*Este artigo foi produzido pelo portal Chaves na Mão com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Você vive em um espaço reduzido e deseja ampliá-lo para maior comodidade? Muitas vezes a falta de tempo e planejamento dificulta as reformas da casa.

Nesse momento é muito importante, primeiramente, buscar auxílio de profissionais do ramo da construção para que você não entre em apuros, mas também é fundamental que você dê uma atenção especial ao planejamento financeiro antes de dar início à reforma. Continue lendo esse texto que iremos ajudá-lo caso esteja planejando ampliar seu imóvel.

Muitas pessoas vivem em espaços grandes, mas mal distribuídos – que poderiam se tornar mais confortáveis, com cômodos melhor planejados. Por exemplo, uma sala pode ser dividida em sala de estar e sala de visitas, ou um quarto em escritório.

Também existem as pessoas que vivem em espaços pequenos e desejam ampliar seu imóvel para oferecer maior mobilidade e conforto. Para reformas são inúmeras as ideias: você pode aumentar a sala e diminuir o quintal, fazer o quarto do bebê com o quarto de visitas, mas o ponto central é que você precisa de planejamento para que seus objetivos saiam do papel e se tornem realidade sem lhe trazer uma série de problemas.

O planejamento fará com que você vislumbre a transformação de seu imóvel, e tenha maior controle dos gastos e materiais necessários para a reforma, sem contar que não irá se frustrar depois da ampliação do espaço.

Planejando as finanças

A primeira coisa a se pensar quando deseja fazer reformas na casa ou apartamento é no planejamento financeiro. Ninguém deseja viver em um ambiente com reformas mal acabadas, ou mal feitas, se tornando um verdadeiro pesadelo – ao contrário do desejado.

Neste momento você deve por na ponta do lápis tudo que irá ser gasto, desde os materiais, como tintas e móveis novos; como também no valor que irá investir para contratar um profissional para auxiliá-lo.

O planejamento financeiro deve ser considerado em diversas etapas da vida, e quando o assunto se trata de reformas, não deve ser desprezado. Nessa situação vale à pena considerar: a reforma é realmente necessária e urgente? Vale mais a pena reformar ou mudar de endereço? Quanto vale hoje sua casa? A ampliação atenderá suas necessidades por quanto tempo? Você logo planeja se mudar?

Se a resposta à última pergunta, por exemplo, for afirmativa, a reforma pode ficar para o próximo imóvel.  Nesse site de imóveis você poder comparar os preços e ter uma ideia de quanto vale hoje um imóvel do tamanho de sua residência, e verificar se vale ou não a pena ampliar seu imóvel ou reformá-lo.

É importante analisar os custos e comparar quanto você gastaria na reforma e ampliação da sua casa, e quanto gastaria se você investisse em um imóvel novo. Confira aqui o valor de um imóvel à venda para ter uma base de cálculo e garantir se a reforma vale a pena.

Planejando qual cômodo será reformado

Depois de já feito o orçamento da reforma, é necessário planejar qual cômodo será reformado e a motivação. Pode ser desde a criação de um Home Office, até mesmo o quarto do novo bebê, tudo deve ser planejado para que ocorra tudo bem na reforma.

Por exemplo, se você irá ampliar um quarto para a chegada do novo bebê, é necessário que já tenha em mente quais tintas ou papel de parede irá utilizar e quem irá contratar para realizar o serviço, quantos dias irão durar a reforma, quanto espaço você está disposto a ampliar.

Com casas pequenas, muitas pessoas preferem ampliá-las no espaço do quintal ou fazer um sobrado.  Nessas situações deve haver muito planejamento antes das reformas; é muito importante que você tenha contato com algum engenheiro ou arquiteto para verificar a estabilidade do imóvel, e se ele suporta acréscimo ou alteração na estrutura do imóvel.

Outra questão é a inserção de novos móveis, que devem ser adequados ao tamanho dos cômodos para alcançar o objetivo esperado.Mas lembre-se: consulte, antes de tomar uma decisão, seu orçamento e seu planejamento financeiro.

Planejando a reforma do apartamento

Se o imóvel que deseja reformar é um apartamento, o planejamento deve ser redobrado, pois reformas em apartamentos devem obedecer a regras de condômino quanto a barulhos e ruídos, que são previstas em convenção de condomínio, ou regulamento geral e podem atrapalhar o convívio com os vizinhos. A convenção é a norma máxima do condomínio, que deve ser aplicada pelo síndico e respeitada por todos os moradores.

Para ampliar apartamentos existem muitas soluções simples, bonitas e muito eficientes deixando o espaço melhor distribuído. Mesmo apartamentos pequenos são possíveis de serem ampliados sem mexer muito com reformas e a estrutura do apartamento, apenas fazendo a troca de alguns móveis.

Um exemplo é fazer bom uso de armários pelo espaço> instalar um armário que ultrapasse o limite do quarto, contorne o banheiro chegando até a cozinham por exemplo oferece maior espaço para os habitantes, podendo ter a função desde guarda-roupas até a dispensa. Essa solução também é ótima para quem vive de aluguel e não pode alterar a estrutura do imóvel.

Além do planejamento com os móveis, utilizar elementos de decoração como papéis de parede é uma estratégia para aproveitar melhor o espaço disponível no imóvel. Se você mora na região do Paraná pode conferir aqui alguns apartamentos à venda em Curitiba.

Planejando a reforma da casa

Caso o imóvel que você está planejando ampliar seja uma casa, existem muitas dicas para adicionar uma extensão à sua moradia. Assim como o apartamento, muitas vezes, apenas dicas de decoração ou mudança de móveis já resolvem o problema de falta de espaço.

Mas se a questão é realmente aumentar o tamanho da casa, você deve levar em consideração alguns fatores adicionais, como a dimensão do lote, se é possível para ampliação; é muito importante estudar a planta da casa e pedir auxílio a um profissional especializado quando desejar reformar. Também deve ser pensado em questões diversas: como a reforma irá favorecer a iluminação e correntes de ar no local? Você terá privacidade e segurança?

Outro aspecto que deve ser pensado é o estético: a parte reformada da casa conversa com a antiga? O conjunto da obra ficará harmônico? Lembre-se que o objetivo da reforma é lhe proporcionar mais espaço e comodidade. Alguns profissionais conseguem projetar as imagens da casa em programas de computador e lhe mostrar como pode ficar a casa depois dos ajustes.

Logo, pode se perceber como o planejamento é importante quando o assunto se trata ampliar seu imóvel ou fazer uma reforma. Por isso, organize-se e faça um bom planejamento – que deve se estender desde a organização do orçamento até questões específicas, inerentes à reforma.

Desta forma você evitará cometer erros e conseguirá ampliar seu imóvel ou reformá-lo do jeito que você sempre quis!

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais!

 

*O Chaves na Mão é um portal de classificados online de imóveis e veículos. Fundado em 2013 e sediado na cidade de Curitiba (PR), o site tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar seu novo imóvel ou veículo com mais facilidade no dia a dia.

 

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *