*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Se você deseja a prosperidade financeira, é indispensável cultivar algumas habilidades. Uma delas é saber calcular o seu custo de vida.

É essencial ter a capacidade de entender qual é o resultado desejado e esperado, mas se você não tem domínio sobre suas finanças, muito menos consciência do orçamento familiar e, além disso, não exercita o planejamento para saber qual é a situação financeira atual para que, posteriormente, você faça bons investimentos ou realize algo que deseja, como isso será possível? Você precisa identificar o seu custo de vida.

Independente da situação, a maioria das pessoas consideram seu custo de vida alto e sobrevivem com um orçamento apertado boa parte de suas vidas. Esse é um dos fatores que as impedem de sair dessa condição, mas se o conhecimento sobre planejamento vai sendo adquirido, consequentemente, é gerado uma mudança de mentalidade que produzirá uma transformação na sua qualidade de vida. 

Dessa forma, saber o seu custo de vida e aprender a calculá-lo, irá tornar você mais responsável com o seu dinheiro e mais consciente dos seus limites. Por essa razão, reunimos neste post algumas informações que irão elucidar este assunto.

Então pegue uma caneta e um papel para que você aprenda a calcular o seu custo de vida

Entenda o que é custo de vida

De forma prática, o custo de vida é a somatória de todas as despesas. Dessa forma, o custos de vida são variados para cada indivíduo, pois cada um lida com condições, estilo de vida e renda diferentes. Levando isso em consideração, é possível aplicar um método que servirá de forma geral independentemente das variadas condições de cada pessoa e, assim, podendo incluir os itens que entram nessa somatória. 

Para ter facilidade de comparar os gastos, ponderando unicamente o estilo de vida de cada pessoa, é fundamental separar tais informações por categorias: gastos fixos e gastos variáveis. 

Entenda os gastos fixos

O custo fixo ou gastos essenciais são despesas que temos de pagar todos os meses. Aqui entra condomínio/aluguel, conta de água/luz/energia, pacote de internet, mensalidade escolar dos filhos, combustível, compras no supermercado, convênio médico e etc. Estes são os gastos que não se alteram de mês em mês. 

Veja o que é gasto variável

Os gastos variáveis são despesas que você não paga a cada mês, como: vestuário, conserto do carro ou custos de uma viagem de férias, por exemplo. Sabendo disso, estudar detalhadamente os gastos envolvidos no seu cotidiano e separar todos os que serão, efetivamente, mantidos lhe possibilitará ter clareza das suas finanças.

Somente assim você conseguirá viver com uma noção e um planejamento de vida melhor. Agora, de forma prática, como calcular estes custos?

Como calcular o custo total?

O custo de vida é literalmente a quantidade total de dinheiro que você gasta em um mês. O método para calcular o custo total é: 

  • Gastos fixos + Gastos Variáveis = Custo Total.

Algumas pessoas definem primeiramente o total dos gastos variáveis minuciosamente e, em seguida, o total dos gastos fixos. Algumas pessoas têm o custo variável maior do que o custo fixo, e é  importante ressaltar que, em alguns casos, quando o custo fixo corresponde a no máximo 50% do seu orçamento, pode significar que a pessoa está gastando além do que precisa.

Os custos variáveis são manobráveis já os custos fixos não. Se for, isso pode travar seu orçamento por mais tempo que você desejaria, como, por exemplo, fazer um financiamento que durará por anos. Por isso, é ideal que o nível dos seus custos fixos seja menor do que os variáveis. 

Como mencionado acima, é necessário ter o total domínio das suas finanças e buscar sempre ter um bom planejamento com a finalidade de obter a partir disso uma qualidade de vida melhor. Lembrando sempre que o custo de vida a ser calculado precisa estar de acordo com a sua vivência atual ,seja em um grupo familiar, seja de forma individual. 

Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo aqui do blog.

Tem alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Deixe o seu comentário aqui abaixo!

 

*O App Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos, que permite ao investidor buscar e comparar produtos de renda fixa de maneira simples e intuitiva.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *