*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google, vai encontrar uma infinidade de artigos com as mais variadas dicas e técnicas para investir seu dinheiro no mercado de ações. Entretanto, nessa busca, você pode acabar encontrando informações contraditórias e acabar se enchendo de dúvidas sobre o tema.

Isso pode deixar você confuso e acabar te desanimando a se tornar um investidor nesse tipo de aplicação.

A dica para resolver esse problema é procurar se informar a partir de fontes confiáveis e tenha em mente que qualquer conselho que garanta retorno rápido é fácil, provavelmente é enganação. Lembre-se sempre que, para investir no mercado de ações, você precisa estudar sobre o tema e estar disposto a se dedicar bastante.

Para ajudar você a conhecer os principais mitos e verdades sobre o mercado de ações e se familiarizar um pouco mais com este ambiente, separamos algumas informações neste artigo. Continue a leitura para saber mais!

Retorno Rápido

Você provavelmente já ouviu por aí que uma das grandes vantagens do investimento no mercado de ações é a possibilidade de retorno financeiro rápido. Isso, no entanto, é um mito.

Muita gente acaba acreditando nisso e acaba se frustrando ao perceber que na prática, o retorno esperado pode demorar um pouco para acontecer.

Quem deseja investir em ações deve ter a consciência que é necessário ter paciência e esperar o momento certo de vender ou de comprar ativos, além de estar preparado para os altos e baixos comuns nesse tipo de investimento.

Para investir em ações, você precisa entender os gráficos

Para investir no mercado de ações é necessário sim entender os gráficos. Desta forma, fica muito mais fácil realizar boas análises e interpretar os dados para que, assim, você possa montar uma boa carteira de investimento e se prevenir das possíveis oscilações do mercado.

É possível ganhar dinheiro sem muito esforço

Isso é mais um mito sobre o mercado de ações.

É verdade que você pode realizar os seus investimentos sem sair da sua casa e até mesmo manter as suas operações automatizadas. Entretanto, isso não significa que você vai ganhar dinheiro sem fazer nenhum esforço.

Para ter uma boa rentabilidade e escapar dos prejuízos você precisa de dedicação, estudo e conhecimento.

O ideal para o investidor iniciante é estar constantemente buscando informações sobre o tema, fazer cursos, se dedicar a aprender como analisar o mercado e manter contato com pessoas que já são mais experientes no assunto.

Investir em ações é correr riscos

Essa também é uma verdade acerca do investimento no mercado de ações.

Esse tipo de aplicação financeira demanda realmente que o investidor se exponha a riscos mais elevados, diferente do que acontece em outros tipos de investimento, como aplicações em renda fixa, por exemplo, que são consideradas mais seguras.

Mas isso de forma alguma significa que você precisa ter medo de investir seus recursos financeiros na bolsa de valores.

É necessário, entretanto, que você procure metodologias comprovadamente eficientes, siga as orientações dadas por especialistas no assunto e tenha o conhecimento necessário para criar uma boa carteira de ações. Assim você minimiza os riscos e potencializa as chances de obter uma boa rentabilidade.

Investir em ações só é possível com muito dinheiro

Esse é mais um dos mitos em relação ao mercado de ações.

Caso você já tenha escutado ou lido em algum lugar que para investir na bolsa de valores é necessário ter muito capital, isso quer dizer que essa pessoa não entende muito bem sobre esse tipo de aplicação financeira.

É possível investir em ações com um capital inicial de cerca de 300 reais. O ideal para quem vai começar a investir com um valor baixo, é que seja realizado um único aporte e, aos poucos, de acordo com os rendimentos obtidos, reaplicar o dinheiro.

O desempenho das ações reflete o lucro da empresa

Outro mito entre os principais mitos e verdades sobre o mercado de ações.

Apesar do lucro da empresa ser um dos fatores que pode influenciar o preço das ações, esse não é o único deles. O fator principal que determina o preço de uma ação, da mesma forma que acontece em qualquer mercado, é a lei da oferta e da demanda.

Isso significa que, se muitas pessoas estão interessadas em comprar as ações de determinada empresa, a tendência é que os preços dessas ações subam. Já se poucas pessoas demonstram interesse em adquirir essas ações, a tendência é que os valores recuem.

Agora você já conhece quais são os principais mitos e verdades sobre o mercado de ações e pode investir o seu dinheiro com mais segurança nesse tipo de aplicação.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores aqui no Blog de Valor.

 

*O App Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos, que permite ao investidor buscar e comparar produtos de renda fixa de maneira simples e intuitiva.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *