*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Sabemos que o volume de vendas de um negócio pode se tornar uma “montanha-russa” durante o ano, e que devemos estar preparados para lidar com essas variações. O planejamento de ações é essencial para vencer seus concorrentes e promover suas vendas, o que pode garantir um fluxo de caixa positivo em épocas em que seu mercado se encontra menos aquecido.

As datas comemorativas são um ótimo momento para criar campanhas de marketing exclusivas e criativas. Algumas das datas mais importantes celebradas em todo o mundo são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Mas outras datas, como a Páscoa e a já popular Black Friday, também podem impulsionar o mercado em nichos específicos.

Cada uma dessas datas comemorativas oferece uma oportunidade para o seu negócio se conectar com seu público e clientes-alvo. Para impulsionar suas vendas em datas específicas, além de adaptar as campanhas de marketing, vale a pena direcionar sua atenção para alguns outros pontos, como o gerenciamento de estoques. Preparamos algumas dicas para lhe auxiliar neste planejamento.

Identifique as datas comemorativas relevantes para o seu negócio

Muitas das vendas tradicionais giram em torno de grandes feriados como o Natal, por exemplo. É mais fácil maximizar suas vendas durante esses períodos porque todo mundo está fazendo compras. Porém, há muitas outras datas que enfocam diferentes temas e assuntos, muitos dos quais podem ser aplicáveis à sua marca.

Algumas destas datas tornaram-se modernas e populares, em parte porque algumas empresas aprenderam a usá-las para o marketing.  Julgando pelas hashtags nas redes sociais, parece que todo dia é um “dia internacional de alguma coisa”, como o “Dia do Hambúrger”, “Dia do Amigo”, “Dia dos Cães”, entre diversos outros. Então, por exemplo, se a sua empresa vende livros, o dia 23 de abril – dia mundial dos livros – é o seu dia para brilhar com uma promoção especial!

Definas quais feriados podem corresponder à sua marca, público ou produtos e marque-os em sua agenda. Verifique seu calendário para garantir que tenha tempo suficiente para planejar e executar as ações de marketing e que você esteja deixando espaço suficiente entre as promoções.

Previsão de vendas e controle de estoque

Colete dados das vendas no mesmo período (datas comemorativas escolhidas) nos anos anteriores e calcule a projeção das vendas para este ano. Se você utiliza um sistema de controle vendas, estes dados podem ser acessados com facilidade, tornando a previsão de vendas mais confiável.

Com a previsão de vendas, você pode garantir que terá o estoque necessário dos produtos que deseja vender naquele período, garantindo que toda demanda seja atendida. Independentemente da tendência sazonal com que o seu negócio está lidando, a chave para o sucesso de um negócio focado no produto é ter o produto certo, no lugar certo e no momento certo.

Definição de metas e ações

Antes de iniciar uma campanha de marketing, você precisa determinar o que é necessário alcançar. Ainda avaliando os resultados de vendas de anos passados, você deve definir quais as metas de vendas que você quer alcançar neste ano que está planejando, determinando quais as ações deverão ser tomadas para atingir o objetivo determinado.

Para auxiliar na definição das metas e ações, algumas perguntas podem ser respondidas nesta etapa, como:

  • Fizemos alguma promoção neste período (data comemorativa) no ano passado?
  • Se fizemos, foi lucrativo?
  • A promoção de um “item X” atraiu clientes?
  • Se dermos algum tipo de desconto, vamos vender mais destes produtos esse ano?

Defina objetivos como o quanto você quer vender ou o perfil de público que deve ser atingido. Com isso, você pode então definir quais os produtos devem ser apresentados com desconto, qual desconto deve ser dado e qual o rumo da campanha de marketing.

Definir estas ações pode parecer um pouco complicado, mas lembre-se que o importante é que você deve fazer o que faz mais sentido para o seu orçamento e para os seus clientes.

Com o plano de ações elaborado para cada data específica, você pode começar a divulgação de suas promoções. Tenha em mente que apenas uma maneira de promover seu negócio provavelmente não será eficaz.

Nem todos optam por participar da sua lista de e-mail, e nem todos visitarão sua loja durante o período da promoção. Tente adotar uma abordagem multicanal para promover descontos ou ofertas e garantir que seus clientes sejam informados, o que significa criar e-mails, postar em mídias sociais (provavelmente várias vezes) e também no seu website.

Seguindo estas dicas você conseguirá fazer um bom planejamento de ações para sua empresa e usar as datas comemorativas em seu favor e a favor do seu negócio, a fim de vender muito mais ao longo do ano!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

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Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

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