O banco de investimentos BTG Pactual acredita que uma vitória de Jair Bolsonaro – candidato do PSL à presidência da República – no segundo turno das eleições 2018 podem levar o índice Ibovespa a atingir o patamar inédito dos 105 mil. Uma eventual vitória de Bolsonaro e seus possíveis impactos no mercado interno foram destacados em um relatório enviado a clientes da instituição na última segunda-feira (8).

No documento, os analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira chamaram atenção para as projeções positivas para a bolsa brasileira e empresas estatais em caso de vitória de Bolsonaro no segundo turno, em 28 de outubro. Para eles, somente a força demonstrada pelo presidenciável no primeiro turno e seu favoritismo para vencer as eleições já podem fazer o Ibovespa chegar mais longe.

Segundo o BTG Pactual, o índice Ibovespa – excluindo ações da Petrobras e Vale – tem condições de avançar cerca de 10%, para 90.000 pontos no curto prazo, mas pode atingir o patamar de 105.000 pontos em caso de vitória de Bolsonaro no segundo turno – uma valorização potencial de cerca de 28%.

O relatório também lembra das ações que podem ser altamente beneficiadas por uma vitória do candidato do PSL no segundo turno. “Ações de empresas estatais – como Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras e Cemig, além de bancos, ações do setor imobiliário e outros “devem se sair bem”, afirmaram os analistas.

Perspectivas para o segundo turno

Para a equipe do BTG Pactual, Bolsonaro e seus aliados “tiveram um desempenho muito forte no primeiro turno” das eleições brasileiras – o que pode sugerir força do candidato para a próxima etapa das eleições. Segundo eles, as expressivas votações de candidatos apoiadores do presidenciável também ajudam a projetar um cenário de possível vitória no segundo turno.

“Bolsonaro teve 46% dos votos válidos, derrotando o segundo colocado e seu adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT), por 17 pontos. Diversos candidatos apoiados por Bolsonaro nas eleições estaduais e do congresso também apresentaram votações muito fortes”, disseram.

De acordo com os analistas do BTG Pactual, os fortes resultados do primeiro turno e os resultados de eleições anteriores fazem de Bolsonaro “o favorito para vencer o segundo turno”. O provável aumento de sua governabilidade – em caso de vitória – devido ao avanço da representatividade do PSL em Brasília e em diversos estados brasileiros – confirmado no primeiro turno das eleições – também favorece o candidato.

“Bolsonaro terá apoio no segundo turno das eleições estaduais em todos os estados mais importantes (incluindo Rio, Minas e São Paulo), enquanto as eleições estaduais estão praticamente acabadas para o PT. De fato, em todas as eleições presidenciais anteriores, o candidato que apareceu primeiro no primeiro turno, acabou eleito presidente”, finalizaram.

Ibovespa em alta e dólar em queda

Otimistas com uma possível vitória de Bolsonaro no segundo turno das eleições 2018, os investidores impulsionaram os ganhos do Ibovespa na primeira sessão da semana. No final do pregão da segunda-feira (8), o Ibovespa havia avançado 4,57%, a 86.083 pontos.

Já o dólar encerrou o dia no menor patamar em dois meses – cotado a R$ 3,76. A queda da moeda norte-americana frente ao real na primeira sessão da semana foi de 2,31%; na mínima do dia, no entanto, o dólar chegou a bater a faixa dos R$ 3,790.

Sobre o BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.

Além de disponibilizar diversas opções de investimentos de diversas instituições por meio de uma única conta – assim como fazem as corretoras, a plataforma aberta do BTG Pactual digital também oferece uma assessoria de investimentos gratuita aos pequenos e médios investidores.

Para ter acesso à assessoria e ao know-how da equipe BTG Pactual, basta que o investidor utilize a plataforma do BTG Pactual digital diretamente no seu computador ou smartphone, sem taxas ou tarifas mensais. Para fazer seu cadastro gratuito no BTG Pactual digital, clique aqui!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *