e produzindo um novo fechamento histórico na primeira sessão de 2019. Além do novo recorde de fechamento do índice, se destacaram no pregão as estatais – que dispararam com o otimismo dos investidores em relação ao novo governo.

Na máxima do dia, o índice Ibovespa chegou a alcançar o patamar dos 91.478 pontos – superando também o recorde intraday que havia sido estabelecido em 3 de dezembro, quando o Ibov alcançou a marca dos 91.242 pontos. O forte avanço do mercado brasileiro no primeiro pregão do ano chega após a posse de Jair Bolsonaro como presidente da República e depois de diversas manifestações de ministros do novo governo, que tomaram posse ao longo de quarta-feira (2).

Estatais em alta

As falas do novo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque Júnior, por exemplo, ajudaram a impulsionar as ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) na bolsa brasileira. Os papéis da estatal tiveram alta de até 20,72% no pregão de quarta-feira (2) depois de o novo ministro anunciar que prosseguirá com o processo de capitalização da Eletrobras, iniciado durante o governo Michel Temer.

Já as ações da Petrobras (PETR4/PETR3) apresentaram alta de até 6,25% na sessão, enquanto o Banco do Brasil (BBAS3) avançou mais de 6% no primeiro pregão de 2019.

Forjas Taurus avança

Depois e avançarem mais de 180% ao longo de 2018, as ações da Forjas Taurus (FJTA3/FJTA4) voltaram a ganhar destaque na primeira sessão de 2019. Os papéis da fabricante brasileira de armas subiram 50,52% (FJTA3) e 47,65% (FJTA4) na quarta-feira (2).

A forte alta dos papéis da Forjas Taurus já no primeiro dia útil de 2019 se deve ao fato de o mercado se mostrar otimista em relação aos planos de Jair Bolsonaro para facilitar o acesso às armas no país – o que, na teoria, poderia beneficiar os negócios da Forjas Taurus.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *