O minimalismo é um estilo de vida que foi bastante discutido durante este ano de 2019. Trata-se de viver a vida de maneira simples com aquilo que é essencial.

Como as pessoas possuem personalidades e predileções diferentes, no entanto, a definição do que é indispensável passa a ser específico para cada um.

Também chamado de essencialismo, este estilo de vida propõe reduzir o consumo de bens e produtos que compramos de forma imprevista. Portanto, terá um impacto positivo nas finanças, pois decisões planejadas tendem a ser mais assertivas em qualidade e preço.

Definindo o que é essencial

Para você entender o que é imprescindível na sua vida e começar o minimalismo, pergunte-se: O que me move? É estar na moda? Ter um conhecimento atualizado? Ou receber pessoas em casa e cozinhar?

Suponhamos que você goste de cozinhar. Então, faz todo o sentido você ter uma cozinha equipada com vários utensílios com ótimas facas, formas e bons cursos. Ou seja, o que lhe move deve ser prioridade e todo o restante secundário.

Neste caso comprar roupas com tendências de moda não é relevante e o consumo deste item em excesso seria itens parados na gaveta que devem ser pensados em segundo plano. Agora é só adaptar para a sua realidade!

Uma alternativa, ainda neste exemplo, seria a pessoa se preocupar em comprar roupas com estilo mais básico que terão maior usabilidade, uma vez que o foco está em se especializar na área de gastronomia.

O caso contrário também pode ser feito. Uma pessoa mais antenada com o mundo da moda poderia ter uma cozinha mais funcional e um guarda-roupa com mais opções.

Detox em casa

O acrônimo detox surgiu da palavra desintoxicação que é um termo geral com objetivo de descrever a remoção de substâncias tóxicas do corpo. O minimalismo se apropriou desta ideia para falar de consumo.

Para exemplificar: Com o passar do tempo acumulamos muitos objetos. A casa passa a ficar repleta de prateleiras, enfeites, e quando olhamos as gavetas somos tomados por uma sensação ruim de ver papéis com pendências antigas e bagunças.

Para o minimalismo é preciso fazer um detox na casa. Afinal, muitos destes objetos são dispensáveis e só estão na casa para ocupar espaço, se tornando tóxicos.

Uma solução seria separar todas as roupas que não foram usadas no último ano. Pois, na prática, se passaram todas as estações e, se não foi utilizada, é porque não é essencial.

Para lucrar, uma ideia é juntar estes objetos e vende-los na internet. No curto prazo este estilo de vida trará renda extra enquanto no longo prazo lhe mostrará que a riqueza da vida simples está nas experiências e não nos bens materiais trazendo também um orçamento mais leve.

Aplicação do minimalismo nas finanças

O minimalismo nada tem haver em cortar o cafezinho ou o cuidado social. Se trata de ter uma vida menos complexa em escolhas para ter um consumo mais durável e intenso com os itens.

Fazer um planejamento para comprar os itens é indispensável. Tanto para ter um orçamento saudável quanto para ter um consumo com produtos mais duráveis de qualidade.

A ideia de fazer um detox na casa trará renda extra no curto prazo. No início haverá uma resistência em descartar coisas pouco usadas. Porém a regra é simples: você precisa mesmo deste item? Até que ponto comprá-lo te afasta dos seus objetivos de longo prazo?

Ter uma vida minimalista te proporcionará mais realizações, pois você estará focando somente nas coisas que são essenciais para você. Ter essa clareza lhe ajudará a investir de forma mais precisa e conquistar suas metas mais rapidamente.

Ser uma pessoa rica é ter abundância naquilo que é essencial e importante para você. E é por isso que o essencialismo não se importa com a noção de status e se concentra nas experiências que a vida traz que possuem efeitos mais duradouros.

Benefícios do minimalismo

A partir da Segunda Guerra Mundial muitos produtos passaram a ser produzidos em larga escala e, por consequência, o consumo deveria ser em massa para dar conta de toda a oferta. A partir de então surge a ideia de marketing nos Estados Unidos com o American Way of life.

O essencialismo promove a extinção de um estilo de vida chamado de consumismo incitado pela mídia e promove a adoção de menos gastos com itens supérfluos e mais dinheiro para prioridades.

Bom planejamento nas suas finanças e até a próxima !!

 

*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *