*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Se você quer abrir um negócio em breve ou tem este desejo de ter uma empresa própria no futuro, já deve ter se perguntado quais são os passos para iniciar essa jornada e ter sucesso no âmbito do empreendedorismo. Afinal, por onde se deve começar?

A resposta para esta pergunta é: prepare-se!

O ambiente competitivo é como uma arena, onde diversas marcas e produtos brigam pela preferência do consumidor. Vencem aqueles que se prepararam melhor.

Antes de entrar na arena, um lutador se prepara durante meses. São exaustivas sessões de treinamento, tudo para tentar obter a vitória diante de alguém que pode ter se preparado tanto ou mais.

Por que devemos acreditar que seria diferente num ambiente competitivo como o dos negócios? Vencerão aqueles que estão melhor preparados. E o primeiro a ter que estar muito preparado é você, porque é você o comandante dessa embarcação.

Confira a seguir o que você precisa ter e quais passos você deve dar nesta jornada para abrir um negócio e conseguir conquistar o sucesso que você tanto deseja como empreendedor.

Acompanhe!

Seja apaixonado pelo seu negócio

O lutador está na arena porque adora lutar. O arquiteto está nessa profissão porque adora elaborar projetos arquitetônicos, entregando beleza, conforto e bem-estar às pessoas.

Imagine o quão desagradável é ter que se preparar para fazer algo que você não gosta. Você estudaria anos de contabilidade quando o seu desejo é fazer medicina?

Ter um negócio é ser capaz de servi-lo. É saber que você estará permanentemente no campo de batalha e que você é o grande general. Sendo assim, escolha algo que te traga alegria, que você se sinta muito bem fazendo.

Vamos pensar que ao optar por ser um empreendedor ou empreendedora, você decidiu tomar as rédeas da sua vida e seguir seu próprio caminho. Não há o menor sentido em tomar tal decisão e se entregar a uma tarefa que para você é enfadonha. Quem busca por liberdade é porque quer viver com prazer, mesmo o lugar desse prazer seja o campo de batalha.

Se você gosta de cozinha, monte um restaurante. Se gosta de fazer pizza, monte uma pizzaria. Se é apaixonado por livros, abra uma editora ou uma livraria.

Sua marca é você

As melhores empresas são aquelas que nascem de uma vocação. Mais que isso, são aquelas que carregam a energia, a personalidade, os valores e a visão de mundo de seus criadores. Como qualquer ser humano, você é um universo fascinante. Ele deve estar presente na sua marca.

Renzo Rosso, italiano criador da famosa marca Diesel, adota o seguinte lema: “a Diesel não é a minha empresa, é a minha vida”. É disso que estamos falando. A história da Diesel é feita da essência de seu criador, combinando inovação, ousadia, excelência e um conceito próprio de comunicação da marca.

São ingredientes assim que impulsionam um negócio, que fizeram da Diesel uma das mais cobiçadas marcas de jeans do mundo.

Então, é só um caso de paixão e personalidade?

É, na verdade, o caso de construir uma ideia. Não existe um empreendimento de sucesso sem uma boa ideia.

Não existe um processo pronto e acabado. Você pode estar se preparando para fazer algo e no meio do caminho surgir um insight. Você pode estar fazendo algo e nem perceber que tem, ao mesmo tempo, uma paixão e um negócio nas mãos. A ideia de uma empresa pode surgir de diversas formas.

O importante é que você se apaixone e seja capaz de colocar tudo que você tem de melhor na construção da sua marca. Tem que ser você.

Não importa, todavia, como tudo começou. É essencial que você se prepare antes de abrir um negócio e jamais se esqueça de cada pequeno detalhe, que pode fazer uma grande diferença no futuro do empreendimento.

Conheça o seu negócio melhor do que ninguém

Conhecer o seu negócio será sua maior fonte de inspiração. Essa deve ser uma tarefa agradável. Se o seu negócio é artesanato, interesse-se por tudo sobre artesanato. Procure saber quais são as técnicas, as tendências, os canais de vendas, como pensam as pessoas que estão nesse negócio.

Enfatiza-se aqui a importância da paixão porque não há outro combustível melhor para nos mover em busca do aprendizado. Esse aprendizado tem que ser algo cobiçado, uma fonte de prazer e alegria. Se você vibra com o trabalho, seu negócio vibrará com você.

Sempre lembrando que o aprendizado é constante, principalmente em se tratando de um mundo movido pela inovação e pela tecnologia. Lembre-se de que você precisa conhecer o seu negócio melhor do que ninguém.

Planejamento e organização

Tudo que foi tratado acima é essencial para você abrir um negócio. São ingredientes que vão originar a grande ideia. Não obstante, a grande ideia precisa ser transformada em realidade.

Tenha em mente que o planejamento e a organização são os alicerces do seu negócio. Para começar sua atividade, é bom que você já tenha feito o planejamento e esteja seguro quanto à organização. Caso não, é hora de parar e pensar nisso.

O planejamento consiste em conhecer suas capacidades, o ambiente em que você vai atuar, quais são as forças que podem interferir, para o bem ou para o mal, nos resultados do seu negócio, como fornecedores, concorrentes, consumidores, governos e tendências econômicas. Consiste em identificar as oportunidades e os riscos, formulando estratégias para aproveitar as primeiras e neutralizar esses últimos.

Além disso, o planejamento deve mostrar claramente como você vai faturar, quais são seus custos, qual o investimento inicial e quanto tempo você levará para recuperá-lo.

Não importa quanto tempo você leve fazendo o planejamento. Conclua essa tarefa, pois a primeira resposta que ele lhe entregará será se o seu negócio é ou não viável.

Quanto à organização, ela é essencial para garantir à sua operação o máximo de agilidade e fluidez. Uma empresa bem organizada é capaz de eliminar custos desnecessários e entregar qualidade no atendimento aos seus clientes. Atente-se a essa questão sempre que cogitar a ideia de abrir um negócio próprio.

Quando for começar sua atividade, pense em começá-la de forma organizada e automatizada com auxilio da tecnologia. Adote um software de gestão capaz de proporcionar total controle gerencial e estratégico sobre a sua empresa. Desse forma, você dará sustentabilidade ao seu crescimento.

Agora que você já sabe o que precisa para abrir um negócio, que tal tirar suas ideias do papel? Programe-se, planeje-se e vá atrás dos seus objetivos e sonhos. O seu empreendimento de sucesso só depende de você!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *