Muitos investidores estão preocupados com a rentabilidade de seus títulos de renda fixa desde que a nossa taxa básica de juros, a Selic, começou a cair – afetando o restante das taxas pagas em diversos tipos de títulos, como Poupança, CDB, LC, LC, entre outros.

Se você é destes investidores que não sabem como sair dessa situação, este texto é para você. Neste artigo, vamos te mostrar caminhos para lidar com esta queda da Selic.

Queda da taxa Selic

Vimos em 2017 a taxa selic sair dos dois dígitos e alcançar o patamar de 7% ao ano. E o ano de 2018 começou com mais uma queda, atingindo o nível de 6,75% ao ano, e passando para 5% agora em outubro de 2019.

As projeções para o final deste mesmo ano seguem em baixa.. conforme especialistas de grandes brancos e também no Boletim Focus.

Como sair dessa?

Muitos investidores deixarão de investir em renda fixa e passarão a consumir mais. E quando o consumo cresce, o faturamento das empresas, principalmente das que são varejistas, começam a se expandir – destacando-se mais aos olhos dos investidores de ações.

Também será preciso ter mais conhecimento em renda variável, pois muitos irão querer migrar para ela a fim de não somente superar a inflação e a taxa Selic em queda, como também atingir um lucro mais expressivo – que já se torna difícil atualmente.

Uma outra alternativa é justamente começar a empreender, ter um negócio próprio quando bem administrado é algo muito benéfico financeiramente. Mas lembre-se que todo negócio para ser iniciado é preciso ter uma valor inicial como fluxo de caixa e também uma reserva para imprevistos,

Então se planeje bem e visite feiras de empreendedorismos gratuitas oferecidas pelo SEBRAE, por exemplo.

Em qualquer saída, será necessário o acúmulo de novos conhecimentos sobre estratégias que irão te possibilitar atingir a liberdade financeira independentemente da renda fixa ser rentável ou não; Então sempre continue estudando e pesquisando!

Alternativas de investimentos em renda fixa para a Selic em queda

É possível investir em renda fixa aproveitando a taxa que ainda temos nos Prefixados ou até mesmo lucrar na renda variável investindo em ações sem ficar o dia todo olhando o mercado e lendo notícias diariamente.

Isso se torna viável quando escolhemos os melhores papéis das melhores empresas que nos trarão a tranquilidade da renda fixa e o lucro da renda variável. E você conhece saber disso através da Análise Fundamentalista.

FIIs e Imóveis

Seguindo na renda variável, os fundos imobiliários estão saindo muito a frente. Parte dos investidores gosta muito de receber os dividendos mensais e a facilidade de investir em FIIs também contribui muito.

É comum para os brasileiros investirem em imóveis por meio da compra dos mesmos. Como o acesso a informação antigamente não era tão fácil como hoje, acabamos por justificar essa cultura de investir em imóveis.

Outro motivo é justamente por ser algo físico que não pode ser levado ou escondido, sempre ficará no mesmo lugar.

Alternativas na Renda Fixa

Mesmo com a taxa Selic em queda, ainda existem alternativas dentro de renda fixa que podem ser utilizadas pelo investidor que não quer se arriscar em renda variável, como por exemplo, investir em cédula de crédito bancário onde é um título de dívida oferecido por um banco ou instituição financeira no qual possuem três pontas.

A primeira é a de quem toma o crédito, a segunda é a instituição que fornece esse crédito e a terceira é o investidor que aposta nesta operação. Por não possuir FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que te reembolsa em até R$ 250 mil em caso de quebra da instituição, o CCB deve possuir outros tipos de garantias diferentes.

E justamente por isso é possível pagar ao investidor uma taxa bem acima do restante que está sendo ofertado no mercado com a Selic em queda.

Lembre-se sempre que existem diversas alternativas de investimentos e que a taxa Selic em queda não é justificativa para deixar de investir. Continue estudando e conhecendo as melhores oportunidades para você.

Bons investimentos e até a próxima!

 

*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *