Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

 

(Vídeo sobre LCI de forma geral, a dúvida do leitor é respondida abaixo, com detalhes e exemplos.)

O leitor João A. N. me fez a seguinte pergunta:

“Caro Andre, gostaria de saber sua opinião sobre investimento em LCI. Elas são mais vantajosas que Fundos DI ou de RF? Grande abraço e parabéns pelos artigos.”

Caro João, excelente pergunta!!!

O que é LCI?

Letra de crédito imobiliário (LCI) é uma forma de captação de recursos dos poupadores, utilizada pelos bancos, com a finalidade de emprestar dinheiro para tomadores que ofereçam imóveis como garantia de seus empréstimos.

Na prática, quando você vai ao banco financiar um imóvel, por exemplo, este imóvel fica alienado ao banco, tornando-se a garantia em caso de inadimplência. O banco te empresta o recurso cobrando uma taxa de juros mensal. O dinheiro que o banco irá emprestar virá de um investidor que comprará uma LCI do banco e terá seu capital remunerado por uma taxa de juros.

O lucro do banco será a diferença entre a taxa paga ao investidor e a taxa cobrada do tomador. Essa diferença é chamada de Spread bancário.

Como o imóvel estará alienado, é correto lembrar que a LCI está lastreada em imóveis.

Como a LCI é remunerada?

A LCI é remunerada da mesma forma que o CDB DI, ou seja, ela é um % do CDI. Também existem LCIs pré-fixadas e até mesmo atreladas ao IPCA. Mas nesse artigo, falaramos somente da LCI atrelada ao CDI.

Onde está o pulo do gato da LCI?

Existe um grande pulo do gato na LCI: ela é isenta de imposto de renda para pessoa física! Dessa forma, embora apresente uma rentabilidade atrelada ao CDI, como a maioria dos CDB´s e Fundos DI, carrega consigo uma excelente eficiência tributária e, assim, maximiza o resultado da aplicação.

Como pode ser visto na tabela do outro artigo, o IR é regressivo no CDB de acordo com o tempo em que o dinheiro fica aplicado. Logo, quanto menor for o prazo da aplicação, maior será a vantagem da LCI sobre o CDB.

Comparando a vantagem tributária da LCI com a rentabilidade do CDB:

O que é melhor?

  • Uma LCI que rende 91% do CDI isenta de IR ou um CDB de 100% do CDI com IR?

Resposta:

Numa primeira análise, sem sombra de dúvidas, a LCI é BEM MELHOR.

  • De 0 a 6 meses incompletos, uma LCI de 91% do CDI, por ser isenta de IR, equivale a um CDB de 117% do CDI!!!
  • De 6 a 12 meses incompletos, a mesma LCI equivale a um CDB de 113% do CDI.
  • De 12 a 24 meses incompletos, a mesma LCI equivale a um CDB de 110% do CDI.
  • Acima de 24 meses, a mesma LCI equivale a um CDB de 107% do CDI.

Tudo isso, apenas em função da vantagem tributária!!! E encontrar CDBs com essas rentabilidades informadas é praticamente impossível! Se encontrar, desconfie!!!

Olha que fantástico: uma aplicação cuja rentabilidade é de 91% do CDI pode equivaler a um CDB de 117% do CDI!!!

É um exemplo clássico de como a informação do investidor pode fazer total diferença na rentabilidade de sua carteira.

Desvantagem da LCI:

A desvantagem principal da LCI é a liquidez. Quando você investe em LCI, pode ter que abrir mão da liquidez para obter uma taxa melhor. Nesse caso, o dinheiro vai ficar preso pelo prazo contratado da aplicação. Se você aplicar 50 mil em LCI hoje e, num imprevisto, precisar de 10 mil amanhã, pode ter que dar outro jeito. Logo, precisa estar organizado para investir parte de sua carteira em LCI.

Na realidade existem também LCIs com menores prazos de carência e até mesmo liquidez diária. No entanto, a taxa paga ao investidor cai muito se a opção for por esse tipo de LCI com maior liquidez.

Risco da LCI

Quando você investe numa LCI, você está emprestando dinheiro ao banco. Por isso, o risco é de o banco que você contratou QUEBRAR! Se isso ocorrer, você PERDE o seu dinheiro.

No entanto, existe uma informação importante aí: a LCI é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Em até 250 mil, caso o banco quebre, você está garantido. Se aplicar mais do que esse valor, o que exceder, vai ficar “descoberto”.

Por isso, se seu investimento em LCI for menor que 250 mil, pode aplicar em QUALQUER BANCO. Não importa o tamanho dele: você estará garantido!!!

O FGC – Fundo Garantidor de Crédito

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade privada criada no governo FHC (1995) para ser um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores. Através do FGC, os pequenos investidores ficam protegidos em até R$ 250 mil em caso de quebra dos bancos. A garantia é por CPF e por instituição. Dessa forma, se um investidor possuir R$ 210 mil em LCIs de 3 bancos diferentes, estará integralmente protegido. (ver mais em FGC: clique aqui! e Garantias FGC: clique aqui!).

Agora imagine que é possível encontrar no mercado LCIs com rentabilidade de 95%, 97% até 100% do CDI em alguns momentos! Olhe como a sua rentabilidade pode ser turbinada com TOTAL SEGURANÇA!

E, finalmente, respondendo ao amigo João A. N.:

Prezado João, conforme descrevi, sem dúvida, a LCI poderá oferecer maior rentabilidade que os CDBs, sem dúvida, que os Fundos DI e até mesmo que os fundos de RF.

O que deve ser analisado é o horizonte de tempo do investimento. Assim, não recomendo que um investidor retire TODO dinheiro de um CDB e coloque numa LCI. Nem todo de um Fundo e coloque numa LCI. O balanceamento da carteira é o mais importante. Uma parte do capital deve estar disponível para emergências. Para essa parte, mais importante do que a rentabilidade é a liquidez. Para a parte do capital de longo prazo, possivelmente encontrará outras opções de alocação direta com rentabilidade superior, como debêntures, por exemplo ou outros títulos privados. Observar também a exposição e o limite da garantia do FGC. E, se for o caso, diversificar as LCIs em algumas intituições diferentes.

Abraço!

André Bona

Commentários

comments

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. André Bona    

    Uma observação: os comparativos de LCI x CDB que divulguei no artigo podem ser diferentes. Eu quis apenas mostrar como a eficiência tributária pode impactar positivamente na rentabilidade. Dessa forma, se alguém quiser, de forma concreta, fazer um comparativo de taxas reais obtidas, pode me escrever.

    Abç!

  2. Seth Cohen    

    André Boa Tarde

    Se eu entendi bem quanto mesmo tempo eu investir no LCI mais rentável será?
    ■De 0 a 6 meses incompletos, uma LCI de 91% do CDI, por ser isenta de IR, equivale a um CDB de 118% do CDI!!!
    ■De 6 a 12 meses incompletos, a mesma LCI equivale a um CDB de 114% do CDI.
    ■De 12 a 24 meses incompletos, a mesma LCI equivale a um CDB de 110% do CDI.
    ■Acima de 24 meses, a mesma LCI equivale a um CDB de 106% do CDI.

    É isso mesmo, investir 6 meses é melhor que 1 ano?

    1. André Bona    

      Olá Seth, sim, você entendeu certo em termos relativos. Em termos absolutos, obviamente, quanto mais tempo você investir na LCI, mais dinheiro receberá, porém, nesse caso, voê poderá encontrar, para prazos mais longos, outros investimentos com tributação que poderão ser mais rentáveis.

      Apenas para fins didáticos, vamos supor que o CDI seja de 5% em seis meses, 10% a.a. num ano, 20% em 2 anos, 30% em 3 anos. Exemplo didático, ok? Sem considerar a capitalização.

      Eu tenho dois investimentos para escolher (10 mil pra aplicar):

      LCI com rentabilidade de 91% do CDI OU um CDB de 110% do CDI.

      Se o seu dinheiro for resgatado no final de 6 meses, os rendimentos seriam:

      LCI: 91% x 5% = 4,55 = 455,00
      CDB: 110% x 5% = 5,50 – 1,10 (IR 20%) = 440,00

      Se for resgatado ao final de 1 ano:

      LCI: 91% x 10% = 9,10% = 910,00
      CDB: 110% x 10% = 11 – 1,92 (IR 17,50%) = 907,50

      Se for resgatado ao final de dois anos:

      LCI: 91% x 20% = 18,20% = 1820,00
      CDB: 110% x 20% = 22 – 3,30 (IR 15%) = 1870,00

      Entendeu?

      Assim, a LCI sempre se mostrará mais vantajosa, para dinheiro investido para prazos menores.

      1. Elinho    

        Tenho investimentos em LCI na CEF, o prazo de carência é de apenas 60 dias, pois a Caixa obtém quase 70% do lastro imobiliário no Brasil, além do investimento ser garantido pelo tesouro e não pelo FGC, o que o torna (na minha opinião) o melhor banco para se investir dentro desse segmento.

        1. André Bona    

          Olá Elinho,

          Sobre sua opinião, apenas um ajuste: “o melhor banco pra você” e não o “melhor banco para se investir” pois investimento está subordinado a perfil e objetivos de cada investidor. Então não há uma verdade absoluta. Sua afirmação, dessa forma, induz o leitor ao erro, mas já fiz minha devida observação sobre isso.

          Alguns outros pontos que acho que estão meio atravessados na sua argumentação:

          1) O lastro de 70% é irrelevante. Toda LCI só pode ser emitida com lastro, então toda LCI emitida por qualquer banco tem lastro no crédito imobiliário e isso é controlado. Então não pense que sua LCI está lastreada em 70% do crédito imobiliário, pois esse mesmo 70% de crédito imobiliário também está lastreando a maior parte das LCIs do mercado. Então se um banco tem 0,1% do crédito imobiliário no Brasil e ele só emite LCIs correspondente a esse 0,1%. Logo é a mesma coisa.

          2) A Caixa também conta com a garantia do FGC. Ela é uma associada.

          3) A garantia da Caixa certamente estende-se a garantia do tesouro, já que é um banco público e nisso você tem razão. É até justo, já que a Caixa é utilizada pelo governo para políticas soiciais, então, dependendo da política do banco, ela pode até ser leniente na qualidade do crédito que fornece, pois não vai quebrar. Isso gera dividendo eleitoral, inclusive, o que torna tudo mais nebuloso, mas… é nossa realidade.

          4) Em contra-partida aespera-se que a Caixa conceitualmente pagará a menor remuneração frente aos demais bancos. Trata-se unicamente de uma relação risco x retorno. Se uma LCI da caixa te pagar 89% do CDI, por exemplo, isso equivale a 104% do CDI. Então, se sua questão é o risco, porque não nvestir no próprio tesouro, por meio da LFT, cuja rentabilidade é a Selic (sempre um pouco mais que o CDI) e com liquidez toda quarta-feira? Vai render um pouco menos que a LCI da Caixa, mas você estará ainda mais seguro. Mas banco nenhum te propõe isso, pois ganha muito pouco pela venda de tesouro…

          5) Lembre-se que o lucro dos bancos provém do spread bancário: diferença entre quanto pagam aos aplicadores e quanto emprestam aos tomadores. Dessa forma, o objetivo de um banco SEMPRE É pagar o minimo possível em titulos de renda fixa. Veja você: o BB por exemplo paga aproximadamente 84% do CDI na LCA (outra modalidade de renda fixa, lastreada em títulos do agronegócio – mas apenas falando do custo de oportunidade). A Caixa, com o Caixa do Governo (assim como o BB), pagar mais do que isso, me parece uma necessidade de captação acima do normal. Ou, como me disseram outro dia, uma estratégia de “ampliar a carteira de crédito” estranhamente num momento em que o país está a beira de uma recessão… Fluxo contrário de todo o mercado bancário… Mas, esse é o nosso governo…

          6) Voltando a escolha de sua LCI, sim, trata-se de uma relação de risco x retorno. Se você é um investidor extremamente conservador e tem ciência de que a sua rentabilidade SERÁ pior, tudo bem. Isso tem a ver com perfil.

          Sei que a Caixa paga uma bela rentabilidade para clientes acima de 1 milhão, chegando a 96% do CDI em algum montante que não sei precisar. No “mercado” esse mesmo investidor pode diversificar em LCIs de rentabilidade superior dentro dos limites do FGC OU investir em outros instrumentos de crédito, como a DPGE, cuja segurança do FGC (que a Caixa é uma associada) estende-se a 20 milhões.

          7) Uma reflexão sobre segurança: uma pessoa que mora na Guiné Bissau, pode achar que investir no Brasil é algo arriscado, já que ele vive na Guiná Bissau e conhece as coisas de lá. Porém isso é uma falta de entendimento da relação risco retorno, pois em circunstancia alguma espera-se que a Guiné Bissau seja mais segura do que o Brasil.

          Assim como quem está na Europa, nos EUA ou no Japão, considera investir no Brasil, mesmo nos titulos do governo, um risco absurdo frente ao que possuem a disposição… Então se você é extremamente conservador, sugiro proteger parte do seu patrimônio em dólar, fora do Brasil e não na Caixa Econômica, pois o risco Brasil continua existindo.

          ============

          No mais, se você acha as LCIs da Caixa atrativas pra você, como já disse, é uma questão de entender a relação risco x retorno. Os maiores investidores normalmente estão nos Bancos de Investimentos e não saem dessas boutiques de investimento, pois não olham 60 dias. OLham 5, 10, 20, 30 anos. E não acho que o crédito imobiliário, nessas taxas de Brasil, pode se expandir muito mais sem um grave problema… LCI, hoje, é tiro curtinho.

          Abs,

        2. Elinho    

          Bom dia André,

          Acho que não leu o meu breve e despretensioso comentário com a devida atenção. Coloquei o “na minha opinião” inclusive entre parênteses, justamente para ficar bem claro que é somente um ponto de vista meu, sem querer de maneira alguma induzir ninguém ao erro, até pq o investimento bom pra mim, pode ser um péssimo investimento para vc por exemplo. Como você mesmo disse isso depende do perfil x objetivo x prazo pelo qual cada um está investindo correto…??? no “meu caso” específico venho me dando muito bem, pois estou alcançando o alvo que mirei, “fabricando munição” para quem sabe amanhã o tiro se torne mais longo né rsrsrsrs. No mais estou de pleno acordo com você. Grande abraço

        3. André Bona    

          Perfeito Elinho, sim, sua opinião. Tá claro sim. Apenas abordei outras questoes levantadas por você para que não ficassem soltas para quem venha a ler. Abs,

        4. Elinho    

          Quanto a LFT oque acha do investimento ??? acha mais interessante qua as LCI’s ?? nunca olhei muito atentamente para esta modalidade de investimento….

        5. André Bona    

          LFT é diferente de LCI. São características diferentes e, como falamos, depende muito do objetivo de investimento de cada investidor. Não é possível responder assim sem conhecer em maior profundidade suas necessidades. Mencionei por conta do fator segurança que você levantou inicialmente.

          Tem aqui no Blog uma palestra de mais de 1 hora que falo detalhadamente sobre o tesouro direto. Diferente dos bancos, aqui você pode aprender pra escolher o que é melhor pra você! rs…

          Sugiro que dê uma olhada aqui: https://andrebona.com.br/site/tesouro-direto

          E aqui: https://andrebona.com.br/site/como-investir-no-tesouro-direto

  3. Natan    

    O FGC é uma segurança, mas deve rolar muita burocracia e alguns meses para você ver seu dinheiro novamente, não?

    1. André Bona    

      Normalmente não. Mais ou menos uns 60 dias. No caso do BVA, recente, esse sim demorou bem mais. Cerca de 6 meses. Mas isso ocorreu porque estavam tentando vender o banco.

  4. luiz    

    para uma aplicacao de dois milhoes prazo cinco anos

    qual seria a melhor alternativa?

    1. André Bona    

      Depende de vários fatores:

      1- Perfil do investidor (propensão ao risco)
      2- Objetivo do investimento
      3- Como essa aplicação está inserida no planejamento financeiro do investidor

      Somente após uma assessoria com entendimento de fatores como esses, seria possível ir ao mercado e escolher os produtos mais adequados.

      A escolha de um produto de investimento obedece obrigatoriamente a um planejamento financeiro. É a última etapa do processo.

      Caso tenha interesse em que possamos aprofundar o assunto, entre em contato pelo nosso formulário de contato ou pelo nosso 0800-719-0992 (não é central de atendimento – cai direto na nossa mesa de assessoria) que podemos orientá-lo de maneira adequada.

      Abs,

      André Bona

  5. Sebastien    

    Olá André,

    Venho a falar contigo pois sou estrangeiro e entendo pouco de todas essas propostas de investimentos. Tenho um pouco mais de 400.000 reais a investir, comecei com uma poupança, agora investi uma parte num CDB. Procuro sempre o melhor investimento pois vivo com a rentabilidade do meu investimento por enquanto.
    1/ Semana passada na caixa, uma gerente me fez a proposta de um LCI, que parece na caixa ser diferente dos outros bancos pois é possível fazer um resgate mensal depois de 60 dias de aplicação e a rentabilidade seria mais ou manos de 7% (minha mulher é funcionaria publica então podem me passar na faixa de cima, pelos investidores de quase 1 milhoe de reais.) Seria um bom investimento ?

    2/ Sabendo que quero deixar este dinheiro guardado là por 4 ou 5 anos o tempo de estudar na faculdade aqui, qual seria o melhor investimento, quero poder também resgatar mensalmente. Meu gerente me recomendou fundos HSBC (DI Privado LP Novo executivo e DI Privado LP executivo). Eu tenho a impressão que eles estão querendo me vender só produtos que pagam impostos, quando falo da LCI, falam que não tem agora.

    3/ O HSBC é um bom banco será talvez Itau seja melhor ?

    Parabéns pela iniciativa de orientar as pessoas nessa selva dos investimentos bancarios que me parecem um pouco difícil de entender exatamente.

    Atenciosamente

    Sebastien

    1. André Bona    

      Olá!

      Respondendo as suas dúvidas:

      1) Sim, a LCI é um bom produto. No entanto você precisa observar a taxa que a Caixa fará pra você. Porque em outros bancos menores as taxas tendem a ser MUITO melhores. E como a LCI é protegida pelo FGC, não importa o banco que você invista, pois até 250 mil, mesmo que o banco quebre, seu patrimonio está garantido. Então eu escolheria duas LCIs de bancos menores pra rentabilizar muito mais sem nenhum risco adicional.

      2) Investimentos normalmente usados pra retiradas periódicas, são fundos imobiliários (há risco de desvalorização das cotas, mas recebe-se parte dos aluguéis mensalmente) e títulos públicos com pagamento de cupom semestral. No mais, você deve utilizar produtos de renda fixa para não correr nenhum tipo de risco. Essa alternativa também é válida. MAS, você precisa comparar os fundos de vários bancos, pois as taxas de administração são MUITO diferentes e isso penaliza sua rentabilidade.

      3) Eu prefiro sempre comparar produtos de vários bancos. Na minha ótica, banco é pra ter conta, receber dinheiro, usar cartão e etc. Pra investir, prefiro corretoras e bancos de investimentos sem qualquer dúvida.

      Dê uma olhadinha no nosso serviço de assessoria de investimentos: https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos/

      Obrigado! Abs,

  6. sebastien    

    Obrigado André, vou procurar um outro banco com taxa maior de LCI, pois prefiro um investimento sem IR, sabendo como acabo sendo usando o IR aqui. Mas como ainda to a espera da minha permanência fica difícil esses bancos abrir uma conta para mim.
    Vou ver se consigo 2 LCI em bancos diferentes para garantir o meu dinheiro de volta no caso de fracasso.

    1. André Bona    

      Hoje, Sebastien, por exemplo, conseguimos duas LCIs muito boas para nossos clientes a 103% do CDI e a 98% do CDI, respectivamente. Se garimpar, acha.

      Abs,

      1. sebastien    

        Esqueci quanto a mulher da caixa tinha falado para mim pelo LCI.
        Mas então se da um rendimento de 103 % do CDI que esta a mais de 9%, o rendimento é ótimo, se não me engano.
        Por enquanto meu CDB no hsbc está a 98 % do CDI mas como iria investir iria me dar mais, quase 100 %, mas neste CDB tem que tirar essa droga de imposto que ao final da um rendimento não muito interessante.

        1. André Bona    

          Sem dúvida. Uma taxa de 103% em LCI é similar a uma taxa de 121% do CDI em CDB, por causa do imposto.

          O segredo de melhorar rentabilidade em CDBs e LCIs é correr pra instituições menores e investir dentro dos limites do FGC. Por isso investir por meio de uma corretora é melhor: porque com uma conta só, você acessa vários bancos.

        2. sebastien    

          Interessante mas não sei como funciona exatamente como funciona com corretora, quanto eles cobram, e nem se tem na minha cidade, Goiania.
          Mas eu esquecei que o LCI para mim nao ta bom pois preciso tirar o lucro a cada mês, e isso é so no LCI da ciaxa.

        3. André Bona    

          Sim, mas você não vai precisar TODO o dinheiro todo mês. Acho que você deve diversificar pra melhorar rentabilidade. Separar os prazos do dinheiro e conseguir assim, no todo, uma rentabilidade superior.

      2. Elinho    

        Interessante….!!!!! oque conseguiria com algo em torno de R$ 50.000,00 André ?? já dá pra se ter boa rentabilidade com este valor ??? onde posso fazer contato com você para detalharmos melhor a respeito ??

        1. André Bona    

          Assista o nosso video que explica detalhadamente como funciona nossa assessoria de investimentos, no menu “Assessoria de investimentos” no topo do Blog.

          Caso tenha interesse, faça sua solicitação no botão que fica abaixo do vídeo que você será direcionado para nosso atendimento.

          Abs,

  7. Roger    

    Boa tarde André,

    Ainda tenho uma dúvida sobre o FGC: diz por CPF e por instituição / aglomerado financeiro.

    Se eu tenho, por exemplo, R$ 600 mil, e decido comprar 3 LCIs de 3 instituições diferentes e independentes.

    Eu tenho 1 CPF mas tenho 3 instituições diferentes.

    O FGC cobriria até o limite de R$ 250 mil cada uma, até o limite de R$ 750 mil, ou somente R$ 250 mil pelo meu CPF?

    Grato pela atenção.

    1. André Bona    

      Exatamente. Ele cobrirá até 250 mil para CADA uma das instituições até o limite de 750 mil. Se você tiver 2 milhoes e colocar em 10 bancos diferentes, também estará integralmente protegido.

      Abs,

  8. Silvia Mendes    

    Bom dia,

    Não entendo muito sobre essas aplicações. Minha duvida é. No caso do LCI, eu tenho que aplicar um montante todo mês, ou há uma aplicação inicial apenas? E no CDB.

    Desde já agradeço.

    1. André Bona    

      Silvia,

      Em nenhuma aplicação financeira vc tem OBRIGAÇÂO de depositar valor mensal nenhum. O dinheiro é seu. No caso da LCI, não. Você investe numa LCI para um prazo determinado, um valor X e vai resgatar Y ao final do prazo definido e com a rentabilidade pactuada no início. NO caso da LCI nao existirão depósitos adicionais.

  9. Paulo    

    Bom dia André, quero dar parabéns ao site e aos vídeos do youtube, bem esclarecedores mesmo. Minha dúvida é a seguinte:
    Vi neste link
    http://www.bb.com.br/portalbb/page100,116,500239,1,0,1,1.bb?codigoMenu=1092&codigoRet=17998&bread=3

    que com 1.000 reais posso comprar uma LCI, minha dúvida é, quanto tempo eu tenho que ficar com ela, tipo 1 ano, 2 anos, e outra coisa, se tenho que fazer algum depósito mensal? tenho como certo, depositar 100 reais na poupança, por exemplo se a LCI for de 2 anos, vale mais a pena colocar 100 reais na poupança ou comprar a LCI, qual vai render mais?

    1. André Bona    

      Olá Paulo!

      Quanto a sua dúvida:

      1) Cada banco emite LCIs com valor mínimo que quiser. Quanto maior o valor, a taxa TENDE a ser maior. Você encontra a partir de 1 mil reais sim.

      2) O prazo de cada LCI é definido na hora que voc~e contrata. Tem LCI de 1 mês, tem LCI de 6 meses. Tem LCI de 2 anos. Na hora da aplicação, você tem que saber qual está sendo ofertada e quais opções você tem. As de maior prazo, rendem mais.

      3) Não há deposito mensal. Entenda cada LCI como um titulo. Você “compra” aquele título. Não tem como fazer novos aportes. Tens que comprar outros títulos se quiser investir novamente em LCI.

      4) 100,00 reais não poderá comprar novas LCIs. Com esse valor, você fica sem muitas opções. Se a LCI vai render mais que a poupança, não é toda LCI que é igual. Cada LCI tem uma taxa pactuada. Tem LCI de 80% do CDI, tem LCI de 100% do CDI e um monte no meio. MAs 100,00 não será possível aplicar em LCI.

      Se você estiver na fase de acumulação de patrimônio, observe que mais importante que a rentabilidade do seu investimento é a capacidade de juntar dinheiro mensalemnte. A diferença de rentabilidade fará muito pouca diferença; Imagina que, hipoteticamente, você encontrasse um investimento que rendesse 100% ao ano? (não existe, é uma hipótese). Se vc deposita 100,00 e com 100% de rentabilidade terá 200,00. Isso não muda nada. Já se você depositar 100,00 todo mes e tiver uma rentabiliade de 0,50% ao ano, você terá 1.200 + a rentabilidade do período. Ou seja: concentre-se em ACUMULAR. Poupar todo mês. Na medida em que seu patrimonio for aumentando, as novas opções irão surgir.

      Abs,

  10. Marcos    

    Olá André, estou buscando uma alternativa à poupança para depositar minha reserva de emergência de 6 meses.
    Neste caso, pelo o que consegui me informar até agora, as LCIs têm uma carência mínima de 60 dias, as mais interessantes de 180 dias. Desta forma o propósito de reserva de emergência estaria descaracterizado.
    Qual seria então a melhor alternativa neste momento? LFT, fundo DI com taxa de adm a 0,5% ou CDB? Abs.

    1. André Bona    

      Olá Marcos! O caminho seria esse mesmo: fundo DI ou fundo de RF com liquidez imediata, ambos com boas taxas de administração, de 0,30% a.a. a 0,50% a.a. no máximo.

      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.

      Pra saber que investimento é mais adequado pra você, de acordo com seus objetivos, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos

      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.

      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples, rápida e imediata.

  11. Sebastien    

    Ola André,
    Acho importante dizer pelas pessoas querendo uma boa renda e poder resgatar um pouco de dinheiro depois de 60 dias que a caixa propõe de resgatar valores mulitplus de 1.000 reais.
    O que você acha do risco da caixa passar um crise financeira em 2015 por falta de liquidez ?
    Acha que o LCI vai continuar rendendo quase 9% ao ano como este ano ?

    Abs

    1. André Bona    

      Olá Sebastien,

      Sem dúvida a Caixa tem essa LCI, assim como BB tem uma LCA parecida também. A questão é comparar a taxa. As LCIs e LCAs de BB e Caixa pagam MUITO MENOS rentabilidade que de outras instituições. Mas atendem bem SOMENTE o dinheiro que fica disponível pra liquidez. E numa carteira balanceada, você deve ter dinheiro líquido (disponível para resgates imediatamente, dinheiro para curto prazo, médio prazo e longo prazo. Nos 2 últimos, as rentabilidades tendem a ser muito maiores.

      A LCI rendendo 9%? Na verdade a LCI rende um % do CDI. Hoje, a Selic está em 11%, logo se uma LCI pagar 100% do CDI, vai render perto disso: 11% a.a..

      Abs,

    2. André Bona    

      OLá Sebastien!

      A LCI normalmente acompanha o CDI, logo se o CDI sobe a rentabilidde do CDI tb sobe. render 9% ao ano ou qualquer valor ao ano não é um indicativo bom ou ruim. Você precisa monitorar o indicador de referencia. Ter rendido 9, quando a taxa do CDI fora 10, por exemplo, é péssimo.

      Eu acho que pra quem pretende resgatar o investimento em 60 dias, é uma boa mesmo. Mas isso não é nem investimento na minha visão. É um dinheiro de caixa. Até 1 ano, eu acho que devemos entender tratar-se de um investimento de prazo imediato. de 1 a 3, de curto prazo, de 3 a 5 de médio prazo e acima de 5, médio pra longo. Longo mesmo é acima de 10 anos. Sendo assim, se uma pessoa vai realmente montar uma carteira com objetivo de acumulação de patrimonio, usar um investimento de liquidez de 60 dias é inapropriado. Mas se for um dinheiro ali pra gastar rápido, tudo bem.

  12. Jose Roberto    

    Quero fazer uma LCI pelo prazo de 6 meses como valor de RS 4.000.000,00.
    Qual a taxa mínima e a melhor que alcanço com um banco de 1* linha?

    1. André Bona    

      Nesse caso José Roberto, você precisa cotar no banco que deseja. A pergunta que você precisa se fazer é: LCI é o melhor para os seus objetivos?

    2. Camara    

      José Roberto, se o seu objeto é aplicar por um prazo de 6 meses, ou seja curtíssimo prazo, acho que o melhor seria a LCI mesmo. Visto que na Renda Fixa tudo é tributado pelo I.R. exceto LCI e LCA. E na renda variável, o ideal é para investimento de logo prazo.

      Na CEF eles vão te pagar 92 a 95% do CDI, com liquidez diária apos 6 meses. Eu também tenho um grana na metade disto.
      Eu sei de um caso de uma empresa de consultoria que pegou um lote de 180 milhões em LCI da Caixa para distribuir (pulverizar) em cotas minimas de milhão cada. Nesta operação a taxa seria de 97% do CDI. E a renumeração do consultor seria de 0,2% a.a. Seria interessante saber se o Andre Bona faz este tipo de operação junto a Caixa, para oferecer aos cliente dele. Se fizer, eu to dentro!!! E só me chamar.

      1. André Bona    

        Recurso de 6 meses realmente não é recurso para investimento. É apenas um dinheiro de giro. Não temos no nosso perfil de clientes investidores para esse prazo, pois não é o propósito.

        Você tem que ter cuidado em saber se esses títulos vendidos por terceiros serão discrimidados no CPF do investidor e registrados na CETIP.

        Nosso trabalho de assessoria é de planejamento de investimentos. Já vi muitos investidores comprarem taxas e perderem dinheiro. Acontece TODA SEMANA.

        Abs,

  13. Martins    

    André,

    Li toda sua matéria e todos os comentários, aprendi muita coisa, parabéns e muito obrigado, seu site já esta nos meus favoritos e vou ler todo ele. Nesta matéria o básico de tudo eu fiquei na dúvida, eu não entendi a matemática para saber quanto é equivalente a LCI perante o CDI, por exemplo, eu li que uma LCI de 91% do CDI, equivale a um CDB de 117% do CDI, legal, mas como eu chego neste valor de 117%? Quero cotar com alguns bancos que com certeza vão propor, 91% 86%, 88%, etc, etc…e aí preciso fazer essa matemática para comparar com o CDI que já tenho no meu banco, que atualmente é 101% do CDI.
    (desculpe minha ignorância…rs..)

    Obrigado e sucesso!

    1. André Bona    

      Olá Martins! A comparação não é da LCI com o CDI, é com o CDB ou com qualquer modalidade de investimento atrelada ao CDI que tenha imposto.

      Veja como é simples:

      1- A tabela de IR em investimentos segue o seguinte princípio:

      a) aplicações de 0 a 180 dias: 22,5% de imposto sobre a rentabilidade

      b) 180 a 360 dias: 20% de IR

      c) 360 a 720: 17,5% de IR

      d) acima de 720 dias: 15% de IR

      =====

      2- Se você tiver 100% do CDI bruto, então desconte o imposto e terá:

      a) Entre 0 e 180 dias: 100% – 22,50% = 77,50% do CDI. Logo, 100% do CDI bruto equivale a 77,50% do CDI líquido neste prazo

      b) Entre 180 e 360 dias: 100% – 20% = 80% do CDI. Logo, 100% do CDI bruto equivale a 80% do CDI líquido neste prazo

      c) Entre 360 e 720 dias: 100% – 17,5% = 82,50% do CDI. Logo, 100% do CDI bruto equivale a 82,5% do CDI líquido neste prazo

      d) Acima de 720 dias: 100% – 15% = 85% do CDI. Logo, 100% do CDI bruto equivale a 85% do CDI líquido neste prazo

      ===========

      3- Agora você quer saber a equivalência. VAmos supor que você ache uma LCI de 93% do CDI. E você pretende aplicar esse dinheiro por 1 ano.

      Como o 93 da LCI é LIQUIDO, e o 100% do CDI acima de 1 ano líquido é de 82,5%, então basta dividir:

      a) 93 dividido por 82,50 x 100 = 112,73% do CDI.

      Logo, uma LCI de 93% do CDI equivale, neste prazo, a um CDB de 112,73% do CDI. Como você cosegue 101% no seu banco, então uma LCI de 93, neste exemplo, é muito mais rentável que o CDB de 101%.

      No caso do exemplo do artigo, um dinheiro que fique menos de 6 meses aplicado e seja resgatado dentro desse prazo, com uma LCI de 91%, basta você fazer a conta:

      b) 91 / 77,50 x 100 = 117,42% do CDI

      =================

      Outros pontos de alerta:

      1) Ao invés de ir de banco em banco procurando, seria mais eficaz procurar via corretoras.

      2) Você não deve buscar investimentos somente pela rentabilidade. Existe o chamado tripé dos investimentos que inclui: rentabilidade, segurança e liquidez. Uma carteira de investimentos bem montada abrange todos os aspectos. Então a simples troca pode ser ruim. Tuod depende no plano de investimentos/planejamento financeiro. Falo um pouquinho disso nesse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=iMNn1mPD6bI&list=UUu7a5rOuk4K1AJzSIaku5Hw

      3) Pode ser que a LCI, mesmo sendo mais rentável, não seja adequada a sua vida.

      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.

      Pra saber que investimento é mais adequado pra você, de acordo com seus objetivos, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos

      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.

      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples, rápida e imediata.

      Para entender melhor nosso serviço, você também pode consultar o nosso link de perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/faq/

      Abs,

      André

      1. Martins    

        Muito obrigado pelas respostas e vou ver os outros links indicados. Outra dúvida, é normal e fácil encontrar bancos grandes que paguem 91, 93% no LCI? Pergunto isso porque na tabela do meu banco não passa de 86% para investimentos altos, investimentos de baixo valor esta em torno de 82%.

        1. André Bona    

          É mais dificil mesmo, mas por exemplo, atualmente tem um do BNDES por 93% pra 1 ano. Montantes acima de 2, 3 milhões, já vi caso de 96% em banco grande sim. Mas chegar em 97 a 100% com 10, 20 mil, só banco médio mesmo.

  14. Martins    

    Os LCIs de bancos são atrelados a FII? (ou estou falando bobagem). Os bancos costumam cobrar alguma taxa de administração por esta modalidade de investimento?

    1. André Bona    

      Martins, FIIs são fundos imobiliários. Uma outra coisa. Aliás tem uma palestra de mais de uma hora sobre esse tem no Blog. LCI são títulos de crédito. Outra coisa. Não há taxa de administração em LCI.

  15. Viviane Matos    

    Olá, André

    Tenho uma dúvida sobre a incidência da inflação quando eu penso na rentabilidade de uma LCI.

    Por exemplo:

    Se uma LCI rende 90% do CDI e o CDI está com uma taxa de 11% eu terei 9,9% de rentabilidade real certo? E o desconto da inflação? Eu não teria que considerar também? Como por exemplo 9,9% -inflação = Rentabilidade líquida?

    Abraço,

  16. luiz    

    André,boa noite,se entendi bem as publicações acima uma LCI da CEF ou BB com prazo de 2 anos mas com opção de carência de 60 dias(opção de resgate antecipado) paga uma taxa menor mas posso retirar todo ou parte do investimento após período de carência sem prejuízo inclusive do rendimento?Se afirmativo porque então o vencimento de 1\2\3 anos?Grato

    1. André Bona    

      Olá Luiz!

      Justamente porque a taxa para prazos mais longos é bem melhor que as de prazos mais curtos. E se você precisa de prazos mais curtos há muitas outras alternativas mais interessantes do que essas LCIs do BB ou CEF.

      Abs,

      André

  17. luiz    

    Boa noite, André, oque você recomendaria então para quem possui 500 mil para investimento.Recurso esse guardado p compra de um imóvel ,compra que pode acontecer no final de 2015 ou em 2016.Investimento que como você mesmo disse que seja uma alternativas mais interessantes do que essas LCIs do BB ou CEF.Grato

    1. André Bona    

      Olá Luiz!

      As dúvidas sobre conteúdo receberão nossa atenção se forem colocadas exatamente no mesmo canal onde está a informação. Dessa forma, você aprenderá com as dúvidas de outros investidores e outros investidores aprenderão com as suas dúvidas!

      As dúvidas sobre necessidades pessoais, onde o investidor visa o benefício individual da informação somente são atendidas por meio dos serviços abaixo:

      > Assessoria gratuita de investimentos: https://andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/ ou

      > Consulta Educacional Individual: https://andrebona.com.br/consulta-individual/

      Abs,

  18. luiz    

    André ,pelo oque andei lendo existe uma circular do BACEN 3152 substituída pela 3614 que diz que” É vedado o pagamento dos valores relativos à atualização
    monetária apropriados desde a emissão, quando ocorrer o resgate antecipado, total ou parcial”então não adianta investir em uma LCI no BB ou CEF com vencimento daqui a 2 ou 3 anos com opção de resgate(carência) de 60 dias que paga uma alíquota menor, acredito que uma sem opção de resgate, se eu resgatar antes do vencimento de 2/3 anos(após carência 60 dias) não tenho direito a correção ,é isso mesmo ou estou enganado.Grato

    1. André Bona    

      Luiz,

      Acho que seu raciocínio está muito restrito. Precisa ampliar um pouco sua visão:

      1) Porque que tem que ser na CEF ou no BB? Em outros bancos as taxas são melhores. Você pode ir pra bancos menores, ganhar mais taxa e ter a garantia do FGC.

      2) Se você está escolhendo entre LCIs da CEF ou do BB com liquidez ou com prazo mais longo, dá no mesmo. As taxas de remuneração ao investidor nesses bancos SEMPRE serão menores que as taxas de outros bancos.

      3) Você não precisa ter tudo em UMA LCI. Aliás, isso não é carteira. Isso é ser produteiro. Ao invés de pensar em produto, pense em carteira. Uma carteira pode, por exemplo, ter uma aplicação com mais liquidez, uma outra com 1 ano e outra com 2 anos. A de 2 anos vai render mais. A de 1 ano também mais que a aplicação mais liquida. Assim, você possui uma rentabilidade geral superior e utiliza a parte disponível para a sua liquidez.

      4) Porque tem que ser LCI? Veja esse video aqui que eu fiz: https://youtu.be/Lm3vbRhfM7Q

      Não restrinja suas possibilidades.

      Você restringiu a modalidade. LCI. Depois restringiu os emissores: CEF e BB. E depois restringiu a opção de prazo. Desculpe-me mas assim não se monta uma boa carteira.

      Abs,

  19. Laone    

    Boa tarde André , com essa crise instalada em nosso pais atualmente, correm boatos de que o governo pode vir a confiscar a poupança de pessoas que tem acima de R$ 10,000,00 aplicado,sendo assim existe algum tipo de investimento em que o governo não venha a tocar(confiscar) ? tenho investimentos em CDBs desde já agradeço.

    Att: Laone

    1. André Bona    

      Olá!

      Não tem como comentar boato… Porque todo dia tem um boato novo de algo diferente no mercado financeiro…

      Abs,

  20. Elisio Otavio    

    Andre, boa noite! Atualmente o que é mais vantajoso para investir: Fundos imobiliários ou LCI?
    Tenho r$10.000,00 pra começar e pretendo investir r$500,00 todo mês pensando na aposentadoria. Tenho 46 anos. Desde já agradeço!

    1. André Bona    

      Elisio, são investimentos completamente diferentes. Um é ativo de renda fixa e outro é renda variável, portanto, com muito mais risco. Mas nao recomendo nenhum dos dois casos para o montante informado.

      Conheça nossa assessoria gratuita aqui: > Assessoria gratuita de investimentos: https://andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/

  21. Neto    

    Venho acompanhando o site e realmente tenho lido bastante a respeito de aplicação em LCI. que parece ser o que mais rende atualmente.. tenho vontade de fazer um investimento em 36 meses.

    o serviço de assessoria de vocês pesquisam qual o banco sera mais vantagem e qual sera o melhor retorno encima desse período ??

    outra questão que tenho duvidas é se é possível retirar os juros de 2 em 2 meses… ou só após o termino do plano escolhido ?!?!

    1. André Bona    

      Olá Neto.

      Não, atualmente a LCI não é o investimento de melhor rentabilidade em renda fixa. O nosso serviço te ajuda, dentro dos produtos dos bancos disponíveis na corretora com a qual temos contrato, a escolher.

      Normalmente as LCIs não funcionam assim (rendimentos de 2 em 2 meses). MAs é possível criar uma carteira de investimetnos para tal finalidade.

      As dúvidas sobre necessidades pessoais, onde o investidor visa o benefício individual da informação somente são atendidas por meio dos serviços abaixo:

      > Assessoria gratuita de investimentos: https://andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/ ou

      > Consulta Educacional Individual: https://andrebona.com.br/consulta-individual/

      Espero poder ajudá-lo.

      Abs,

  22. Claudio    

    Bom dia, tenho 35.000,00 na poupança e o banco me ofereceu para aplicar em LCI, mas so paga 78% do CDI, e vantagem essa aplicação?

    1. André Bona    

      Claudio, depende do seu planejamento, mas essa taxa me parece péssima. Abs,

      1. Claudio    

        É por um periodo de 6 meses, e qual seria a taxa de CDI indicada para esse valor, para negociar com outros bancos, grato.

        1. André Bona    

          Olá!

          As dúvidas sobre necessidades pessoais, onde o investidor visa o benefício individual da informação somente são atendidas por meio dos serviços abaixo:

          > Assessoria gratuita de investimentos: https://andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/ ou

          > Consulta Educacional Individual: https://andrebona.com.br/consulta-individual/

          Como o seu prazo é muito curto, acredito que a diferença de rentabilidade em termos absolutor pode ser menor que o trabalho de procurar.

          Abs,

  23. Rogerio    

    boa noite, tenho um CDB com 98% e um LCI de 6 meses com 80%, quero fazer outros, planejei 6 LCIs de 80%, isso me possibilita ter dinheiro todo mes caso precise, caso nao precise terei um rendimento melhor que poupança. vc acha esse metodo interessante ? ou existe algo melhor ? obrigado

    1. André Bona    

      Não sei Rogério. Depende do seu planejamento. Não adianta falar de produto antes de saber qual é o planejamento financeiro.

      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.

      Pra saber que investimento é mais adequado, de acordo com seus objetivos, perfil e fase da vida financeira, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos

      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.

      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples e imediata.

      Para entender melhor nosso serviço, você também pode consultar o nosso link de perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/faq/

      Abs,

  24. Ciro Silva    

    Boa Tarde, Sr. André Bona!!
    Tenho R$ 35.000,00 e queria investir em um período de curto prazo (12 meses), eu teria pra alimentar essa aplicação R$ 2.500,00 (mensais) qual seria a melhor opção de investimento?? O LCI ou o CDB?? se for a LCI, até quantos % do CDI é vantajoso eu aplicar ou se for o CDB quantos % do CDI seria vantajoso, ou se teria um outro investimento mais rentável neste período de curto prazo (12 meses)?!!
    Obrigado!!

    1. André Bona    

      É necessário construir um plano de investimentos, Ciro.

      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.

      Pra saber que investimento é mais adequado, de acordo com seus objetivos, perfil e fase da vida financeira, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos

      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.

      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples e imediata.

      Para entender melhor nosso serviço, você também pode consultar o nosso link de perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/faq/

      Abs,

  25. LUCAS HENRIQUE    

    Ola,, estou para investir em uma lci do banco maxima, voce sabe me dizer se tem o FGC porque eu procurei no site do FGC e nao encontrei.obrigado aguardo respostas

    1. André Bona    

      Olá!

      Não existe banco sem FGC. Associados ao FGC nesse link: http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=18

      Abs,

  26. carlos    

    boa tarde andre. gostaria de saber se o rendimento da LCI rende somente pela aplicaçao ou rende tambem sobre o lucro… ex: invisto 200 mil, depois de 1 mes ja vai ter 202 mil por ex…. no segundo mes ele rende sobre os 200 ou pelos 202 mil…. sou leigo nesta parte…

    1. André Bona    

      Sim, em juros compostos, diariamente em cima do saldo atualizado do dia anterior.
      Abs,

  27. Barros    

    Tenho para amanhã um resgate de vgbl da Caixa. pretendo aplicar em LCI ; o disponível é aproximad. 430 mil e a aplicação pode ser para 360 à 270 dias (mais ou menos). Gostaria de contar com seus serviços. Neste momento quais as propostas que posso receber ?? Quais os valores finais, i.é, descontados as despesas como corretagem e outras? Assim como outras pessoas que estão acostumadas a tratar direto com suas agencias bancarias tenho dúvidas e receios de como se processará esse investimentos. Obrigado

    1. André Bona    

      Olá Barros!

      Sugiro ver como funciona o serviço de assessoria no link: https://andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/

      Todas as dúvidas relativas a segurança, custos e etc são esclarecidos lá. Já adianto que nosso serviço não gera custos ao investidor. Os custos são pertinentes a cada modalidade de investimento, que já existiriam em qualquer lugar. Aliás, nosso trabalho é também reduzir seus custos e não aumentá-los!

      Assim que assistir ao video completamente, basta solicitar a assessoria no botão abaixo do vídeo que o processo de atendimento começará.

      Abs,

  28. Diogo    

    Olá André Bona! Primeiramente parabéns pelo site, encontrei informações muito interessantes aqui! Vou começar a fazer aplicações e gostaria de tirar duas dúvidas com você:

    1) Tenho disponibilidade para fazer investimentos mensais de R$ 1.000,00 e não tenho pressa para retirar o dinheiro. Neste caso, dentre as aplicações mais moderadas (LCI, CDBs e outras similares), qual seria o capital inicial mais adequado (penso em algo que pudesse economizar dentro da minha realidade – mais ou menos de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00)? Para essas aplicações posso fazer investimentos mensais (nas simulações sempre vejo capital inicial e rentabilidade final mas nunca aplicações mensais para o mesmo investimento)?

    2) Com relação ao tipo de investidor penso que no início o mais adequado seria assumir um perfil mais moderado e com o tempo direcionar parte dos recursos para aplicações de riscos maiores. Faz sentido esta estratégia? Sou iniciante no assunto por isso não tenho muita noção se estou no caminho certo ou não.

    Muito obrigado e parabéns novamente!

    1. André Bona    

      Olá Diogo, como vai?

      No caso de orientações individuais, atendemos por meio de nosso serviço de assessoria de invesitmentos.

      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.

      Pra saber que investimento é mais adequado, de acordo com seus objetivos, perfil e fase da vida financeira, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos

      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.

      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples e imediata.

      Para entender melhor nosso serviço, você também pode consultar o nosso link de perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/faq/

      As etapas da assessoria são:

      1- O serviço se inicia com no momento em que o investidor faz a solicitação de atendimento: https://andrebona.com.br/site/assessoria

      2- Imediatamente após a solicitação, o investidor recebe um link personalizado, de acordo com a faixa patrimonial informada na solicitação, para que possa fornecer as informações que são essenciais na elaboração de um plano de investimentos.

      3- Ao final do questionário, o investidor receberá automaticamente e imediatamente um estudo contendo um plano de investimentos com proporções sugeridas para cada tipo de investimento de acordo com seus objetivos.

      4- Após ter o estudo em mãos, o investidor tira suas dúvidas com a nossa equipe de assessoria, quando também são feitos os eventuais ajustes na carteira, se necessário.

      5- A última etapa é a abertura da conta e a realização dos investimentos.

      Posteriormente, o serviço está disponível sempre que o investidor julgar necessário, podendo entrar em contato quando precisar para tirar novas dúvidas, fazer novos investimentos e etc. A assessoria fica permanentemente disponível.

      Abs,

      1. Diogo    

        Olá André!

        Muito obrigado pelo retorno. Vou fazer isso que você sugeriu. Conheci o site faz pouco tempo e não tinha conhecimento sobre todos os serviços oferecidos. De qualquer forma muito obrigado pelo direcionamento!

        Abs,

  29. adriana    

    Bom dia,
    Tenho um dinheiro aplicado em poupança no Banco do Brasil para cada um de meus filhos que são menores de idade para ajudar no custo da faculdade daqui ha 10 anos.
    Poderia passar para um LCI mesmo eles sendo menores de 18 anos (6 e 4 anos respectivamente) ou por serem menores de idade só poderiam ter poupança?
    A poupança esta no nome deles e eu como responsável.
    Grata Adriana

    1. André Bona    

      Olá, como vai?

      No caso de orientações individuais, atendemos por meio de nosso serviço de assessoria de invesitmentos.

      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.

      Pra saber que investimento é mais adequado, de acordo com seus objetivos, perfil e fase da vida financeira, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos

      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.

      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples e imediata.

      Para entender melhor nosso serviço, você também pode consultar o nosso link de perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/faq/

      As etapas da assessoria são:

      1- O serviço se inicia com no momento em que o investidor faz a solicitação de atendimento: https://andrebona.com.br/site/assessoria

      2- Imediatamente após a solicitação, o investidor recebe um link personalizado, de acordo com a faixa patrimonial informada na solicitação, para que possa fornecer as informações que são essenciais na elaboração de um plano de investimentos.

      3- Ao final do questionário, o investidor receberá automaticamente e imediatamente um estudo contendo um plano de investimentos com proporções sugeridas para cada tipo de investimento de acordo com seus objetivos.

      4- Após ter o estudo em mãos, o investidor tira suas dúvidas com a nossa equipe de assessoria, quando também são feitos os eventuais ajustes na carteira, se necessário.

      5- A última etapa é a abertura da conta e a realização dos investimentos.

      Posteriormente, o serviço está disponível sempre que o investidor julgar necessário, podendo entrar em contato quando precisar para tirar novas dúvidas, fazer novos investimentos e etc. A assessoria fica permanentemente disponível.

      Abs,

  30. loren    

    Boa noite André. Sabe dizer qual banco grande está pagando melhor taxa de lci/lca para o valor de 150mil por 1 ano e meio?? O BB está pagando mto mal, 84% do cdi.

    1. André Bona    

      Banco grande sempre paga mal. Tem que ir em cada um deles e pesquisar. Além disso, nesse momento, as LCIs e LCAs estão escassas no mercado por falta de lastro. Abs,

  31. Hélio    

    Bom dia André , tenho 50 mil e 4 mil mensal gostaria de saber a melhor aplicação para o meu perfil de investidor?

    1. André Bona    

      Olá, como vai?

      No caso de orientações individuais, atendemos por meio de nosso serviço de assessoria de invesitmentos.

      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.

      Pra saber que investimento é mais adequado, de acordo com seus objetivos, perfil e fase da vida financeira, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos

      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.

      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples e imediata.

      Para entender melhor nosso serviço, você também pode consultar o nosso link de perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/faq/

      As etapas da assessoria são:

      1- O serviço se inicia com no momento em que o investidor faz a solicitação de atendimento: https://andrebona.com.br/site/assessoria

      2- Imediatamente após a solicitação, o investidor recebe um link personalizado, de acordo com a faixa patrimonial informada na solicitação, para que possa fornecer as informações que são essenciais na elaboração de um plano de investimentos.

      3- Ao final do questionário, o investidor receberá automaticamente e imediatamente um estudo contendo um plano de investimentos com proporções sugeridas para cada tipo de investimento de acordo com seus objetivos.

      4- Após ter o estudo em mãos, o investidor tira suas dúvidas com a nossa equipe de assessoria, quando também são feitos os eventuais ajustes na carteira, se necessário.

      5- A última etapa é a abertura da conta e a realização dos investimentos.

      Posteriormente, o serviço está disponível sempre que o investidor julgar necessário, podendo entrar em contato quando precisar para tirar novas dúvidas, fazer novos investimentos e etc. A assessoria fica permanentemente disponível.

      Abs,

  32. Gustavo    

    Bom dia, tenho a opção de uma LCA a 91% do CDI com 374 dias de prazo ou um CDB com 116% do CDI com 363 dias. Qual seria mais rentável nessas condições? Algum risco por ser bancos que não conheço ou posso confiar plenamente na garantia de FGC?

    1. André Bona    

      Olá, como vai?
      No caso de orientações individuais, atendemos por meio de nosso serviço de assessoria de investimentos.
      A escolha dos melhores investimentos depende dos objetivos e perfil de cada investidor, de maneira individualizada.
      Pra saber que investimento é mais adequado, de acordo com seus objetivos, perfil e fase da vida financeira, veja como funciona a nossa assessoria no link https://andrebona.com.br/site/assessoria-de-investimentos
      Abaixo do vídeo, você poderá solicitar o nosso atendimento.
      Formularemos uma sugestão de investimentos 100% adequada às suas necessidades de maneira simples e imediata.
      Para entender melhor nosso serviço, você também pode consultar o nosso link de perguntas e respostas: https://andrebona.com.br/faq/

      As etapas da assessoria são:

      1- O serviço se inicia com no momento em que o investidor faz a solicitação de atendimento: https://andrebona.com.br/site/assessoria
      2- Imediatamente após a solicitação, o investidor recebe um link personalizado, de acordo com a faixa patrimonial informada na solicitação, para que possa fornecer as informações que são essenciais na elaboração de um plano de investimentos.
      3- Ao final do questionário, o investidor receberá automaticamente e imediatamente um estudo contendo um plano de investimentos com proporções sugeridas para cada tipo de investimento de acordo com seus objetivos.
      4- Após ter o estudo em mãos, o investidor tira suas dúvidas com a nossa equipe de assessoria, quando também são feitos os eventuais ajustes na carteira, se necessário.
      5- A última etapa é a abertura da conta e a realização dos investimentos.

      Posteriormente, o serviço está disponível sempre que o investidor julgar necessário, podendo entrar em contato quando precisar para tirar novas dúvidas, fazer novos investimentos e etc. A assessoria fica permanentemente disponível.

      Abs,

  33. Jonathan    

    Gostaria de saber se pode adicionar mais dinheiro em uma LCI depois de contrata-la, da mesma forma que podemos fazer na poupança?

    1. André Bona    

      Normalmente as LCIs com melhores taxas, não. Mas essa regra depende de cada banco emissor, que pode ter regras próprias. Mas não creio que LCI sejam os investimentos mais adequados para essa finalidade de acumulação que você mencionou.
      Abs,
      A.B.

  34. James    

    Ola André,
    tenho 230 mil pretendo aplicar por 03 ou 04 anos anos seria mais interessante LCI ou LCA?
    Sou cliente BB, sendo ele um dos grandes banco citados entre os grandes que pagam menos. Quais outros Bancos você pode citar?
    Agradeço desde de já.

    Atenciosamente,
    James

    1. André Bona    

      James, como vai?
      Atualmente no mercado, tenho encontrado CDBs pagando mais que LCAs e LCIs mesmo com o imposto.
      Para uma orientação particular, sugiro que veja nosso serviço de assessoria: https://andrebona.com.br/assessoria-de-investimentos/
      Abs,
      A.B.

  35. evandro    

    Fiz um cdb essa semana no banco pine no valor de 15 mil com 117% do cdi,,,,e tenho 5 mil no intermedium a 100% do cdi….e coloco nela 500 reais a mais por semana,,,,e tenho 10 mil reais sobrando na minha conta corrente,,,e estou pensando em investir em lci pra 2 a 3 anos,,,seria uma boa ideia ?

    Nao tenho necessidade do dinheiro por 6 anos….

    Obrigado

  36. Jeniffer    

    Bom dia .. Fiz um investimento Lci, e gostaria de saber quando eu for retirar o dinheiro após 3 meses, eu posso retirá-lo todo o dinheiro já com rendimentos ?

    1. Carlos    

      Sim, e os rendimentos são diários.

  37. Rodrigo    

    Ola Andre,
    Primeira ente parabens pelo blog, pela linguagem que utiliza. confesso que ando me sentindo meio idiota, tenho conta em dois grandes bancos nacionais, e nenhum deles me fala sobre LCI, ficam me empurrando investimentos que estou começando a duvidar. Como posso ter contato contigo para uma análise e assessoria financeira?
    Abs

  38. Dagob    

    Olá André, seus vídeos são ótimos, tenho aprendido bastante. Só lembrando aos seus leitores que os 250k que o FGC cobre, é o valor final, isso significa que o investimento inicial deve ser menor que 250mil. Exemplo: Banco X paga 123% do CDI com carência de 4 anos, para que você não corra risco e fique dentro da proteção do FGC deve investir (nessa instituição X) no máximo 140K, pois o FGC não cobre o que exceder os 250k.
    Calculando por alto: 140mil a uma taxa anual de 123% do CDI pra 4 anos dá uma rentabilidade de +- 250mil , considerando a taxa CDI atual.

  39. Gisele    

    Olá André
    Tenho 100 mil para investir, o Santander ofereceu 88% do CDI por um ano. É uma boa taxa? Ou consigo taxas melhores em outros bancos? Quais?
    Obrigada

  40. nestor miguel vilela    

    taxa de 85% cdi santander, foi o maximo que consegui ta razoavel ou muito baixa?

  41. Wilson Guimarães    

    Boa tarde André,

    Muito interessante o que você comentou. Tenho 100k aplicados na poupança, fui atrás do meu Gerente e ele me falou sobre o LCI, falou que a melhor alternativa é deixar programado para a cada 3 meses realizar o resgate e reaplicar o dinheiro novamente, pois ai ele não vai descapitalizar e você ganhará mais dinheiro, isto é válido?
    Meu banco é BB.
    Obrigado!

    1. André Bona    

      Sem duvida a maior burrice que já vi.
      Abs,

  42. Athos Campos    

    Parabéns André. Aprendi muito com seus videos. Simples e objetivos! Me tire uma dúvida por gentileza. Os LCI’s e LCA’s são de juros compostos ou simples? Muito obrigado desde já.

  43. Elton    

    Boa noite!

    Favor, queiram dirimir uma dúvida em relação a LCI, no vencimento contratual é necessário solicitar o resgate? Caso eu não resgate, o investimento continua sendo remunerado pelo valor contratado?

    Obrigado a todos!

  44. Welington    

    Andre,

    Quais as melhores instituicoes hoje para fazer a aplicaçao do LCI, algo que me de acima de 95% do CDI.

    Quais voce indicaria?

    Abraços

  45. simone    

    Olá André parabéns pelos esclarecimentos estão sendo muito importantes pra mim.
    Gostaria da sua opinião sobre investimentos em.LCI ou LCA por um prazo de 5 anos seria bom?
    Quero investir 70.000,00 acha que esse seria um bom investimento .
    Obs não tenho nenhum outro investimento estou entrando nesse mundo agora .
    Tenho muito medo de corretoras e como quero investir em um único banco gostaria de saber quais taxas irão me cobrar.
    Isso será vantajoso ?
    Obrigada abraços e parabéns novamente.

  46. John Aron Presley    

    Boa tarde Simone…

    O que você acha de investir esse R$70.000 em mim?
    Cuido de você direitinho e te faço todos os mimos!!!! TODOS… me escreve q a gente conversa…

    se vc não quiser, pelo menos acate as sugestões abaixo:
    1 – não coloque todo o dinheiro em um único investimento.
    2 – coloque grande parte em títulos do tesouro direto através de uma corretora (existem algumas que não cobram nada)
    3 – deixe uma parte em aplicações com liquidez emergências ocorrem e as vezes precisamos de dinheiro rápido)

    1. André Bona    

      Olha lá rapaz… Juízo!
      Abs,

  47. fabio moraes    

    André, a dúvida que tenho quanto aos rendimentos das LCI e LCA, é se o lucro gerado é depositado mensalmente na conta corrente do investidor, funcionando realmente como uma “renda fixa”, ou se o valor total só poderá ser resgatado algum tempo depois, assim como funcionam as compras de ações de empresas ?

  48. Elaine Santos    

    Boa noite. Tudo bem?
    Eu preciso fazer um trabalho da faculdade na disciplina de orçamentária sobre qual seria hoje a melhor opção de investimento.,Qual a melhor linha. Procurei na internet, mas não encontrei nada que achasse interessante. Pode me dar uma luz.
    Obrigada.

  49. Eric    

    Tenho um titulo de LCI com prazo definido em 2 anos e já se passaram 1 ano e 2 meses. Preciso resgatar meu investimento urgente! É possível?
    Contrato realizado na CEF.

    1. Carlos    

      Eric, o vencimento do título da CEF são dois anos, mas você pode resgatar sem prejuízos. Esse vencimento significa que este valor investido será creditado na sua conta automaticamente nesta data.

  50. alexa    

    Pq a data inicial no investimento nao consta na conta do correntista , e apos o termino de carencia de 90 dias do LCI no meu caso banco bradesco pode -se retirar somente os juros gerados pelo investimento .Gostaria de saber se apos o termino do prazo de emissão que no caso do bradesco é de 360 dias corridos o valor e transferido para conta poupança do cliente ou o cliente deve pedir o resgate indo ao banco .

  51. Valter Ribeiro    

    Olá André, parabéns pelo blog. Quanto às LCIs, realmente trata-se de um ótimo investimento. Contudo, no Brasil, para conseguirmos boas rentabilidades nesse tipo de aplicação devemos utilizar os bancos menores, sempre respeitando o limite de R$ 250.000,00. Abraços.

    1. André Bona    

      Sim, é o que está explicado no video.
      Abs,

  52. Marloon Bonfim    

    Quais seriam esses bancos menores? Estou com uma LCI vencendo na CEF. O que acontecesse caso eu não faça o resgate. Todo o valor vai para a CC? Renova com os novos valores da mesma? Renova com as taxas de quando apliquei em 2014?

  53. Luiz    

    Olá, sou novo nisso e não estou entendendo quanto vou ganhar no seguinte exemplo que seria prático que tirei do meu sistema de investimento.

    Banco emissor|Prazo (dias) | Taxa | Indexador | Taxa eq. CDB | Alíquota IR | Valor mínimo | Rating |Agência |Liquidez
    Banco Fibra 370 87,00 % CDI 104,20 % Isento 3.000,00 B1.br Moodys no vcto.

    Tudo isso que falou no vídeo, como poderia ser aplicado neste exemplo?
    Obrigado e excelente trabalho!

    1. André Bona    

      Luiz, essa dúvida tão pessoal, sugiro que tire com a corretora ou empresa de assessoria que te atende. Eles são pagos para te atender! Abs,

  54. Edmar    

    Boa noite, Luiz!
    Sou novato em investimentos, e gostaria da sua opinião para a seguinte situação:
    Tenho um capital de R$ 10.000,00, e posso aplicar algo em torno de R$ 600,00/mês durante 60 meses aproximadamente (reforma do imóvel planejada).
    Qual seria o melhor investimento com o menor risco de perder dinheiro? Tesouro direto Selic 2021, CDB ou LCI?
    Nos casos do CDB e LCI a rentabilidade é garantida? Se eu manter o título até o fim do contrato é garantia do meu investimento + rentabilidade?

    Se puder me ajudar agradeço bastante.

    Atenciosamente,
    Edmar Anacleto Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *