*Este artigo foi produzido pela Juridoc com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Qualquer empresa – pequena ou média – que deseja obter alguma vantagem sobre a concorrência deve considerar a automação dos processos manuais. Isso porque, com as ferramentas certas, automatizar algumas operações da empresa pode trazer grandes benefícios para qualquer negócio.

A  automação dos processos manuais resulta em mais produtividade, redução de custos operacionais e, por conseguinte, gera um bom retorno sobre investimento.  Sobretudo, a automação das rotinas diárias significa que o foco pode ser mudado para planejamento estratégico; ou seja, ao mesmo tempo em se poupam recursos com a automação de fluxos de trabalho, sua empresa avança e se torna ainda mais inovadora.

Entender esses benefícios ajudará você a desenvolver um planejamento para a automação das principais operações da sua empresa. Se, no entanto, você não tem ainda um negócio próprio e atua como colaborador terceirizado ou assalariado, conhecer a automação dos processos manuais e sua importância pode ser aquilo que faltava ser implementado no seu departamento – gerando menos trabalho e muito mais resultados.

Para aqueles que não estão familiarizados com a automação ou como ela pode se aplicar aosmais diversos negócios, valerá a pena ler o artigo de hoje até o fim. Continue a leitura e descubra o que é e como a automação os processos manuais pode alavancar seus resultados e os resultados de qualquer negócio. Vamos lá?

O que é automação de processos manuais?

Na maioria das empresas, grande parte dos funcionários passa a maior parte do seu dia de trabalho executando tarefas repetitivas. Além de recorrentes, podem ser enfadonhas e, muitas vezes, improdutivas.

É neste cenário que um software de automação pode, portanto, organizar e acelerar muitos desses processos para que seus colaboradores possam se concentrar em outras áreas do negócio.

Por isso, adotar ferramentas que tornem suas operações mais eficientes permitirá a sua equipe assumir posições mais estratégicas e analíticas.

Existem diversos tipos de softwares que podem ajudá-lo no seu dia-a-dia, desde a automação para gestão de contratos, controle financeiro, de estoque, orçamento, vendas, marketing, entre outras necessidades que a sua empresa pode ter.  De modo geral, as empresas costumam contratar diversos colaboradores para realizar essas tarefas ou mesmo terceirizar esses serviços.

No entanto, essas ferramentas podem executar as tarefas complexas para criar um negócio mais eficiente e permitir que a empresa atinja seus objetivos de crescimento sem precisar investir, por exemplo, em equipes de TI.  Além do mais, sabemos que toda empresa enfrenta pressão para aumentar sua lucratividade e reduzir custos.

Se você também está enfrentando esses desafios, confira no próximo tópico por que um software de automação é uma opção inteligente para contenção e redução de custos, assim como uma eficiente ferramenta para aprimorar o atendimento ao cliente.

Principais benefícios da automação

Antes de tudo, é preciso salientar que a automação oferece eficiências de custos inesperadas, como a mitigação de riscos.

A tecnologia minimiza o erro humano em uma ampla gama de atividades. Por exemplo, com o registro de dados se torna mais preciso – com um software de CRM, os erros na folha de pagamento são minimizados.

Já com uma solução de CLM, o gerenciamento do ciclo de vida do contrato minimiza os riscos associados a documentos que são muitas vezes inevitáveis em processos manuais e acelera as negociações, oportunizando fechar negócios em mais tempo. Do mesmo modo, a automação de marketing permite que você automatize o atendimento ao cliente e mensure os resultados de suas ações de marca.

Logo, a automação de processos manuais é um tipo de solução que agiliza as operações em empresas de todos os tamanhos e podem resolver problemas de várias maneiras.

De modo geral, essas ferramentas são criadas para economizar tempo e dinheiro, eliminando o tempo de atraso entre os trabalhos e minimizando a intervenção do operador.  Em alguns casos, é possível cortar horas e horas de todo o seu processo.

Uma vez que o um cronograma de trabalho é estabelecido, o software de automação executa os comandos com precisão e na sequência correta. Logo, a previsão da conclusão do trabalho e a capacidade de executar análises voltadas para mudanças no planejamento beneficiam toda a empresa.

Conclusão

Então, que tal agora conferir uma lista de verificação dos benefícios da automação? Acompanhe a seguir:

1 – Salvamento e recuperação automáticos que garantem a proteção contra o potencial risco de perda de dados;

2 – Recursos remotos que podem resolver problemas de negócios de qualquer lugar;

3 -Operações automatizadas que asseguram que nenhuma tarefa será esquecida ou executada fora de sequência.

4- Garantia de que tarefas de pré-requisito sejam concluídas com êxito, que os dados de entrada estejam corretos e que qualquer processamento específico será executado.

5 – Execução de tarefas complexas de maneira dinâmica e inteligente, com base em parâmetros predefinidos.

6 – Permite mais interação entre as equipes e alivia os colaboradores de tarefas tediosas e repetitivas.

7 – Processos de front-end e back-end liberam as equipes para se concentrar em trabalhos mais criativos e estratégicos.

8 – Colaboradores mais proativos e economia financeira.

9 – Nova dinâmica para colocar planos de pesquisa e desenvolvimento em ação.

10- Criação de um ciclo virtuoso que agrega valor aos negócios, produtos e serviços oferecidos.

Agora que você sabe o que é e como a automação  dos processos manuais pode ser útil para colaboradores, funcionários, administradores e para a empresa em si, que tal implementar estas ferramentas no seu dia a dia colher os benefícios de automatizar seus processos manuais?

Desta forma, você conseguirá otimizar processos e verá a sua empresa ou a companhia na qual trabalha crescer da melhor forma – sempre pronta para qualquer desafio.

 

*Juridoc é uma plataforma de automação e gerenciamento de contratos e documentos que permite um processo eficiente, com redução de tempo e custos. O software simplifica todo o ciclo de vida do contrato, agiliza o fluxo de trabalho e aprimora a conformidade.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *