Ser um empreendedor traz consigo diversos riscos e problemas. E, especialmente quando o assunto é gestão de pequenas e médias empresas no Brasil, dores de cabeça e dúvidas podem surgir nos empresários.

Pequenas e médias empresas representam uma parcela importantíssima no mercado brasileiro. Elas são atuantes não somente na economia, mas também geram emprego e estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento econômico.

O que nem sempre consideramos é que, apesar de o porte ser menor, pequenos empreendimentos enfrentam problemas muito semelhantes e, às vezes, até idênticos àqueles que acometem as grandes empresas. Mas com o diferencial de ter uma estrutura bem mais frágil.

Isso torna a vida dessas empresas muito mais arriscada, já que elas precisam lidar com dificuldades iguais as outras, mesmo desfrutando de menores possibilidades de resoluções. Por isso, conhecer os problemas de gestão de pequenas e médias empresas é um dos passos essenciais para que você consiga entender como contorná-los.

Como superar os desafios da gestão de pequenas e médias empresas?

Você talvez tenha descoberto, no dia a dia, que empreender não significa somente criar um CNPJ. Também vai muito além de apenas emitir notas fiscais. A gestão de pequenas e médias empresas requer um cuidado gigantesco e, com certeza, enfrenta alguns desafios!

Conheça alguns deles a seguir e saiba como superá-los.

Formação de uma equipe qualificada

Com certeza, esse é um dos grandes desafios dos pequenos e médios empreendedores. Afinal de contas, na hora de procurar por um bom emprego, muita gente aposta somente nas empresas de grande porte.

Mas os empresários ainda precisam lidar com outra dificuldade, que é o fato de que muitos profissionais chegam à empresa, se candidatam, são contratados e não ficam muito tempo no emprego. Isso gera custo e problemas estratégicos.

Além disso, quando, efetivamente, o talento chega até a empresa, existe sempre aquele risco de investir em seu treinamento, oferecer suporte para formação, e depois ter de amargar o pedido de demissão.  Com certeza a gestão de pessoas é um dos problemas que mais trazem dificuldades às empresas.

Por isso, é importante criar estratégias de recrutamento que ajudem a fazer escolhas mais assertivas. Além disso, busque formar parcerias com empresas educacionais, que ajudem na formação e melhoria de sua equipe.

Complexidade tributária confunde empresários

O Brasil é um país cheio de burocracias. E, com certeza, o enquadramento tributário pode ser uma dor de cabeça para quem tem uma empresa de médio ou pequeno porte.

Por exemplo, o Simples Nacional é o serviço de enquadramento mais adequado na maioria destes casos e, de fato, simplificou muitas das obrigações de pequenos empreendedores. Ainda assim, ele conta com 6 tabelas de alíquotas e diversos dados que podem soar extremamente complicados para o empresário.

Para solucionar essa questão, a indicação é que você tenha uma parceria com um contador. Esse profissional não precisa ser registrado – manter um serviço terceirizado pode ser mais interessante.

Mas é crucial que ele tenha informações sobre a empresa e participe ativamente das tomadas de decisões, estratégias e investimentos. Ele será uma espécie de consultor, de orientador, que também vai lhe ajudar a manter estas questões burocráticas em dia.

Dificuldade de acesso ao crédito: uma realidade para muitos

Quando estamos falando sobre as maiores dificuldades na gestão de pequenas e médias empresas, não podemos esquecer que a falta de acesso aos créditos e facilitadores financeiros pode ser outro obstáculo.

Naturalmente os bancos se sentem mais confortáveis em fazer empréstimos para empresas de maior porte, que já possuem alguma reputação no mercado. Mas hoje em dia é possível negociar!

Vale a pena sugerir uma reunião com o seu gerente e falar pessoalmente sobre a necessidade de obter um crédito. Buscar estes encontros e analisar suas alternativas pode ser o caminho para obter créditos!

Não entender que a tecnologia é uma aliada

Outra dificuldade enfrentada na gestão de pequenas e médias empresas aparece na hora de assimilar a utilidade da tecnologia como um diferencial competitivo em negócio. Muitos empresários não conseguem entender muito bem como fazer uso dessa ferramenta.

Aproveite, portanto, as mídias sociais e a possibilidade de criar um site e uma imagem com presença virtual para interagir com o seu público. Tudo isso pode ser útil para potencializar as suas vendas e ajudará muito a sua empresa a atingir um novo patamar de qualidade e de vendas.

Enfrentar esses problemas referentes à gestão de pequenas e médias empresas e criar estratégias para lidar com esses problemas e essas questões é essencial para todos aqueles que desejam ver seu negócio crescer. E este será sempre o caminho mais saudável para que você consiga lidar com as adversidades que possam surgir no seu negócio.

E você, já enfrentou algum destes problemas que acometem pequenas e médias empresas no Brasil? Compartilhe conosco suas experiências!

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *