Aumentar as vendas na crise parece ser algo impossível, não é mesmo? Mas saiba que muitas empresas utilizam esses momentos como oportunidade para fazer seu negócio crescer.
É verdade que, nas crises, muitas empresas encontram dificuldades para vender e atrair clientes. Nesta crise do novo coronavírus, não é diferente.
Contudo, enquanto alguns negócios começam a questionar seus resultados futuros e cortarem custos sem avaliar os impactos desta decisão, outras optam por aproveitar a oportunidade para se preparar para as próximas situações adversas e avançar no futuro.
Fazer “do limão uma, limonada” nessas ocasiões, portanto é possível. Tudo depende de como as companhias decidem se posicionar nestes momentos. Mas, qual é o segredo para aumentar as vendas em tempos de crise?
É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura e saiba como você pode se destacar, aumentar as vendas da sua empresa e não deixar a crise abalar o seu negócio!
Por que a internet gera oportunidades?
A primeira dúvida que paira entre os empreendedores é como as companhias, sejam elas PMEs ou grandes empresas, criam oportunidades em meio a uma crise – como a do novo coronavírus. O fato é que os empreendedores que têm êxito nestes momentos são aqueles que desenvolvem formas de adaptar suas empresas e que aproveitam a influência da internet para gerar maiores oportunidades de negócio.
É preciso ter em mente, em primeiro lugar, que crises não duram para sempre. Logo, é fundamental continuar trabalhando em prol da sua companhia, dentro das possibilidades, para que ela não sofra tanto durante esses momentos. E, principalmente, para que elas consigam se recuperar cada vez mais rápido depois da crise.
E é neste contexto que a internet gera relevância e inúmeras oportunidades para empresas de todos os tamanhos.
As empresas que estão presentes no ambiente online e que investem na sua construção de autoridade e aumento da visibilidade da marca, por meio da entrega de conteúdos relevantes para seu público-alvo, conseguem gerar tráfego orgânico para o seu site constantemente. Dessa forma, em uma crise, elas seguem alcançando os consumidores.
Por outro lado, aquelas que estão fora da internet correm grande risco de perceber fortes quedas em seus resultados futuros. Especialmente em situações de crise.
Cases de sucesso
A força da internet e a importância de se posicionar adequadamente nos meios online é reforçada pelo êxito que muitas empresas têm em alavancar seus negócios em tempos de crise.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, por exemplo, muitas pequenas empresas brasileiras e gigantes internacionais – como é o caso da Amazon – têm se destacado graças à sua capacidade de adaptação e ao seu forte posicionamento na internet. No Brasil, as compras pela internet dispararam 40% nos primeiros 15 dias de março de 2020.
Além do foco no comércio eletrônico, estas empresas estão aproveitando a oportunidade para se aproximar do seu público-alvo – agora ainda mais conectado à internet, oferecendo conteúdos relevantes aos consumidores.
Trata-se de uma estratégia acertada para enfrentar a crise e crescer de maneira mais acelerada quando ela passar. Entenda melhor a seguir.
Como a presença online pode alavancar suas vendas?
O marketing de conteúdo é, sem dúvidas, a melhor estratégia que uma empresa pode utilizar para alavancar suas vendas em qualquer situação. Em um cenário de estabilidade, é imprescindível que as companhias tenham uma forte presença online se desejarem conquistar clientes.
Afinal, quem não é visto, não é lembrado. E quem não é conhecido pelo público não existe no ambiente online – onde está a maioria dos consumidores.
Agora, reflita sobre a importância de manter uma marca sólida em um momento de crise e estar sempre próximo ao seu público-alvo. As empresas que estão preparadas para enfrentar estas situações são aquelas que saem à frente em relação à concorrência – inclusive depois da crise.
Por isso, apostar nos conteúdos de qualidade para ser encontrado nos mecanismos de busca é a melhor maneira de continuar prospectando em situações de dificuldade.
A partir desta presença online frequente, sua empresa consegue criar uma relação de confiança junto aos consumidores em todos os momentos – fator decisivo na decisão de compra de qualquer pessoa.
E é exatamente por isso que apostar na estratégia de conteúdo para o seu site ou blog pode ser a solução para a sua empresa enfrentar a crise.
Visão de longo prazo: por que enxergar além da crise?
Outra questão que precisa ser considerada pelas empresas que desejam aumentar sua prospecção e vendas durante a crise é a importância da visão de longo prazo.
Em um momento de incertezas, é comum que empreendedores estabeleçam cortes nos investimentos. Essa decisão, no entanto, deve ser tomada com cautela.
É preciso considerar, em primeiro lugar, que crises são difíceis para todos, mas elas sempre têm um fim. E as empresas precisam encontrar mecanismos de manter seu negócio sólido e preparado para um crescimento acelerado ao final da crise – assim como fazem empreendedores que estão à frente de importantes companhias ao redor do mundo.
Grandes empresários de destaque no Brasil e no exterior são conhecidos por manter uma política de enxergar além da crise, buscando maneiras de expandir suas empresas no longo prazo. O motivo é simples: ao invés de focar nas turbulências de curtíssimo prazo, eles optam por focar naquilo que trará resultados positivos no futuro.
De olho no futuro
Invista alguns momentos para se imaginar nos próximos meses. Como você enxerga o seu negócio depois da crise: uma empresa sólida, que gera lucros e conquista novos clientes, ou uma companhia que amarga prejuízos e incertezas sobre o futuro por não ter buscado se fortalecer durante os períodos de instabilidade?
Por isso, você deve manter atenção redobrada às suas decisões em momentos de tormenta. É preciso ajustar seu planejamento, mas é vital não interromper ou abrir mão de estratégias que possam trazer resultados para a sua empresa mais adiante.
Este é o momento, portanto, de identificar oportunidades e focar no longo prazo e no crescimento da sua empresa. Avalie o custo-benefício das estratégias disponíveis para o seu negócio e invista naquelas que lhe tragam resultados e oportunidades de novos negócios no médio e longo prazo.
Aproveitando as oportunidades
Se a sua empresa tem um blog ou site, procure aproveitar a oportunidade de entregar informações de qualidade ao público-alvo e se aproximar dos seus clientes e potenciais consumidores.
Não se esqueça que é nas crises que muitos procuram por soluções nas mais diversas áreas. E, se a sua empresa se mostrar interessada em ajudar o leitor neste momento difícil, estará criando autoridade e estabelecendo uma conexão com seus consumidores. E, assim, sua empresa será lembrada por este público durante e depois da crise.
Lembre-se a todo momento que, quando o pior passar, a empresa que produziu conteúdos e gerou valor ao leitor sairá na frente dos seus concorrentes. Serão com estas empresas que os consumidores fecharão negócios.
O segredo para aumentar as vendas na crise
As crises são cíclicas. Elas aparecem, mas passam. Por isso, se atentar às estratégias e oportunidades que podem lhe trazer resultados no médio e no longo prazo e ajudar a sua empresa a crescer durante e depois da crise é o verdadeiro segredo para aumentar as suas vendas na crise.
Investir no marketing de conteúdo e na presença online da sua empresa, portanto, pode ser a chave para manter seu negócio firme durante as turbulências e fazer sua empresa acelerar no futuro.
O momento é agora!
A crise traz inúmeros desafios, mas quem souber aproveitar as oportunidades deste momento pode aumentar as vendas na crise e superar este momento de maneira mais fácil – fortalecendo sua empresa e solidificando sua marca perante seu público-alvo. E você deve agir agora!
Com um número cada vez maior de pessoas conectadas, você precisa garantir o espaço da sua empresa no ambiente online e se posicionar como autoridade em seu nicho. E uma decisão imediata pode fazer toda a diferença!
O serviço de produção de conteúdo especializado para blogs, ABContent, por exemplo, tem recebido feedback de clientes que relatam um aumento sensível de tráfego orgânico em seus blogs à medida que a pandemia do novo coronavírus avança no país.
O crescimento do número de usuários e sessões no blog de clientes atendidos pela ABContent – que oferecem conteúdos a seus leitores – chegou a 24% nos últimos 30 dias.
Este é o momento de apostar no marketing de conteúdo e oferecer conteúdos de qualidade aos seus potenciais clientes! Utilize a internet a seu favor, faça as pessoas chegarem até a sua empresa e mostre o quão relevante é o seu negócio!
Faça a diferença!
Demonstre como a sua empresa pode fazer a diferença na vida do seu público-alvo e dê um passo importante para atravessar esta e qualquer outra crise de maneira muito mais tranquila.
Se a sua empresa ainda não entrega conteúdos relevantes por meio do seu site ou blog este é o momento certo para implementá-la – trabalhando para colher os resultados desta estratégia no médio prazo. Mas, se você já oferece artigos aos seus leitores, considere impulsionar sua estratégia online – aproveitando o momento para intensificar suas publicações.
Clique aqui para entrar em contato conosco e descubra como a ABContent pode ajudar a sua empresa a manter seu negócio em destaque em tempos de crise. Fale conosco agora e escolha fazer da crise uma oportunidade de crescimento para a sua empresa!
*Este artigo foi produzido pela ABContent com exclusividade para o Portal André Bona.
1 comentário
Parabéns pelas Excelente dicas! Seu artigo foi bastante esclarecedor e informativo em pontos extremamente importantes para esclarecer minhas duvidas. Muito obrigado por compartilhar!