Como estão suas aplicações? Entrar no mundo dos investimentos é um caminho sem volta e, aposto que você já deve ter pensado em qual ativo poderia ter a maior rentabilidade.

Mas, antes mesmo de pensar em Tesouro Direto, Renda fixa ou Renda variável existe um investimento que vem anteriormente a todos estes.

Neste artigo você verá como ele é estratégico para acelerar seus objetivos e algumas dicas práticas para começar hoje!

Você se liberta

Não é mais necessário ficar aceitando opiniões alheias de pessoas que estão sempre te indicando um investimento sem ao menos saber suas metas.

Com o conhecimento você é plenamente capaz de discernir se faz sentido ou não uma aplicação, verificando ainda, se ela está de acordo com seu perfil de risco, objetivos e valores. Além disso, ficará menos suscetível a golpes.

O risco diminui

Quando você busca a educação financeira e toma uma decisão a partir de dados ou fatos o risco diminui e as chances desta escolha não ser correta é menor, pois você já sabe até onde pode ir e quando é o momento certo de parar. Importante lembrar que:

Quando errar, a responsabilidade é inteira sua (Essa doeu, mas calma!) o mérito também será inteiramente seu.

Não se esqueça que consumir conteúdos de qualidade é essencial! E para te ajudar, existem vários artigos em blogs, excelentes vídeos no Youtube e cursos de aprimoramento.

Tome cuidado apenas com a fonte de estudos, opte por sites de empresas confiáveis, conteúdos gratuitos oferecidos pela B3 educação e assim por diante. Seja você iniciante ou expert no mundo dos investimentos, sempre surgem oportunidades novas, produtos novos e isso acaba exigindo da gente um estudo contínuo.

 A rentabilidade aumenta

À medida que você domina um ativo, naturalmente seu olhar será treinado a identificar novas possibilidades com um maior rendimento. Desta forma, você não será limitado aos produtos bancários, nem a um único investimento e com preparo certamente conseguirá altos retornos.

A importância de aprender, se faz cada vez mais necessária, visto que as mudanças no mundo não são mais de uma geração para outra, e agora, acontecem dentro de uma mesma geração. Isso significa que as pessoas mais bem preparadas estarão em uma posição melhor!

E agora que você já sabe que o melhor investimento é o conhecimento, é melhor não ficar de fora! Mas por onde começar?

 À sua maneira

Entenda que cada pessoa aprende de uma forma, então experimente assistir vídeos, ler livros, escutar podcast e até mesmo se reunir com amigos e grupos de estudos para ampliar a sua mente e adquirir conhecimento através da experiência de outras pessoas também.

Assim fica mais fácil de identificar qual é o melhor jeito que você consegue aprender mais rápido!

 Perfil de investidor

Saber qual o seu perfil de investidor é crucial, pois vai nortear as suas buscas. Servirá para você gerenciar seus riscos e formar uma carteira ideal. Existem diferentes perfis: conservador, moderado e agressivo. Em linhas gerais o conservador: prioriza a segurança do capital e não aceita riscos para alcançar maior rentabilidade e se adequa bem aos Títulos Públicos e CDBs.

Já o moderado está disposto a ter mais riscos, porém não abre mão da segurança, assim investimentos como FIIS, LCI e LCA são ideais. Enquanto o agressivo/arrojado busca sempre a maior rentabilidade mesmo que isso implique oscilações bruscas do seu capital como os investimentos em mercado futuros e ações.

 Planejamento

O conhecimento em planejamento financeiro pode turbinar seus investimentos! Saber o quanto entra e sai de dinheiro é imprescindível. Aprenda a fazer planilhas, para auxiliar nessa gestão, colocando todos os gastos referentes ao seu custo de vida. Não se esqueça de acrescentar a manutenção do carro, plano de saúde e alimentação fora de casa.

Analisar todos os fatores te dará uma noção que alguns gastos são desnecessários e, certamente sobrará mais dinheiro para você investir, não deixe de aproveitar todas as dicas que temos neste artigo.

Bons investimentos e até a próxima!

*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *