Quando falamos sobre investimentos é comum nos focarmos em alguns fatores que julgamos ser importantes em relação ao assunto, como a questão da rentabilidade, prazos, taxas, e outras questões que fazem parte do universo daqueles que investem.
Neste cenário, é comum deixarmos de prestar atenção em tantos outros elementos igualmente ou até mais importantes em relação a este tema, e que são fundamentais para se ter sucesso na hora de investir. Vamos tentar compreender melhor esta questão através de uma visualização:
A estrutura do iceberg
Imagine um iceberg. Identifique, na ponta do iceberg, os seus investimentos. O topo do iceberg – a parte visível deste imenso bloco de gelo – são seus investimentos e tudo aquilo que envolve suas aplicações financeiras: rendimentos, juros, prazos, taxas, etc. É neste pequeno pedaço de gelo aparente que costumamos concentrar nossos esforços e nossa atenção.
O que pouca gente presta atenção é que existe uma imensa parte submersa do iceberg – a maior parte – responsável por permitir que a ponta do iceberg se torne visível. Esta grandiosa parte do iceberg – que nem todo mundo ver – possui uma imensa importância para os investimentos, e devem ser tratadas com atenção redobrada, uma vez que é ela que dá o suporte para o topo deste iceberg.
E o que seria, afinal, esta imensa parte submersa do iceberg?
A estrutura do iceberg que estamos visualizando é aquela maior parte que promove o seu crescimento pessoal e profissional, impactando diretamente nos seus investimentos: a ponta do iceberg. É composta pela sua formação, pela suas experiências pessoais e profissionais, pelas suas escolhas no dia-a-dia – principalmente àquelas relacionadas às finanças pessoais – e decisões diárias que você toma visando atingir seus objetivos.
Todas essas decisões e experiências solidificam-se ao longo do tempo e formam o iceberg. Perceba que os investimentos são apenas o topo de todo esta construção, e constituem uma pequena parte de um todo infinitamente maior.
E o que isso significa?
Em suma, quer dizer que focar apenas na rentabilidade de seus investimentos pode ser um grande erro para qualquer investidor. É preciso ir além e focar-se, principalmente, na construção sólida e segura de uma base, que será fundamental para sustentar seus investimentos e guiá-lo para tomar as melhores decisões em relação às suas aplicações.
Os rendimentos e seu sucesso financeiro serão apenas conseqüência desta base solidificada que você construirá ao longo dos anos. Por isso, se você ainda mantém seu foco somente na ponta do iceberg, é hora de começar a enxergar e a investir na base. Uma pequena mudança de foco que poderá lhe trazer muitos resultados positivos ao longo de toda sua vida!