Os sites de compras coletivas Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram, na última segunda-feira (27), a fusão de suas operações no país. Por meio de um comunicado à imprensa, os ex-concorrentes informaram que, apesar da união das empresas de cupons de desconto, as plataformas se manterão autônomas.
As compras coletivas – que surgiram na década passada no mercado dos Estados Unidos – começaram a atuar mais forte no mercado brasileiro em 2010, oferecendo produtos e serviços de parceiros com desconto.
Em linhas gerais, a ideia das plataformas de compra coletiva era permitir que mais consumidores tivessem acesso a um produto ou serviço de determinado parceiro, permitindo que o valor da compra fosse menor devido ao volume de vendas.
Peixe Urbano e Groupon
O negócio entre Peixe Urbano e Groupon foi conduzido pelo fundo de investimentos Mountain Nazca, que adquiriu as operações do Groupon América Latina em fevereiro deste ano. Com a mais recente transação, o fundo toma o controle acionário do Peixe Urbano, que era comandado pelo grupo chinês Baidu. O valor do negócio, no entanto, não foi divulgado.
Conhecidas por boa parte dos usuários das plataformas de cupons de descontos, as empresas devem, a partir de agora, compartilhar suas tecnologias e equipes, embora permaneçam funcionando separadamente – ao menos por enquanto.
A finalidade das empresas, no entanto, parece ser alinhar as operações gradativamente, oferecendo as mesmas ofertas e descontos aos seus usuários. No texto oficial divulgado na última segunda-feira, as companhias informam que “o objetivo é que, gradualmente, os usuários das duas marcas tenham o mesmo cardápio de ofertas”.
Raio-x das plataformas
O Peixe Urbano surgiu em 2010 no mercado nacional, e se tornou um dos primeiros cases de sucesso de startups brasileiras. Em 2013, a chinesa Baidu adquiriu o controle majoritário da empresa. O negócio alavancou as operações do Peixe Urbano e resultou em um faturamento de R$ 1 bilhão em 2016 – um crescimento de 40% em relação a 2015. A plataforma possui, atualmente, mais de 30 milhões de usuários no Brasil.
Já o Groupon foi fundado em Chicago, nos Estados Unidos, em 2008. Atualmente, a empresa está presente em 48 países. No Brasil, atua em cerca de 50 cidades, oferecendo descontos em produtos, serviços e viagens. O Groupon não informa seu número de usuários cadastrados no mercado brasileiro. A plataforma, no entanto, tem mais de 52 milhões de usuários ativos em toda a América Latina.
Ambas as empresas passaram por momentos difíceis nos últimos anos, principalmente devido ao seu rápido crescimento – o que resultou em problemas com fornecedores e, consequentemente, com clientes. Apesar disso, as duas companhias se mantiveram no mercado, reinventando-se constantemente para manter sua clientela mais fiel.
Nos dias atuais, as plataformas Peixe Urbano e Groupon atuam no ramo de cupons de desconto, não sendo mais necessário aguardar um número específico de compradores para ativar as ofertas oferecidas nos sites – prática comum no auge das compras coletivas no país.