*Este artigo foi produzido pelo portal Chaves na Mão com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Você costuma investir no mercado financeiro mas pensa em realizar também investimentos no mercado imobiliário? Uma ideia interessante pode ser o investimento em lotes, que carrega os benefícios do mercado imobiliário e a grande valorização desses pedaços de terra.

Apesar do risco de liquidez, o investimento em lotes pode aumentar a diversificação do seu patrimônio, gerar lucros na revenda ou até mesmo garantir o espaço para construção da sua futura casa própria sem precisar passar pelo estresse de buscar casas à venda em Curitiba e outras regiões do país, sejam elas novas ou já usadas.

Para ajudar você a entender por que o investimento em lotes pode ser vantajoso para muitos investidores, preparamos esse post, no qual você poderá conferir todos os benefícios envolvidos na compra. Não acredita? Então anote tudo e tome a decisão correta para a sua vida!

Valorização

Se existe um investimento rentável no segmento imobiliário é a compra de lotes. Isso porque os lotes são um tipo de imóvel que dificilmente se desvalorizam, evitando que o investidor perca dinheiro na revenda e aumente cada vez mais seu patrimônio.

Como as regiões que têm lotes disponíveis ainda estão em desenvolvimento e terão sua infraestrutura otimizada, seu lote pode valer muito mais em poucos anos. Este cenário faz o valor do metro quadrado subir consideravelmente, resultando em bons ganhos, na maioria dos casos.

Segurança

O investimento imobiliário é um dos mais seguros que existem e a compra de lotes segue nessa direção. Com valorização estável, seu dinheiro não é perdido e não se compara aos ganhos de uma aplicação na poupança, por exemplo.

Além disso, ter um imóvel em seu nome garante patrimônio preservado, já que ele é um bem durável e estará sempre no mesmo lugar. O lote será sempre do proprietário, a menos que ele não cumpra com suas obrigações ou realize a revenda.

Ser proprietário de um imóvel também pode resultar em uma situação financeira de uma família mais estável e garantida, já que tende a ser uma fonte de renda no caso de a família passar por apertos.

Apesar desta segurança, é preciso ter atenção na hora de investir em imóveis. Isso porque a liquidez do investimento em lotes pode ser baixa, dificultando uma eventual revenda ou até mesmo locação em caso de necessidade.

Por conta disso, é preciso analisar seus aportes com cuidado e evitar aportar todo o seu capital em um único investimento.

Economia

Se você tem dinheiro investido e uma reserva de emergência sólida, investir em um lote pode ser uma forma de poupar seu dinheiro e diversificar seus investimentos. Comprando um lote, você assegura que seu dinheiro estará cada vez mais distante riscos de você gastar naquilo que não é necessário.

Outro aspecto econômico do investimento em lotes é que ele é, na maioria das vezes, mais barato do que o imóvel construído. É possível você ser um investidor imobiliário de sucesso sem precisar dispor de quantias enormes de dinheiro, enquanto a aquisição tende a valorizar ao longo do tempo.

E não para por aí: toda a papelada que envolve a compra, o pagamento das taxas e a transferência de propriedade de um lote também custa menos que os trâmites envolvendo a compra de um imóvel construído. Mais uma vantagem do investimento em lotes na comparação com investimento em imóveis já construídos.

Facilidade de pagamento

É muito comum que a compra e venda de lotes tenha o pagamento facilitado e flexível. Isso acontece porque ele custa menos, então as condições de entrada e de parcelamento são mais fáceis de ser negociadas.

Você pode adaptar o pagamento à situação financeira da sua família, oferecendo um valor de entrada maior em troca de parcelas menores. O contrário também é válido: a entrada mais enxuta possibilita um pagamento mais diluído.

Em resumo, além de você pagar menos para investir no mercado imobiliário, as condições de pagamento são adaptáveis à sua realidade, em muitas situações.

Customização

Investidores que buscam lotes à venda para construir sua própria casa têm ainda mais vantagens. Isso porque é possível construir o imóvel do jeito que for melhor para a sua realidade.

Você pode distribuir os cômodos de uma forma diferente ou até planejar uma planta ampla e conjugada. Uma ideia é buscar os lotes à venda em condomínio fechado em Curitiba e em outras cidades país, que é um tipo de moradia cada vez mais em alta no mercado.

A autonomia também está na escolha de materiais de qualidade para sua construção. Embora essas linhas possam custar mais, elas exigem menos reparos e manutenções no médio e longo prazo.

Já imaginou poder idealizar um imóvel com a sua cara? Você começa do zero a construção de um sonho, no tamanho que você quer e com as áreas de lazer de que mais precisa.

Também existe o benefício de o dono acompanhar todas as etapas do projeto, evitando erros e prejuízos no decorrer das obras. Mais um motivo pelo qual o investimento em lotes pode fazer sentido para você.

Crédito

Um lote aumenta o patrimônio do proprietário e isso, por si só, já traz grandes vantagens. Além de ser possível uma revenda bastante rentável, ser dono de um lote facilita a obtenção de crédito no mercado e pode alavancar sua reputação no mercado.

Isso possibilita o ingresso em novos investimentos e mais aumento de patrimônio.É possível, inclusive, comprar novos imóveis ou começar aquele negócio próprio que você tanto sonhou.

Liquidez

Por conta destas vantagens, a revenda de um lote acontece de forma muito mais rápida do que a de um imóvel construído. Além de isso evitar uma propriedade parada e gerando custos, é possível você se desfazer dele quando uma oportunidade tentadora aparecer na sua vida.

Já imaginou encontrar um negócio ainda mais rentável e não ter como dispor da quantia na velocidade em que precisa? Os lotes são mais fáceis de vender e os trâmites muito mais rápidos.

A questão da liquidez, no entanto, deve ser sempre observada com atenção, pois nem sempre você conseguirá se desfazer de um imóvel com a rapidez da qual necessita. Por isso, é imprescindível ter um planejamento financeiro e organização dos seus investimentos, a fim de evitar falta de liquidez em caso de necessidade.

Facilidade de escolha

Na hora de escolher uma casa para comprar, você precisa avaliar o número de quartos, o espaço dos cômodos, o material utilizado e o estado de conservação do imóvel. Com os lotes, ainda que eles também exijam certos cuidados, os detalhes são muito menores.

Você precisa se concentrar na documentação em dia, na localização e na metragem da área. Também é preciso checar na prefeitura da sua cidade quais as regras para construção no local.

Como você pôde ver, investimento em lotes pode ser bastante rentável para quem quer enveredar pelos caminhos do mercado imobiliário. Por isso, se você acredita que este tipo de investimento faz sentido para você, vale a pena continuar a poupar, planejar suas finanças e a pensar no assunto.

Afinal de contas, o investimento em lotes é mais uma forma de investir seu dinheiro e aumentar o seu patrimônio. E você, já pensou em investir em lotes à venda em Curitiba e outras cidades do país? Deixe seu comentário e aproveite para assinar a newsletter do Blog de Valor!

 

*O Chaves na Mão é um portal de classificados online de imóveis e veículos. Fundado em 2013 e sediado na cidade de Curitiba (PR), o site tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar seu novo imóvel ou veículo com mais facilidade no dia a dia.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *