Viver em busca de novas informações e maneiras de expandir o próprio conhecimento são hábitos que devem ser adotados por qualquer investidor. Afinal, não há espaço para palpites e precipitações no mundo dos negócios. Você precisa saber exatamente onde está pisando.

Uma das melhores formas de conseguir isso é pela leitura. E é justamente por isso que elaboramos esta lista com 7 livros que todo investidor deveria ler. Não perca tempo e amplie sua biblioteca e seus conhecimentos ainda hoje!

1. O investidor inteligente, de Benjamin Graham

O livro é o preferido do magnata Warren Buffett e, apesar de sua primeira tiragem ser de 1949, a obra ainda é considerada uma referência no meio. E não é apenas por ter sido escrita por Benjamin Graham, um dos mais respeitados investidores americanos, mas sim porque o livro foi um divisor de águas para o ramo.

Até 1930 as decisões que permeavam a bolsa de valores de Nova York eram tomadas sem nenhum embasamento científico. Foi Graham a primeira pessoa a apresentar o conceito de que o valor de uma ação deve ser calculado pelo fluxo de caixa atualizado da empresa e descontada da taxa de risco.

Além disso, ele defendia que a melhor alternativa para momentos de crise era comprar ações de empresas sólidas para deixá-las no portfólio por um longo tempo. Para mercados especulatórios, esse livro é um grande guia. O leitor terá à disposição conceitos básicos para aplicar em renda variável e bons exemplos de situações reais.

2. Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher

Outro grande guia para investidores e também um clássico da área, “Ações comuns, lucros extraordinários” foi publicado quase 10 anos depois da obra de Graham, em 1958.

No livro, Fisher procurou mostrar um entendimento do mercado acionário, apresentando técnicas de avaliação e relação com os investimentos. O autor separa em 15 pontos o que deve ser considerado na hora de escolher boas aplicações na bolsa.

É bom destacar que Philip Fisher é um veterano no mercado e especialista em investir em empresas inovadoras. Esse título é um excelente material para entender que se basear apenas nas questões técnicas para escolher os investimentos pode não ser suficiente. Ele sugere que é preciso prezar pelo lado humano da empresa, ou seja, analisar se a gestão do negócio é responsável.

3. Os grandes investidores, de Glen Arnold

Arnold é um empresário, investidor e professor de finanças de Salford University. Já publicou dezenas de livros sobre o assunto, mas neste trabalho ele lança um panorama com as filosofias dos maiores investidores do mundo.

O livro teve a sua primeira edição em 2013 e traz detalhes de como grandes investidores conseguiram acumular riqueza por meio de suas aplicações. Quais foram as suas estratégias, técnicas e pensamentos? As respostas podem ser encontradas na obra.

Há ensinamentos de nomes como Warren Buffett, Charles Munger, Benjamin Grahan, John Templeton, Peter Lynch, Philip Fisher e muitos outros.

4. Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores, de Lawrence A. Cunningham

Não precisamos nem dizer o quanto Warren Buffett é um dos mais importantes investidores da nossa época. Porém, imagine ter seus conhecimentos compilados em um livro? Editada por Cunningham, a obra foi lançada em 1997 e apresenta um conjunto de dicas e conhecimentos de Buffett.

Com a narrativa transparente de Lawrence, as informações foram coletadas de relatórios anuais que Warren anexava às contas da sua companhia, a Berkshire Hathaway. Assuntos como ações ordinárias, finanças corporativas, fusões, direito empresarial, entre outros, são tratados no livro.

São mais de 20 anos de experiência colocados em uma única obra. Até o próprio Warren recomenda esse livro.

5. Aventuras empresariais, de John Brooks

Um dos livros preferidos de Bill Gates e uma indicação de Warren Buffett, “Business Adventures” ou como é chamado na edição brasileira, “Aventuras empresariais” é uma obra que contém uma série de histórias sobre a bolsa de valores de Nova York.

Escrito pelo jornalista John Brooks, o livro foi lançado em 1969 e narra 12 histórias sobre negócios originalmente publicadas na revista New Yorker.

De acordo com Gates, a obra oferece a seguinte lição: mesmo que você tenha um produto perfeito, um plano bem estruturado ou boas campanhas de marketing, ainda assim, é necessário encontrar o time de pessoas certas para gerir e fazer com que o seu plano de negócio saia como o esperado.

6. Estrutura e análise de balanços, de Alexandre Assaf Neto

Sabemos que as regras de contabilidade, apesar de terem algumas coisas em comum, sempre variam de país para país. Ter um livro escrito por um brasileiro que auxilie a entender como funcionam os balanços empresariais é fundamental.

Nessa obra, o economista e professor da FEA-USP, Alexandre Assaf Neto, fez um excelente trabalho para dar aos leitores as informações necessárias para compreender este assunto. Dividido em cinco partes, o livro contém os conceitos fundamentais para analisar todos os aspectos dos balanços de companhias comerciais, industriais e de serviços.

Entretanto, é preciso ter um pouco de experiência para compreender as ideias contidas no livro. Um iniciante talvez sinta dificuldade em captar algumas explicações. Mas para aqueles que precisam interpretar os relatórios de análise de corretoras, esse título é um bom guia.

7. Comprar ou vender, de Eduardo Matsura

Outro brasileiro da lista, essa livro é mais voltado para os que estão interessados em entender como funciona a compra e venda de ações. Com especificações mais técnicas, a ideia é que o leitor possa compreender os gráficos, indicadores e os movimentos de preço destas ações.

É até possível que o investidor seja capaz de antever os caminhos de certas ações do mercado se analisar os critérios explicados no livro, como média móvel, divergências, índice de força relativa, osciladores, entre outros. Na sexta edição o leitor ainda ganha um pôster com os principais gráficos de análise técnica e acesso a um software.

Essa foi a nossa lista de 7 livros que todo investidor deveria ler. Com estas obras você estará munido de informações que vão lhe ajudar a realizar bons investimentos.

Quer continuar aprendendo sobre esse assunto? Então continue no blog e acesse nosso post sobre os 8 bilionários e o que aprender com eles!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Aloisio    

    Desconhecia este livro Aventuras empresariais, fiquei bastante interessado neste livro, esses livros práticos são bem melhores para aprender. Vou comprá-lo. Obrigado

  2. Fabio    

    Nada de Alexander Elder? Acho ele um dos poucos caras sérios no ramo.Explica justamente o risco que existe no mundo da Renda Variável , mostra claramente que o mercado é guloso e geralmente ( 90% das vezes) traders são perdedores.Tudo sobre a psicologia do apostador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *