O ano de 2018 já se aproxima e, com ele, as despesas características do início de ano, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Na maior parte do país, as cobranças do IPVA 2018 têm inicio já no mês de janeiro.

A alíquota do imposto – direcionado aos proprietários de veículos automotores – varia de acordo com o modelo do veículo e com o estado de emplacamento. Confira a seguir como funcionará a cobrança do IPVA 2018 em alguns estados brasileiros.

São Paulo

O IPVA para os moradores do estado de São Paulo ficará cerca de 3,2% mais barato no ano que vem. A alíquota permanece a mesma, porém a desvalorização média dos veículos registrados no estado deve resultar em desconto para 2018.

Para calcular o IPVA 2018 é preciso verificar o valor venal do veículo na tabela divulgada pelo governo do estado de São Paulo no Diário Oficial. Em seguida, o proprietário deve calcular o valor do imposto de acordo com a alíquota definida para a categoria do seu veículo.

Proprietários de veículos automotores movidos a gasolina e biocombustíveis, por exemplo, devem recolher 4% sobre o valor venal, enquanto veículos que utilizam, exclusivamente, álcool, eletricidade ou gás terão alíquota de 3%. Quem possui utilitários, ônibus, motocicletas e quadriciclos devem recolher 2% de imposto, enquanto donos de caminhões pagam 1,5% de IPVA sobre o valor venal do veículo.

O imposto poderá ser pago em até 3 parcelas, e haverá desconto de 3% para quem pagar o valor em cota única. A cobrança tem início em 9 de janeiro, para placas de final 1.

Rio de Janeiro

Os proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro também terão desconto de 3% par apagamento integral do valor do IPVA até a data de vencimento do IPVA, que varia de acordo com o final da placa do veículo – assim como em São Paulo. Quem desejar parcelar, poderá pagar em três vezes, sem desconto.

O primeiro vencimento do IPVA 2018 no Rio de Janeiro será no dia 22 de janeiro, para veículos com final de placa número 0. O estado ainda não divulgou a tabela de valor venal dos veículos para cálculo do imposto, que deverá ser publicada no site da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro em breve.

Paraná

Os contribuintes do Paraná que possuem veículos terão de contribuir com alíquota de 3,5% sobre o valor venal do bem, de acordo com o governo do estado. A exceção fica por conta dos ônibus, caminhões, veículos de aluguel e de carga e veículos que usam gás GNV, que pagarão imposto de 1% sobre o valor venal.

O cálculo do IPVA 2018 para o Paraná é realizado com base no valor de venda do veículo na tabela Fipe O calendário do IPVA 2018 para o estado prevê o início dos pagamentos para 10 de janeiro. Pagamentos à vista terão desconto de 3%, enquanto os pagamentos realizados em três parcelas serão cobrados integralmente..

Bahia

O IPVA na Bahia também deverá ficar mais barato em 2018, com redução média de 3,16%, com base nos cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), que considera a desvalorização dos veículos usados.

Quem pagar o imposto antecipadamente e em cota única terá um desconto de 10%, enquanto contribuintes que pagarem o IPVA integralmente na data de vencimento terão abatimento de 5% sobre o valor total. A opção de parcelamento também está disponível, porém sem desconto.

Minas Gerais

O IPVA 2018 terá redução média de 2,98% em Minas Gerais, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Fazenda do estado.O desconto para cota única é de 3% e os vencimentos do IPVA têm início em 10 de janeiro para veículos com placas de finais 1 e 2. As alíquotas do IPVA 2018 no estado de Minas Gerais variam de 1% a 4%.

Para incentivar a quitação do imposto em dia, o governo mineiro informou que contribuintes que se mantiverem regulares por 2 anos consecutivos em relação ao pagamento do IPVA terão desconto automático de 3% sobre o valor do imposto a partir de 2019, além do desconto por pagamento em cota única. Nestes casos, o desconto total poderia chegar a 6%.

IPVA 2018

Os prazos, datas e alíquotas do IPVA 2018 variam de acordo com o estado e com o tipo do veículo automotor. Para saber quais serão os valores cobrados no seu estado basta acessar a Secretaria da Fazenda do estado e conferir as informações sobre o IPVA do próximo ano.

E você, tem planos de pagar o IPVA 2018 à vista ou parcelado? Deixe seu comentário!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *