Se você já abriu uma plataforma de investimentos ou home broker, pode ter ficado surpreso com a quantidade de alternativas disponíveis. Cada uma possui características próprias, como rentabilidade, risco e liquidez.
Assim, no momento da escolha, você pode se perder, se equivocar ou até deixar de investir por não conhecer determinado ativo. Logo, ter o apoio de um assessor de investimentos pode ser de grande valia na hora de montar a sua carteira.
Ficou curioso para saber como esse profissional pode fazer a diferença na hora de investir? Então acompanhe este conteúdo e veja quando buscar o seu auxílio!
Quem é o assessor de investimentos?
O assessor de investimentos, anteriormente conhecido como agente autônomo de investimentos (AAI), é um dos principais profissionais do mercado financeiro. Entre as suas funções, está a apresentação dos investimentos adequados ao seu perfil de investidor e objetivos.
Seguindo essas diretrizes, ele pode até mesmo fazer recomendações de investimentos. Porém, a legislação não permite que o profissional faça análises ou invista o dinheiro do cliente por conta própria e sem a sua autorização.
Na realidade, ele é proibido de adotar essas práticas, pois são competências de outros profissionais do mercado — como o gestor ou analista. Então não se pode esperar que o assessor de investimento tome as decisões por você.
Contudo, as informações que ele fornece poderão auxiliá-lo no momento de escolher onde investir. A razão é que você terá dados confiáveis e atualizados para montar a sua carteira conforme as suas expectativas.
Como um assessor pode ajudar o investidor?
Sabendo agora quem é o assessor de investimentos, é pertinente explorar como ele pode ajudá-lo. Afinal, quando o assunto é investir, nem todos contam com o conhecimento e o preparo necessário para fazer escolhas sozinho.
Então confira o suporte prestado por um assessor!
Apresentação de investimentos
Como você aprendeu, a apresentação de investimentos é uma das principais funções de um assessor. Em geral, esse profissional está vinculado a uma instituição financeira. Logo, é comum que ele apresente os investimentos presentes no portfólio dela.
Ademais, o assessor detém expertise suficiente para elucidar os detalhes de cada alternativa adequada ao seu perfil e objetivos. Isso envolve o esclarecimento de características como rentabilidade, riscos, prazos, taxas, impostos, diferenciais e muito mais.
Por exemplo, imagine que você queira investir com foco no recebimento de renda passiva. O assessor poderá apresentar quais são as alternativas do mercado que permitem atingir esse objetivo. Assim, ele demonstra aquelas que estão mais alinhadas ao que você busca no mercado.
Esclarecimento de dúvidas
No início, você viu que o mercado financeiro é repleto de alternativas de investimentos. Nesse cenário, outra das atribuições exercidas por um assessor de investimentos é o esclarecimento das dúvidas que surgem no momento de investir.
Você pode questioná-lo sobre as características de qualquer tipo de investimento presente no mercado. Além disso, é possível perguntar como comprar ou vender um ativo, as estratégias aplicáveis, onde o investimento está disponível, entre outras dúvidas.
Ou seja, o desconhecimento em relação ao funcionamento de uma alternativa de investimento não será um impedimento para você montar a sua carteira. Essa também pode ser uma forma de você absorver conhecimento e aprender mais sobre o mercado financeiro.
Acompanhamento do mercado
O assessor de investimentos é habilitado para prestar auxílio no acompanhamento do mercado. Isso significa que você pode pedir a sua ajuda para entender as movimentações da economia, a composição de índices financeiros, as correlações e descorrelações existentes etc.
Dessa forma, fica mais fácil identificar os riscos e as oportunidades de investimento que surgem. O mesmo se aplica ao acompanhamento dos resultados da sua carteira. Ele consegue apontar os investimentos que tiveram retorno para ajudar a identificar as estratégias que estão funcionando.
Com isso, você terá as explicações necessárias para avaliar se é preciso fazer alguma substituição — seja de um ativo ou mesmo estratégia. Contudo, é importante destacar que o assessor não pode fazer a gestão da sua carteira por você.
Desenvolvimento da educação financeira
Bons assessores de investimentos costumam deter grande expertise no mercado. Ao contar com esse apoio, você consegue aprofundar o seu nível de conhecimento sobre o mundo dos investimentos. Ademais, é possível aprender como potencializar os seus resultados e diminuir os riscos de sua carteira.
Quando buscar suporte de um assessor de investimentos?
Depois de conferir como um assessor de investimentos pode ajudá-lo a investir, chegou a hora de saber quando buscar por esse suporte. A resposta é bastante simples: em qualquer momento que você quiser investir.
Vale destacar que esse é um serviço oferecido gratuitamente ao investidor. O motivo é que a remuneração desses profissionais ou dos escritórios em que eles trabalham fica a cargo da instituição financeira com a qual eles mantêm vínculo.
Portanto, o auxílio de um assessor de investimentos pode ser solicitado sempre que você sentir a necessidade, sendo uma cortesia da instituição para os clientes. Logo, com o apoio profissional, você consegue investir com mais tranquilidade.
Conseguiu compreender a importância do assessor de investimentos na hora de investir? Então não deixe de contar com uma assessoria completa e qualificada para explorar todo o seu potencial como investidor.
Gostou da leitura? Aproveite também para entender mais sobre o que é educação financeira e a sua importância!