Olá!

Cartão de crédito! Eu gosto MUITO da comodidade de concentrar a cobrança em datas específicas conforme meu planejamento pessoal. Brigo por anuidades e outros benefícios.

Porém o que a maioria das pessoas não faz idéia é:

Será que considerando os custos e benefícios do cartão que utilizamos são so mais adequados pra cada um de nós? Normalmente não se sabe dizer nem afirmar com certeza.

Muitos de nós adoramos emitir passagens aéreas com os bônus do cartão…  É realmente uma sensação boa… Mas sinceramente, será que sabemos dizer se o cartão onde concentramos nossos gastos é o melhor para o nosso perfil?

Saiba qual é o melhor cartão de crédito para você!

O site www.bankfacil.com.br ajuda nessa tarefa. Veja o bate papo que tive com o CEO da empresa, Sérgio Furio, sobre o assunto:.

1) Sergio, aqui no meu blog, recebo muitas perguntas sobre produtos bancários, cartões de crédito, capitalização, previdência, crédito, enfim, diversos produtos bancários. Percebo que no geral as pessoas possuem muita dificuldade em compreendê-los O que você acha disso?

Os mercados financeiros possuem elevada complexidade quanto aos produtos de consumo. O consumidor está mais acostumado a entender a diferença entre um iPhone e um Android, entre um Volkswagen e um Fiat do que entre os produtos financeiros. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, o produto financeiro é pouco interessante para o consumidor, cobre uma necessidade secundária, como a necessidade de um meio de pagamento ou financiamento, não sendo contratado, portanto, como um “objeto de desejo”.

A complexidade dos produtos financeiros e bancários é outro fator relevante. Um cartão de crédito por exemplo, possui mais de 50 variáveis que devem ser consideradas para uma boa escolha. O consumidor necessitaria investir muito tempo únicamente para entender os produtos e poder fazer uma boa escolha. A maior parte das pessoas desiste no início do caminho.

Mas o problema não se resume aos consumidores. A falta de informação é uma característica marcante dos produtos bancários, sendo ainda maior, por exemplo, do que com os tipos de investimentos. Se queremos entender os cartões de crédito de alguma instituição financeira precisamos ir até uma agência e começar a pesquisar junto com um funcionário. Simplesmente, a informação não está facilmente disponível.

Essa situação é comum em muitos países desenvolvidos, e já há alguns anos que instituiçoes públicas e novos modelos empresariais tentam melhorar a educação financeira do público em geral. É preciso caminhar em duas direções:

* Melhorar o entendimento dos consumidores sobre o funcionamento dos produtos financeiros

* Melhorar o acesso à informação objetiva sobre a oferta de produtos do mercado

É surpreendente que não nos perguntemos diariamente por que não existe um supermercado para os produtos bancários. Seria muito mais facil para comparar as instituições e seus produtos.

.

2) O que é o BankFacil?

Como falamos na nossa página do facebook: “bankFacil é uma solução brasileira de finanças pessoais para auxiliar os consumidores a controlar sua vida financeira e adquirir produtos bancários online“. Nós acreditamos que os consumidores no Brasil estão tomando decisões financeiras desinformadas, e precisam entender melhor os produtos que os bancos oferecem. Não estamos falando de entender se o índice bovespa sobe ou desce. Estamos falando de coisas muito mais elementares como o funcionamento de um cartão de crédito, como escolher um cartão adequado ou como funcionam os programas de recompensas.

As entidades financeiras estão especializadas em ofertar os seus próprios produtos aos consumidores. Nós do bankFacil queremos entender os consumidores e ajuda-los a escolher quem serão os melhores provedores financeiros para cada perfil. Para isso, nós criamos 3 grandes módulos:

> Conteúdos editoriais para que o consumidor “entenda” os produtos financeiros

> Comparadores financeiros para que o consumidor “compare” os diferentes provedores

> Ferramentas e simuladores para que o consumidor “cresça” com as suas finanças e melhore progressivamente as suas escolhas

Mais que um site de finanças pessoais, o que o bankFacil busca é criar uma plataforma financeira que melhore a experiência dos consumidores nas agéncias bancárias. Os clientes estão demostrando uma tendência muito clara a pesquisar eles mesmos os produtos financeiros. Aqui é onde o bankFacil quer ajuda-los.

.

3) Como um consumidor pode aderir aos serviços do BankFacil? Quanto custa? Existe um pré-requisito mínimo?

O bankFacil é uma solução gratuita para o consumidor. Não existem pré-requisitos, é unicamente um serviço que oferecemos ao consumidor para melhorar sua vida financeira.

Os nossos usuários acessam o nosso site de forma direta ou através de pesquisas em mecanismos de busca, como o Google. Estamos desenvolvendo 3 canais de distribuição para os nossos clientes cadastrados: mídias sociais, newsletters e acesso web.

As atividades disponibilizadas aos nossos usuários no site bankfacil.com.br são: os nossos conteúdos e dicas, a comparação entre produtos financeiros e, por último, ferramentas pessoais para a simulação da economia obtida entre os produtos, fornecendo o embasando para uma tomada de decisão inteligente e racional.

.

4) Em que produtos o BankFacil já está orientando os clientes? Como funciona?

Atualmente trabalhamos com cartões de crédito. Lançamos o site em maio e já estão disponíveis:

* Mais de 200 artigos e notícias relacionados exclusivamente com cartões de crédito (http://www.bankfacil.com.br/cartao-de-credito). Desde como escolher um cartão até dicas para cancelá-lo.

* Um comparador de cartões de crédito (http://www.bankfacil.com.br/cartao-de-credito/compare/perfil), com mais de 400 produtos das principais instituções do país com os respectivos filtros por perfil de usuário, tipo de cartão e benefícios. Nosso objetivo é ampliar o número de cartões monitorados, com foco na qualidade dessa monitorização.

* Um simulador de cartões de crédito (http://www.bankfacil.com.br/cartao-de-credito/ferramentas) que permite calcular os beneficios e custos de cada cartão e compará-los com os demais.

.

5) Quais são os próximos passos do BankFacil?

Estamos muito focados em continuar aprimorando o serviço, obter feedback dos nossos usuários e garantir uma experiência personalizada para os nossos clientes. Sobre o futuro, os próximos passos incluem: criar uma ferramenta de planejamento financeiro online, um gerenciador de despesas  para celular e abrir novas frentes de atuação (financiamentos, investimentos e seguros).

.

6) Como o leitor do blog que tiver interesse em utilizar o BankFacil deve proceder?

Visitando o nosso site, www.bankfacil.com.br, curtindo a nossa página no facebook, www.facebook.com/bankfacil, e se inscrevendo em nossa newsletter para melhorar constantemente sua educação financeira e escolher melhor os produtos bancários..

Entrei no site, orientado pelo Sérgio, que me mostrou como usar os filtros e os comparativos. Achei a ferramenta simplesmente formidável! Sugiro que conheçam! Acho que meu cartão principal será substituído em breve e poderei cancelar vários deles, que não servem pra nada! Rs…

Sergio Furio

Sergio Furio é sócio fundador do bankFacil, uma solução brasileira de finanças pessoais que está ajudando milhares de pessoas a melhorar suas escolhas relacionadas aos produtos bancários. Sua trajetória teve início na Europa, onde trabalhou no banco de investimentos Deutsche Bank, mudando-se posteriormente para Boston Consulting Group, onde especializou-se em assessoria estratégica aos principais bancos de varejo. Inicialmente na Europa e depois em Nova Iorque, focou em estratégias de crescimento e melhora da experiência dos clientes. Fundamentado nessa experiência, trouxe ao Brasil um modelo inovador: um portal integrado online para ajudar os clientes bancários.

Não se esqueça: para avaliar seus cartões de crédito e escolher o mais apropriado, a visita ao www.bankfacil.com.br é obrigatória!

Grande abraço!

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Lorival    

    Muito bom. Parabéns pelo excelente artigo e por contribuir com a educação financeira dos seus leitores.

  2. Giovanna Moura    

    esse link nao esta mais funcionando, tentei fazer a busca e o site da erro! obrigada

    1. André Bona    

      Olá Giovana, como vai?
      De fato, creio que o BankFacil tenha eliminado essa funcionalidade do site deles, já que esse artigo do blog é antigo. Porém, há um outro site que pode fazer o mesmo comparativo que é esse aqui: https://www.comparaonline.com.br/cartao-de-credito
      Abs,
      André

  3. Giovanna Moura    

    ola andré, eu de novo aki hehehe
    Queria saber se ha algum site com simulador de aposentadoria própria, para ver quanto eu preciso juntar por mês para me aposentar antes do tempo…

    Muito Obrigada pelos esclarecimentos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *