O mercado financeiro é movido por uma série de indicadores que refletem a saúde econômica de um país ou de uma região, como o payroll — que ocupa um lugar de destaque. Ele fornece informações relevantes sobre o mercado de trabalho norte-americano.
O índice também sinaliza informações sobre o consumo e o crescimento econômico. Embora o relatório tenha origem nos Estados Unidos e seus dados se refiram ao mercado local, ele impacta o mundo todo.
Por esse motivo, o índice também afeta o seu dinheiro e as decisões empresariais. Quer saber o que o payroll considera e por que ele é tão importante? Confira este conteúdo!
O que é payroll?
Payroll é a abreviação para Nonfarm Payroll. Em tradução literal, ele significa folha de pagamento não agrícola. Trata-se de um relatório divulgado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS), uma agência governamental dos Estados Unidos.
O indicador mede o número de empregos criados ou perdidos no setor não primário da economia americana durante o mês anterior à sua divulgação. Ele desconsidera as atividades agrícolas, empresariais e domésticas, além daquelas prestadas em alguns órgãos do Governo e em organizações não governamentais (ONGs).
O relatório é um dos mais aguardados todos os meses pelo mercado financeiro. Afinal, seus dados refletem o crescimento econômico, a inflação e as tendências de juros.
Um payroll forte, com aumento significativo de empregos, geralmente sinaliza uma economia robusta. Por outro lado, quando ele é fraco e indica a redução de empregos, pode sugerir problemas econômicos.
A coleta de dados para o payroll ocorre a partir de amostragens de empresas de diversos setores da economia americana. Portanto, trata-se de uma estimativa — não uma contagem exata de todos os empregos criados ou perdidos.
Apesar da margem de erro natural nas pesquisas amostrais, o relatório é uma ferramenta útil para avaliar o desempenho da economia norte-americana.
Quais são os dados divulgados pelo payroll?
O relatório do Nonfarm Payroll tem mais informações do que apenas o número total de empregos criados ou perdidos. Ele apresenta diversos dados complementares, relevantes para a análise completa da situação econômica dos EUA.
Confira quais são eles!
Mudança no emprego total (total nonfarm employment change)
O dado representa a variação no número de empregos dos setores não agrícolas em relação ao mês anterior, sendo a informação mais conhecida do relatório. Um índice positivo sinaliza crescimento, enquanto um indicador negativo alerta para a perda de empregos.
Por exemplo, um aumento de 200 mil empregos é considerado positivo e sugere um crescimento econômico saudável. Já uma expansão menor ou uma queda pode ser interpretada como um sinal de desaceleração e, até mesmo, de recessão econômica.
Taxa de desemprego (unemployment rate)
A taxa de desemprego representa a porcentagem da força de trabalho que está desempregada e à procura de um emprego. Um número baixo geralmente indica uma economia forte, com alta demanda por mão de obra.
Já uma taxa de desemprego elevada sinaliza uma economia fraca. Ou seja, há uma baixa procura por trabalhadores no mercado.
Participação da força de trabalho (labor force participation rate)
A participação da força de trabalho indica a porcentagem da população em idade ativa que está empregada ou em busca de emprego. Dessa maneira, quando está alta, a taxa sugere um mercado de trabalho dinâmico. Um indicador baixo evidencia o desânimo da população em relação às perspectivas de emprego.
Salários médios por hora (average hourly earnings)
Os salários médios por hora permitem aos analistas do payroll medir a variação das remunerações. Trata-se de um indicador de inflação, já que um maior poder aquisitivo tende a levar ao aumento da demanda por bens e serviços. O crescimento também costuma causar a elevação dos preços.
Quando os salários estão estagnados, a situação geralmente ilustra uma economia fraca ou a falta de poder de negociação dos trabalhadores. Por essas razões, a métrica impacta as decisões sobre a política monetária feitas pelo banco central dos EUA (Federal Reserve).
Horas trabalhadas na semana (average weekly hours)
Por fim, o payroll mede o número médio de horas trabalhadas, semanalmente, pelos assalariados. Um aumento da taxa sugere um crescimento da produção e da demanda por mão de obra. Já a diminuição do número costuma sinalizar uma desaceleração da atividade econômica.
Como o payroll influencia o mercado financeiro de outros países?
Como você viu, o payroll é um relatório que abrange diferentes informações, relevantes não apenas para a economia norte-americana. Ainda que seus dados se refiram exclusivamente ao mercado dos EUA, eles influenciam investimentos no mundo todo.
Devido à sua importância global, a divulgação do relatório normalmente gera ondas de impacto internacional, inclusive na economia do Brasil. Ela afeta fatores como:
- moedas: o dólar americano é a moeda de reserva mundial. Um payroll positivo costuma fortalecê-la em relação a outras divisas — e vice-versa. Desse modo, o índice tende a afetar o comércio internacional e o fluxo de capital entre países;
- ações: em geral, um payroll forte impulsiona o otimismo e os investimentos. O resultado pode ser um aumento dos preços das ações de empresas americanas e de corporações estrangeiras listadas em bolsas estadunidenses, ou com grande dependência desse mercado;
- juros: um payroll robusto pode levar o Federal Reserve a aumentar as taxas de juros para controlar a inflação. Assim, ele influencia as taxas em outros países, especialmente aqueles que mantêm fortes laços econômicos com os EUA;
- commodities: o dólar forte, resultante de um payroll positivo, tende a pressionar os preços das commodities.
A importância da análise contextual
Vale lembrar que o payroll é apenas um dos muitos indicadores econômicos existentes. Por esse motivo, é necessário fazer uma análise contextual do relatório. Fatores como inflação, crescimento do PIB, balança comercial e confiança do consumidor também devem compor a avaliação econômica.
Além disso, a reação do mercado ao relatório depende das expectativas prévias. Dessa forma, índices positivos podem ser considerados neutros se o mercado já esperava um resultado ainda melhor.
Agora você sabe o que é payroll, um índice econômico que repercute nos mercados ao redor do globo. Ele permite analisar a situação dos empregos norte-americanos e, assim, é um indicativo da economia dos EUA, uma das mais relevantes do mundo.
Este artigo foi útil para você? Então compartilhe-o em suas redes sociais para mais pessoas terem acesso a estas informações!