A Neon Pagamentos já está recebendo solicitações de abertura de cadastro para novos clientes e retomando, aos poucos, os serviços que foram pausados devido à liquidação do Banco Neon – com o qual a fintech possuía um acordo comercial. A partir de agora, as operações são sustentadas pelo Banco Votorantim.
De acordo com a Neon Pagamentos, a migração das operações após a liquidação do Banco Neon resultou na indisponibilidade de serviços aos clientes temporariamente. Desde a semana passada, no entanto, já foram restabelecidos os serviços de abertura de conta, ativação e uso de cartão de débito, pagamento de contas, recarga de celular, saques, transferências, consulta de saldos e atendimento no aplicativo do banco digital via chat.
A notícia da retomada de parte dos serviços oferecidos pela Neon foi dada por meio da conta da fintech no Twitter. “Continuamos trabalhando para voltar com tudo, e agora chegou a vez dos pagamentos e da recarga! Você já pode pagar todas as contas de consumo (luz, água, gás, telefone) e impostos. Recarregar o celular direto do app também está liberado”, afirmou a Neon, em post publicado na semana passada.
Outros serviços que eram disponibilizados antes da liquidação do Banco Neon, no entanto, permanecem ainda indisponíveis para os clientes, como o uso do cartão de débito virtual e compras no crédito. Na aba “atualizações” do site da Neon Pagamentos é possível verificar as liberações dos serviços, que estão sendo realizadas em etapas.
Acordo com o Banco Votorantim
A parceria da Neon Pagamentos com o Banco Votorantim foi anunciada apenas três dias depois da divulgação da liquidação do Banco Neon pelo Banco Central. O objetivo do acordo é permitir a oferta dos serviços digitais aos clientes, uma vez que a empresa do setor financeiro precisa da parceria com uma instituição financeira para operar.
Em comunicado, a Neon explicou que o Banco Votorantim estaria assumindo os serviços de custódia e movimentação das contas de pagamento, mas não deu informações sobre prazos para restabelecimento total dos serviços anteriormente oferecidos via app.
FGC e Banco Neon
Enquanto os clientes da Neon Pagamentos aguardam a liberação de todos os serviços da startup, os clientes do Banco Neon já podem solicitar ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) o montante que estava investido ou disponível em suas contas na instituição no momento da liquidação judicial. As restituições começaram a ser pagas pelo FGC na última sexta-feira (18).
De acordo com o FGC, quem aplicava no Objetivos – um investimento em CDB disponibilizado pelo Banco Neon – deverá acessar o aplicativo da Neon Pagamentos e seguir as instruções para receber a garantia. Já os demais clientes do banco liquidado precisarão comparecer em uma agência do Banco Bradesco para receber a garantia.
“O pagamento será efetivado no município constante no cadastro do credor, existente na instituição em Liquidação. Na hipótese de o município não ter agência Bradesco, o pagamento será efetivado na agência do município mais próximo”, disse o Fundo em nota.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!