Aswath Damodaran pode não ter um nome fácil de ser lembrado, mas seus conhecimentos precisam ser notados – e estudados. Conhecido como o “Papa do Valuation”, seus conhecimentos e obras foram de extrema importância para os estudos desse assunto.

Nesta série de artigos sobre grandes nomes do mercado financeiro, você está tendo a oportunidade de conhecer diversos nomes que contribuíram e que ainda têm grande importância para o mercado – e para os investidores. No post de hoje, você aprenderá um pouco mais sobre Aswath Damodaran – um nome conceituado no mercado e também no setor acadêmico.

Continue a leitura do artigo, aprenda mais sobre Aswath Damodaran e conheça um pouco sobre sua contribuição para o mercado financeiro!

Quem é Aswath Damodaran?

Aswath Damodaran é formado em contabilidade e professor de finanças corporativas, investimentos e valuation na Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque. Suas contribuições para o estudo do valuation o fez ser considerado o Papa do Valuation.

Nasceu em 1957 em Chennai, cidade indiana. Formou-se em contabilidade na Universidade de Madras. Além da graduação, possui um MBA pelo Indian Institute of Management. Anos depois, se mudou para os Estados Unidos e fez um PhD pela Los Angeles Anderson School of Management, na Universidade da Califórnia.

Desde 1986, se dedica à vida acadêmica, dando aulas na Universidade de Nova Iorque, onde já recebeu diversos prêmios por reconhecimentos e qualidade de suas aulas.

Aswath Damodaran e seus investimentos

Além de professor, Damodaran é investidor. Já apostou em empresas de peso, como a Volkswagen e a Apple. Chegou também a investir na brasileira Vale. Como especialista em valuation, investe aplicando as estratégias de value investing, de Benjamin Graham.

Entretanto, seus métodos são um pouco diferentes da maioria dos “value investors”. De acordo com Damodaran, torna-se impossível obter vantagens em momentos de certeza clara sobre o futuro de uma empresa.

Ou seja, companhias que possuem um histórico de lucro bom e um modelo de negócios bem estabelecido em um mercado maduro são mais fáceis de serem analisadas. Isso contribui para que muitos investidores entendam de que se trata de um bom negócio e apostem nele.

Assim, é mais complicado encontrar bons ativos, onde é possível obter maior retorno. Por causa disso, Damodaran ficou conhecido por fazer valuations eficientes em ativos que não são simples de serem analisados.

Por que Aswath Damodaran é importante para o mercado financeiro?

Conforme visto, o conhecimento e contribuição nos estudos sobre valuation fez Damodaran ser considerado uma grande autoridade nesse meio.

Valuation, de forma resumida, pode ser considerado como o processo de estimar o valor real (que é o valor intrínseco) de um negócio. A partir disso, é possível projetar o valor de suas ações para o futuro e o possível retorno do investimento feito em algum ativo. Em outras palavras, trata-se de avaliar empresas com base nos seus fundamentos.

Para não pensar que valuation é a mesma coisa que a análise fundamentalista, pense que o primeiro costuma ir mais além e se encarrega de determinar o quanto uma companhia vale. Ou seja, utilizando-se de diversas métricas, o valuation aponta o valor de uma determinada empresa.

Analisar companhias não é simples, principalmente pela quantidade de decisões e negócios envolvida no dia a dia corporativo. O valuation ajuda a identificar o preço justo de cada ativo e a avaliar se as ações estão sendo negociadas por seu valor justo, abaixo ou muito acima do que realmente valem.

Damodaran é referência justamente nesse assunto. Muitos analistas de mercados, bem como investidores que desejam entender bem as empresas nas quais anseia investir utilizam os ensinamentos dele para fazer suas análises. Afinal, manter uma avaliação completa torna-se fundamental para fazer boas escolhas e comprar ativos de qualidade.

Como ele aplica seus conhecimentos no mercado financeiro?

De acordo com Damodaran, empresas consolidadas acabam sendo avaliadas por todos os investidores. Logo, se torna mais difícil obter algum ganho, já que todos chegam a conclusões parecidas.

Por isso, ele considera que o ideal é avaliar ativos não tão conhecidos. Inclusive, Damodaran se tornou mais conhecido no mercado justamente por analisar ações que não são tão fáceis de se averiguar. E, obviamente, obter bons resultados a partir das suas análises.

Um exemplo que ele mesmo aponta é o caso da Apple, o seu melhor investimento. Comprou suas ações na década de 90, quando valiam pouco mais de 1 dólar. Vendeu boa parte delas em 2012, quando estavam próximas de 100 dólares.

Damodaran sempre analisa diversos fatores antes de decidir em qual empresa investir. Entre eles: fluxo de caixa, patrimônio líquido, lucro, perspectivas de ganhos, liderança, dentre outros detalhes.

Além disso, defende que devemos entender o que está por trás de cada número. O motivo é que os dados podem estar distorcidos e deve-se analisar se realmente se sustentam, na prática. Isso significa que, quando encontramos uma empresa com um bom histórico, o segundo passo é sempre analisar minuciosamente os números.

Quais as contribuições de Aswath Damodaran?

Como você já percebeu, o conhecimento de Damodaran é bastante importante para o meio acadêmico e para quem investe e avalia as empresas.

Além de ser o mestre do valuation, escreveu livros que são utilizados como base para o estudo em investimentos e outros que abordam finanças corporativas. Algumas de suas obras são:

  • Damodaran on Valuation;
  • Valuation Approaches and Metrics;
  • The dark side of valuation;
  • Narrative and numbers: the value of stories on business;
  • Avaliação de investimentos: ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo;
  • Gestão estratégica do risco;
  • Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações.

Ressaltando que os últimos escritos em português são aqueles que você consegue encontrar nesse idioma.

Além dos livros, contribuiu para diversas revistas acadêmicas, como o Journal of Finance e o Review of Financial Studies. Ainda, possui um blog simples para compartilhar lições sobre valuation e finanças corporativas.

Concluindo

Em suma, as contribuições de Damodaran sobre valuation fizeram diferença no mercado financeiro.  Seus conhecimentos podem ser utilizados pelos investidores que desejam comprar melhores ações e analisar de forma completa as companhias nas quais desejam investir.

Por esse detalhe, Damodaran deve ser visto como uma personalidade importante para todos os investidores e estudiosos do assunto. E suas obras precisam ser conhecidas e estudadas.

E você, conhece a verdade sobre ganhar dinheiro? Confira agora mesmo aqui!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *