Você pode não ter ouvido falar ainda sobre marketing de conteúdo. Porém, já se tornou parte ativa neste processo, enquanto cliente (às vezes sem saber).
Diferente do que ocorre na mídia tradicional, como nos comerciais de TV, por exemplo, o consumidor não mais acessa informações sobre produtos e serviços em modo passivo: senta e assiste. Hoje, a pesquisa por determinada solução é bem mais ativa e invasiva. Quando o cliente deseja, ele mesmo busca referência e soluções para sua dor.
E é exatamente nessa busca por informações que entram as ferramentas de marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia para gerar uma percepção positiva da marca e vender mais e melhor.
Quer entender o que é marketing de conteúdo e descobrir como é possível revolucionar a sua relação com os clientes? Então acompanhe o artigo e saiba mais!
Marketing de conteúdo: encante seus clientes e venda mais
Não há como negar que os clientes estão em sua melhor época. Atualmente, o clichê ‘’o cliente tem sempre razão’’ recebeu uma nova versão e transformou-se em ‘’o cliente tem sempre poder”. E é exatamente assim que funciona.
O mercado de hoje permite que o consumidor tenha poder de escolha, tornando-se parte ativa na jornada de compra. Se ele tem um problema a ser resolvido, ele mesmo busca soluções e emite sua decisão baseando-se nas informações disponíveis. E onde está essa informação? Sim, na internet.
Outro fato interessante é que há uma tendência em descartar empresas que “pensam no seu próprio umbigo” e tendem a apenas elogiar e tentar vender seus serviços. O consumidor quer mais. Ele deseja ser compreendido, acolhido e receber propostas de solução eficazes!
Para conquistar estes clientes, o caminho é claro: apostar no conteúdo de valor, utilizar de maneira correta as ferramentas para marketing de conteúdo e encantar a sua audiência.
Vantagens do marketing de conteúdo como facilitador de vendas
Algumas pesquisas recentes mostram o cenário do marketing de conteúdo no Brasil. Em uma delas é possível comprovar que mesmo se tornando uma das estratégias de marketing que mais se aproximam do cliente, ainda há empresas que não a escolhem como ferramenta de ação. No entanto, os dados são bem expressivos.
Você sabia que 71% das empresas já opta pelo marketing de conteúdo como estratégia? Dentre as que ainda não optaram, quase 70% pretende utilizá-lo num futuro próximo, de acordo com a pesquisa ContentTrends, realizada em 2017.
Outro ponto de grande valor é a capacidade do marketing de conteúdo enquanto gerador de visitas e clientes: uma empresa que compreende como fazer marketing de conteúdo e adota esta estratégia pode gerar até 2,2 vezes mais vendas. Interessante, não é?
Por que investir em marketing de conteúdo? Dentre os grandes motivos que instigam as empresas a adotar a produção de conteúdo relevante, pode-se destacar:
- Aumento do engajamento entre a marca e seus consumidores;
- Aumento do tráfego do seu site;
- Fortalecimento da imagem da empresa na internet;
- Redução no custo de aquisição de clientes;
- Otimização do processo de pós-venda;
- Conquista de novos fãs e divulgadores espontâneos do produto ou serviço
Como você viu, refletir, estudar o que é marketing de conteúdo e, principalmente, aplicá-lo ao seu negócio, independente do nicho e do porte da empresa, é um verdadeiro caminho de tijolos de ouro. Você conquista clientes apaixonados e, simultaneamente, reduz os custos com este processo.
Mas agora, como fazer marketing de conteúdo e inserir a sua empresa nas estratégias mais modernas de marketing?
Como fazer marketing de conteúdo com eficácia
É válido salientar que apesar de ser uma estratégia que exige menos custos do que as tradicionais e offline, o marketing de conteúdo só traz resultados se for cuidadosamente planejado.
Não basta criar conteúdo às cegas, sem conhecer seu público, o que eles buscam ou sem saber qual o formato mais consumidor por ele. É necessário dedicar um tempo valioso para a elaboração deste planejamento.
Veja algumas possibilidades que podem ser utilizadas em sua estratégia de marketing de conteúdo:
Produção de posts para blog
As visitas em blogs são, na maioria das vezes, o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa. Sendo assim, o ser recebido, deve encontrar informações que sejam realmente úteis à agreguem valor a sua busca.
Ao iniciar a criação de conteúdo para blog, é interessante atentar-se a algumas atitudes, por exemplo:
- É preciso conhecer o seu público-alvo e o seu cliente ideal. Assim, os conteúdos serão criados com direcionamento total ao problema dele.
- Aposta no uso de palavras-chaves relacionadas ao negócio.
- Os conteúdos devem ser otimizados, isto é, seguir alguns padrões e possuir algumas características que o destacam nos mecanismos de busca.
- Deve haver um ritmo nas postagens. De nada adianta publicar um artigo hoje e outro daqui a 2 meses. Manter uma cadência nas publicações, de preferência semanal, é estritamente necessário.
Ações nas redes sociais
Você sabe que as redes sociais tornaram-se 100% na vida dos consumidores. Os perfis são utilizados não somente em âmbito pessoal mas, também, comercial. E a empresa que deseja alavancar resultados precisa utilizar esta ferramenta com sabedoria.
As redes sociais são excelentes vitrines para o seu produto e um caminho de aproximação com o cliente. Sendo assim, produza conteúdos especialmente destinados às mídias sociais, seguindo os parâmetros especificados por cada uma das redes.
Atente-se, também, que o seu conteúdo seja entregue a quem realmente interessa. Para isso, as próprias plataformas sociais disponibilizam ferramentas que recolhem dados da sua audiência.
Além disso, interaja com o consumidor. O monitoramento de menções da sua marca, por exemplo, permite respostas mais ágeis, que podem ser um fator decisivo no momento da compra.
Criação e entrega de materiais ricos
Existem alguns formatos específicos de conteúdo que são considerados ricos, seja pelo valor das informações neles contidas, seja pelo papel de nutrição dos visitantes já convertidos em leads – ou seja, clientes que realmente se interessam e pretendem comprar sua solução.
E-books, webinars e infográficos são alguns dos conteúdos ricos mais utilizados no marketing de conteúdo. Vale frisar que estes materiais não apresentam, necessariamente, maior dificuldade na produção.
Você pode, por exemplo, aproveitar informações já obtidas, como gráficos, tabelas e outros dados, aliá-las a templates exclusivos e transformá-los em isca digital.
Geralmente os materiais riscos são entregues a partir de captura de e-mail em páginas de venda. Mas isso não é regra. É possível também anexar um infográfico, que é um material rico, dentre de um blogpost.
Assim como nos blogs, a produção dos materiais ricos deve ser planejada e adequada ao seu potencial cliente.
Se você deseja ser visto na internet, o marketing de conteúdo deve ser uma das prioridades em sua estratégia de marketing. Entender o cenário no qual a sua marca está inserida é crucial para a produção de conteúdo bem direcionado e relevante.
Para complementar a discussão, aproveite e leia nosso artigo que elenca algumas estratégias de marketing relevantes para os negócios!
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