Poucas pessoas desconhecem o termo marketing de conteúdo, mas nem sempre o conceito é entendido com profundidade. Porém, saiba que as estratégias que o compõem levam as empresas a atrair um público maior e mais interessado nas soluções que elas oferecem.
A razão é que, diferentemente do que ocorre no marketing tradicional, como nos comerciais de televisão, o consumidor não acessa mais informações sobre produtos e serviços de modo passivo. As pessoas buscam ativamente atender às suas necessidades — e as empresas devem se adaptar ao comportamento.
Quer entender o que é marketing de conteúdo e descobrir como transformar a sua relação com os clientes? Então acompanhe o artigo e saiba mais!
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de materiais relevantes que gerem valor para o público-alvo. O principal objetivo é atrair e engajar potenciais clientes por meio de um material que resolva dúvidas ou problemas, gerando uma maior proximidade com a marca.
A abordagem se diferencia da publicidade tradicional, que foca na promoção direta de produtos ou serviços. Em vez disso, o marketing de conteúdo prioriza o fornecimento de informações úteis e educacionais para o público.
O meio digital oferece um vasto potencial de formatos de publicação para explorar, desde blogs até redes sociais. A variedade permite que as empresas diversifiquem suas abordagens e alcancem diferentes públicos com objetivos distintos.
Por exemplo, com a popularidade de plataformas como YouTube e TikTok, os vídeos se tornaram uma maneira engajadora de comunicar mensagens. O formato de conteúdo facilita a entrega de tutoriais e webinars, que costumam capturar a atenção dos usuários e ajudar a fortalecer a marca.
A essência do sucesso do marketing de conteúdo está em seu poder de atração e retenção. Ao entregar valor real para o público, a marca cria uma conexão além de uma simples transação comercial. A prática ajuda a educar e engajar o consumidor ao longo de sua jornada de compra.
Dessa forma, a tendência é que, com o tempo, o público enxergue a marca como uma autoridade confiável. Quando chegar o momento de fechar negócio, ele tem mais chances de escolher a empresa que lhe ofereceu valor anteriormente.
Mais um ponto é que, em um meio digital competitivo, investir em conteúdo relevante é uma necessidade para as empresas se destacarem. Afinal, a estratégia gera resultados consistentes no longo prazo e permite a manutenção de um patrimônio digital de confiança.
Por que é importante adotar o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo tem um papel essencial no ambiente digital por ser uma das estratégias mais eficazes para atrair e engajar o público. Você já sabe que os consumidores estão mais bem informados e exigentes, buscando conteúdo que os ajude a tomar decisões de modo consciente.
Assim, o marketing de conteúdo cumpre a função educativa, oferecendo o suporte necessário em cada fase da jornada de compra. Um levantamento da HubSpot apontou que 70% dos consumidores afirmam que consumir conteúdo dessa forma cria uma maior aproximação com a empresa.
Adicionalmente, mais de 50% do tempo online dos usuários são dedicados à prática. Principalmente em mercados saturados, o marketing de conteúdo se destaca como uma forma de diferenciação competitiva.
Ao criar conteúdos únicos e criativos, as marcas podem se posicionar como líderes em seu setor, conquistando a confiança e a preferência dos consumidores.
Vale lembrar que uma estratégia bem conduzida nesse sentido serve como uma aliada do seu time comercial. Consequentemente, a equipe de vendas passa a contar com melhores argumentos para fechar negócio, ao compreenderem as necessidades reais dos potenciais clientes.
Como o marketing de conteúdo ajuda nas suas vendas?
Como você viu, o marketing de conteúdo é uma ferramenta potente para alavancar as vendas de empresas de múltiplos setores. Afinal, a estratégia objetiva atender precisamente àquilo que o seu público-alvo busca.
A seguir, veja de quais formas o marketing de conteúdo ajuda nas suas vendas!
Aumento do tráfego do seu site
A partir do uso de estratégias de SEO (search engine optimization), o conteúdo alcança os usuários sem a empresa gastar com anúncios — o que é chamado de tráfego orgânico. Essa é uma forma de consolidar a sua autoridade online e atrair visitantes qualificados para o site.
Conteúdos bem elaborados têm mais chances de aparecer nos resultados de buscadores como o Google. Quando o material é útil, os visitantes tendem a permanecer na página por mais tempo e descobrir outras relacionadas à sua marca.
Com mais pessoas visitando o seu site, uma parcela delas pode acessar seu conteúdo comercial e se familiarizar com os seus produtos ou serviços. A característica faz do marketing de conteúdo uma possível via de entrada para novos negócios para a sua empresa.
Fortalecimento da imagem da empresa
Ao produzir e distribuir conteúdos relevantes, a marca se posiciona como uma fonte de informação confiável. Trata-se da conquista de um objetivo valioso para os negócios, já que a credibilidade é um ativo difícil de conquistar.
Quando os consumidores têm confiança em uma marca, eles também se tornam mais dispostos a recomendá-la a outras pessoas. Uma consequência é um efeito multiplicador para o seu potencial de vendas.
Redução do custo de aquisição de clientes
Ao investir em conteúdo que atrai e engaja os consumidores, as empresas conseguem nutrir leads com o tempo, diminuindo o seu custo de aquisição de clientes (CAC). Afinal, a necessidade de campanhas publicitárias mais agressivas e caras tende a diminuir.
Outro ponto é que os esforços feitos com marketing de conteúdo continuam rendendo frutos a longo prazo, já que o conteúdo relevante e de qualidade permanece disponível para o público.
Otimização do pós-venda
O marketing de conteúdo não se limita à fase de atração e conversão — ele também contribui para a otimização das ações no estágio de pós-venda. Produzir conteúdo que ajuda os clientes a entender melhor o produto ou serviço adquirido possibilita aumentar a taxa de satisfação deles.
É sempre importante ter em mente que clientes bem informados são mais propensos a se tornarem usuários fiéis e defensores da marca. Com isso, eles podem gerar novas oportunidades de vendas por meio de recomendações.
Quais são os principais canais usados no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo acontece por meio de diferentes plataformas que possibilitam às empresas se conectarem com seus públicos. A diversidade revela o quanto essa estratégia pode se encaixar nas necessidades e preferências dos segmentos da sua audiência.
Veja quais são os principais canais à sua disposição para adotar o marketing de conteúdo!
Blogs
Os blogs são uma plataforma usada para compartilhar conhecimento e posicionar a marca como referência em seu setor. A produção de conteúdo otimizado para sites de buscas pode gerar tráfego constante e manter o interesse do público por meio de informações úteis e relevantes.
Redes sociais
As redes sociais facilitam a interação entre marcas e consumidores, além de permitir a distribuição de conteúdo. Plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn possibilitam segmentar o público e criar engajamento por meio de diferentes formatos de posts.
E-mail marketing
O e-mail marketing contribui para nutrir leads e manter o relacionamento com os clientes ao impactá-los diretamente pela caixa de entrada. Nesse cenário, campanhas personalizadas viabilizam aumentar a fidelização e as taxas de conversão desse público.
Quais são as principais estratégias de marketing de conteúdo?
Apesar de ser uma abordagem que exige menos custos do que as tradicionais e offline, o marketing de conteúdo somente traz resultados se for cuidadosamente planejado. Então vale a pena dedicar tempo valioso à elaboração desse planejamento.
Agora, conheça as principais estratégias de marketing de conteúdo que você pode implementar em sua empresa!
Produção de posts para blog
As visitas em blogs podem ser o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa. Logo, quem chega às suas páginas deve encontrar informações úteis, que agreguem valor à sua busca.
Ao iniciar a criação de conteúdo para blog, é interessante ter atenção a pontos como:
- conhecer o seu público-alvo e o seu cliente ideal para criar conteúdos com direcionamento total ao problema dele;
- otimizar o material conforme as técnicas de SEO para que ele possa aparecer em resultados de pesquisas relacionadas;
- concentrar-se no uso de palavras-chave que tenham relação com o seu negócio;
- manter um calendário de publicação regular para que o seu site sempre conte com conteúdo inédito e crie expectativa no público.
Ações nas redes sociais
As redes sociais estão entre as plataformas de conteúdo mais consumidas pelos usuários de internet. Contudo, para alavancar resultados, um negócio precisa utilizar essa ferramenta com sabedoria.
Trata-se de uma vitrine para o seu produto e um caminho de aproximação com o cliente. Então se dedique a produzir conteúdo destinado às mídias sociais, seguindo os parâmetros especificados por cada uma das redes.
Ademais, tenha atenção para que o seu material seja entregue a quem realmente interessa. Para tanto, as próprias plataformas sociais disponibilizam ferramentas que reúnem dados da sua audiência.
Não se esqueça de um dos principais aspectos das redes sociais: as interações. O monitoramento de menções da sua marca, por exemplo, permite respostas mais ágeis aos comentários do público — o que pode ser um fator decisivo no momento da compra.
Criação e entrega de materiais ricos
Há formatos de conteúdo considerados materiais ricos — relevantes pelo valor das informações contidas neles ou pelo papel de nutrição dos visitantes já convertidos em leads. E-books, webinars e infográficos são os formatos de material rico mais utilizados no marketing de conteúdo.
Quem opta por consumir um desses materiais, em geral, tem mais interesse na solução que a sua empresa oferece. Logo, a abordagem qualifica o lead para ações mais estratégicas nos estágios seguintes de interação.
É comum que os materiais riscos sejam entregues a partir de captura de e-mail em páginas de venda. Também existe a possibilidade de incluir um infográfico — outro material rico — em um blog post para enriquecer o conteúdo.
Guest posting
O guest posting é a troca de posts entre empresas ou blogs que compartilham um público semelhante. Nesse formato, duas marcas colaboram mutuamente, publicando conteúdos nos blogs uma da outra para promover seus serviços ou produtos.
A estratégia permite que ambas as partes se beneficiem ao expandir seu alcance e atrair a audiência da companhia parceira. Além disso, ter links vindos de sites relevantes é benéfico para o SEO por aumentar a autoridade da sua página nos mecanismos de busca.
Distribuição de newsletters
As newsletters funcionam como uma ferramenta para manter sua audiência informada e engajada. Envie conteúdos exclusivos, novidades e ofertas diretamente para a caixa de entrada dos seus leads.
Considere as seguintes dicas para a sua produção:
- crie segmentos para diferentes públicos e personalize o conteúdo com base nos interesses deles;
- defina uma frequência de envio, por exemplo, semanal ou mensal, para manter sua marca presente na mente do consumidor;
- inclua links que incentivem os leitores a acessar seu site, ler um artigo ou participar de um evento.
Como mensurar os resultados do marketing de conteúdo?
Mesmo tendo uma estratégia de qualidade, avalie continuamente se o marketing de conteúdo está atingindo os resultados esperados. A tarefa exige ter atenção para acompanhar indicadores que façam sentido para a sua empresa.
O processo começa com a definição de objetivos claros e específicos, como aumentar o tráfego ou gerar leads. A partir deles, você pode escolher as métricas a serem acompanhadas, como visitas ao site, taxa de conversão e ROI (retorno sobre investimento).
Para ajudar na avaliação, você tem a opção de contar com ferramentas de análise, como o Google Analytics e as fornecidas pelos seus canais de marketing, como as redes sociais. O seu foco deve ser monitorar o comportamento do público e o desempenho das campanhas.
Nesse contexto, contar com uma equipe especializada pode fazer toda a diferença para garantir que sua abordagem de marketing de conteúdo esteja no caminho certo. A ABContent é uma parceira para produzir conteúdos relevantes e ajudar a alcançar seus objetivos no ambiente digital.
Se você deseja que a sua empresa seja vista na internet, o marketing de conteúdo deve ser uma das prioridades em sua estratégia. Entender o cenário no qual a sua marca está inserida é essencial para a produção de um material bem direcionado e relevante.
Quer contar com um time de profissionais para produzir os conteúdos da sua empresa e alcançar os resultados desejados? Conheça as soluções da ABContent!