À medida que a tecnologia avança, novos tipos de investimentos surgem e chamam a atenção de diversos investidores. Nesse sentido, é importante compreender o que é um fan token — um criptoativo que tem sido utilizado por times e marcas para engajar o público.
Desenvolvido a partir da tecnologia blockchain, esses tokens fornecem benefícios práticos para seus detentores. Além disso, eles podem ser negociados no mercado secundário e ter seu preço valorizado, gerando lucro a partir de negociações.
Ficou interessado? Então continue a leitura para entender o que é um fan token e como é possível ganhar dinheiro com esses ativos digitais!
O que é um fan token e como funciona?
Os fan tokens são um tipo de criptoativo utilizado com o objetivo de gerar engajamento em torcedores ou consumidores de determinado time, artista ou marca. O intuito é aproximar e gerar uma conexão com esse público oferecendo benefícios exclusivos.
Para compreender melhor, considere, por exemplo, que um time de futebol fez uma emissão de um fan token para sua torcida. Nesse exemplo, cada torcedor que adquirir o criptoativo poderá ser impactado de formas diferentes pelas campanhas do clube.
No caso do esporte, os participantes podem ter direito a vantagens como:
- descontos exclusivos em produtos oficiais;
- participação em ações de marketing;
- votação em uniformes comemorativos ou frases em faixas;
- entre outros.
Vale notar que os benefícios podem variar de acordo com as características escolhidas pelo emissor do token. Por isso, os fan tokens se diferenciam das criptomoedas — como o bitcoin —, uma vez que não têm o objetivo de serem utilizados em transações financeiras.
O foco desses criptoativos está nos benefícios e nas ações de engajamento com a marca. Por isso, eles fazem parte da categoria de utility token (ou tokens de utilidade). No entanto, isso não significa que não é possível ganhar dinheiro com o fan token. Afinal, eles também são um tipo de ativo digital que pode ser negociado no mercado.
Quais são as principais características de um fan token?
Como você viu, os fan tokens funcionam como criptoativos de utilidade, com o objetivo de gerar engajamento em uma determinada comunidade. Dessa forma, eles são instrumentos de interação com o público, cujos parâmetros de funcionamento são definidos pelo emissor.
Contudo, as principais características desses ativos são a autenticidade e exclusividade. Isso porque eles estão relacionados aos NFTs (non-fungible tokens), ou tokens não fungíveis. Os NFTs funcionam como um tipo de certificado digital que garante autenticidade de um item físico ou virtual, como fotos e vídeos.
Dessa maneira, é comum que as companhias desenvolvam estratégias digitais com os fan tokens e NFTs. Uma possibilidade é presentear o público com tokens não fungíveis de momentos marcantes do time ou marca.
Como os fan tokens podem ser utilizados?
Em relação à utilização, os fan tokens podem ser usados de diferentes formas. Conheça algumas possibilidades:
Incentivos contratuais
É possível utilizar os fan tokens para incentivar a contratação de jogadores. Foi o que ocorreu com o Paris Saint-Germain (PSG). Em 2021, o time utilizou esse ativo digital como forma de obter recursos dos torcedores para contratar o atacante Lionel Messi.
Além disso, a utilização do token permitiu gerar engajamento entre os participantes. Afinal, quem adquiriu os tokens se sentiu parte direta dessa negociação.
Votações e visitas
Outra utilidade dos fan tokens é dar ao torcedor a possibilidade de votar em determinados eventos comemorativos. A Juventus, por exemplo, permite aos donos dos criptoativos participar das votações sobre as músicas que tocarão no estádio após o clube marcar gols.
Ademais, o time permite que os detentores dos tokens concorram a visitas guiadas na arena da equipe. Essa é uma maneira de engajar os torcedores, aproximando-os do time e ampliando o alcance da marca.
Quais as vantagens e riscos dos fan tokens?
Agora que você compreende o que é um fan token e quais suas características, é preciso avaliar suas vantagens e riscos. Como esse criptoativo pode ser negociado no mercado, vale a pena conhecer esses aspectos para tomar decisões adequadas sobre o investimento.
Confira:
Vantagens
Uma das vantagens é que os fan tokens oferecem diversos benefícios garantidos por seus emissores, sejam eles clubes, atletas ou marcas. Assim, eles se tornaram uma alternativa mais moderna e personalizável em relação aos programas de sócio torcedor, por exemplo, que são padronizados.
Outro aspecto importante está relacionado à sua valorização. Embora eles não sejam destinados diretamente ao investimento, é possível vendê-los no mercado secundário utilizando outras criptomoedas.
Nesse mercado, você pode negociar ativos com outras pessoas físicas ou jurídicas interessadas, sem contato com o emissor. Dentro desse ambiente, o preço das moedas e dos tokens é determinado pela lei da oferta e da demanda.
Assim, se o interesse por um fan token específico aumentar, o preço do ativo digital pode valorizar. Por esse motivo, é comum que investidores e especuladores enxerguem nesses criptoativos uma possibilidade de obter rendimentos.
Riscos
Em relação aos riscos, é preciso considerar que o principal deles refere-se às oscilações frequentes nos preços dos criptoativos. Embora exista a possibilidade de valorização, também há chance de desvalorização, o que pode resultar em perda de capital.
Além disso, outro risco relevante é a possibilidade de perda de validade dos tokens. Isso pode acontecer caso o clube encerre sua parceria com o programa emissor, por exemplo. Nesses casos, quem tiver os tokens no sistema e não utilizá-los ficará com os ativos retidos e sem valor.
Vale a pena investir em fan token?
Depois de analisar as principais informações sobre o fan token e conhecer seus riscos e vantagens, é preciso avaliar se vale a pena investir nessa alternativa. No entanto, essa é uma questão individual, cabendo a cada investidor decidir o que é mais interessante para a sua estratégia.
Nesse sentido, para saber com mais precisão se o investimento vale a pena para você, é preciso considerar:
- seu perfil de investidor: compreender seu perfil é fundamental para avaliar o nível de risco que você está disposto a correr;
- seus objetivos financeiros: somente tendo clareza a respeito de seus objetivos financeiros será possível identificar se determinada alternativa está adequada ou não aos seus interesses;
- seu nível de conhecimento: para investir de forma correta, é preciso estudar com cautela o mercado para perceber quais investimentos fazem sentido para suas necessidades e quando vale a pena fazê-los.
Conseguiu compreender o que é um fan token? Como foi possível notar, essas alternativas podem ser interessantes para se aproximar de um clube ou marca que você goste. Além disso, é possível ganhar dinheiro com esses ativos, desde que eles se alinhem à sua estratégia.
Para conhecer mais alternativas de investimento no mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no Facebook, YouTube e Instagram!