Como ganhar dinheiro com investimentos financeiros

Quero começar dizendo para você que está lendo este artigo que caso não saiba como ganhar dinheiro com investimentos financeiros, pode acreditar que é simples do que você pode imaginar. Caso já utilize alguns investimentos, leia mesmo assim e aprenda algumas técnicas matadoras que contribuem para conseguir montar uma ótima carteira de investimentos e conseguir uma maior prosperidade financeira.

Você já conseguiu realizar algum tipo de economia para conseguir realizar algum desejo seu no futuro?

Pense em qualquer que seja a situação: pode ser uma viagem internacional, a compra de um carro do ano, um imóvel como você gostaria, ou qualquer outro sonho que você possua.

Caso você nunca conseguiu realizar nenhum tipo de economia você já parou para pensar em quantas possibilidades você deixou de realizar ou quantos sonhos poderiam ser concretizados caso conseguisse economizar mesmo que por alguns meses?

A resposta parece ser muito simples e óbvia, porém muitas pessoas não conseguem realizar um planejamento e muito menos sabem que economizar dinheiro é fundamental para a manutenção de uma qualidade de vida. Aliás, muitos nem consideram essa possibilidade e não analisam a relevância em relação à essa possibilidade.

Análise de onde vem e para onde vai o seu dinheiro

Vamos iniciar analisando o desenvolvimento da sua estrada para a conquista da sua prosperidade financeira e como conseguir ganhar dinheiro com investimentos financeiros. Para isso, é fundamental mapearmos a sua atual situação financeira.

É fundamental você analisar de onde vem o seu dinheiro, seja através de salário, aluguel, bônus, freelances, juros recebidos, dentre outros) e a sua capacidade de conseguir realizar uma poupança, ou seja, quanto você consegue economizar e analisar quais as formas possíveis para conseguir aumentá-la.

É preciso analisar também quanto dinheiro você já possui e quais são os investimentos que você já está realizando, sejam eles em mercados financeiros, bancos, corretoras, imóveis, empresas, comércios, etc).

Para conseguir realizar todas essas análises, você precisa começar a controlar de onde vem e para está indo o seu dinheiro, ou seja, como está o comportamento do seu orçamento pessoal. Em termos técnicos é conhecido como fluxo de caixa.

Como controlar o orçamento pessoal

Caso você possua o perfil de realizar todos os seus pagamentos em espécie (dinheiro), eu sugiro que você passe a utilizar qualquer tipo de aplicativo para controle de despesas pessoais. Toda vez que você possuir alguma entrada ou saída financeira (movimentação no seu fluxo de caixa), registre no seu aplicativo.

Se você realiza os seus pagamentos utilizando cartões de crédito ou de débito, este controle acaba se tornando mais simples. Você precisa somente verificar a sua fatura do cartão todos os meses e realizar o pagamento.

Após realizar a identificação referente aos seus ganhos e despesas, a melhor forma e recomendada para controlar as suas finanças é agrupar de forma simples em uma planilha todas as suas receitas e despesas.

Eu, particularmente, sugiro que você realize uma classificação entre receitas fixas e receitas variáveis, assim como as despesas, também definindo entre fixas e variáveis. Desta forma, você terá muito mais facilidade para visualizar a parcela das suas receitas em comparação com as suas despesas que podem sofrer alterações, além de conseguir analisar as opções que você pode mexer.

Logo após, classifique as suas despesas em dois grupos diferentes: as despesas essenciais e as despesas supérfluas.

As despesas essenciais são consideradas aquelas como aluguel, comunicação (moderadamente, é claro, nem sempre você precisa daquele pacote premium de assinatura de sua TV ou internet), alimentação, transporte, saúde, educação e vestuário (sem extravagâncias novamente).

As despesas supérfluas são consideradas aquelas relacionadas ao lazer, passeios em restaurantes, bares, shopping, viagens ou compras de produtos nem sempre necessários, além daquele café diário na padaria.

Plano de acumulação financeira

Agora que você já possui o conhecimento em relação de como realizar um mapeamento de como controlar as suas finanças, é o momento de realizar um plano para acumulação financeira (ou seja, uma poupança) que é o próximo passo para você conseguir ganhar dinheiro com investimentos financeiros.

Você já está sabendo do ponto de partida, que refere-se a sua situação financeira atual e, neste processo, você precisa traçar uma estratégia para conseguir alcançar prosperidade financeira para seu futuro.

Nesta etapa é importante que você defina quais são as suas metas para traçar os objetivos rumo à conquista. O ponto principal é conseguir fazer sobrar dinheiro no seu orçamento mensal, para que você possa investir no mercado financeiro.

Em relação aos seus objetivos de curto e médio prazo você pode considerar a compra de um carro, a compra de um imóvel, os estudos dos filhos, um intercâmbio ou qualquer meta que considere prioridade.

Já em relação aos objetivos de longo prazo, como uma aposentadoria, a forma não muda muito. É fundamental você definir qual a renda que você deseja possuir mensalmente para a sua aposentadoria. Logo após, analise com qual idade você deseja se aposentar e quanto tempo você precisa para conseguir chegar lá. Para finalizar, estruture um plano para que você consiga realizar os investimentos financeiros necessários para conseguir gerar a renda mensal desejada para sua aposentadoria.

Simplificando, você poderá definir os seus investimentos baseando-se em 03 premissas: rentabilidade, risco e liquidez:

  • Rentabilidade: refere-se a remuneração paga ao investidor, referente a deixar o seu dinheiro investido em determinado produto financeiro. Trata-se da taxa de juros ou ágil.
  • Risco: é a possibilidade de perda de parte ou totalidade do dinheiro investido em determinado produto financeiro. O risco também está atrelado à volatilidade, ou seja, a oscilação do seu capital investido em um produto financeiro por um período de tempo.
  • Liquidez: você abre mão do seu dinheiro hoje para ter a possibilidade de usufruir dele posteriormente. A liquidez é associada ao prazo de carência ou resgate do seu investimento.

Avalie com calma e clareza a sua condição financeira e quais são os seus objetivos e metas financeiras para ganhar dinheiro com investimentos financeiros. Existem hoje no mercado diversas opções de investimento, todas elas partem do pressuposto da sua saúde financeira e da sua condição em realizar tais investimentos.

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *