Resultado Itaúsa(ITSA4) 1T19 – Itaúsa ou Itaú? Eis a questão!

 

Itaúsa apresentou seu resultado, para mim foi normal e explicarei porque ao longo da minha reflexão. Para aqueles que desconhecem, Itaúsa é a holding dona de 37,46% do Itaú, juntamente com a Família Moreira Salles e a Família ESA (além do free float da ação). Porém, a holding não é dona somente do Itaú. Possuindo também participação em Alpargatas, Duratex, NTS (não listada) e incorporou recentemente toda a Itautec (convertendo em sua subsidiária integral).

Entretanto, o que mais pesa no seu resultado é o Itaú, por constituir mais de 95% das receitas de Itaúsa. Só para exemplificar, Itaú tem um valor de mercado de +300 bilhões de reais, enquanto Duratex e Alpargatas juntas equivalem a pouco mais de R$ 16 bilhões. Logo, Itaúsa ao meu ver, é Itaú rs.

Ser ou não ser, eis a questão

Sem mais delongas, vamos para o resultado.

Fonte: Release Itaúsa 1T19

 

Percebam que o Lucro Líquido cresceu apenas 3,6%. Porém esse crescimento tem sido sustentável, vide ao crescimento do Itaú também ao longo dos anos. O gráfico do Lucro Líquido a cada trimestre é bem parecido com o do Itaú (não por um acaso rs).

Fonte: Economatica Lucro Líquido Itaúsa (por trimestre)

Por conta de um resultado mais fraco do Itaú nesse trimestre, o Lucro Líquido da Itaúsa cresceu pouco. Caso queira saber do resultado do Itaú só clicar no Link.

A companhia continua com seus investimentos concentrados em um setor, o financeiro. Deve-se muito por conta da companhia não ver nada de atraente para fazer com seu caixa gerado (além de distribuir dividendos). Melhor do que desperdiçar ele, como acabou fazendo no início de sua fundação com em investimentos industriais, é ficar aonde você já está indo bem.

Eu comentei que não gostei do resultado do Itaú em relação aos seus pares. Mas o bancão lançou algo bem interessante. O “ITI” que funcionará como uma plataforma de pagamentos, assim como o WeChat é para Alibaba ou até mesmo o Picpay, que está ficando cada vez mais popular. O banco anunciou que qualquer um poderá usar (mesmo não tendo conta no banco), e que até o fim do ano vai ter isenção para saques e transferências, as tarifas vão ser definidas depois (de acordo com o uso) e os lojistas vão ter taxa de 1% por transação (porém cairá imediatamente na conta do lojista). Seu limite é de R$ 1000 por dia, ainda limitado, mas acredito que com o uso tende a aumentar.

Achei um passo bem interessante dado pelo Itaú para se colocar ainda mais a frente das inovações. Além disso, o banco falou que pretende fechar 400 agências (hoje ela possui cerca de 4200 pontos físico só no país).

Para não tornar a reflexão muito longa, por conta dos resultados de Duratex e Alpargatas, vou deixar o LINK para quem quiser ler. Infelizmente ou felizmente, Itaú é quem pesa mais no resultado da holding.

MEU OUTLOOK PARA ITSA4

Estamos diante de uma das maiores geradoras de caixa do país. Com uma governança de excelência, entregando Dividend Yield bons durante anos. Além disso, vou citar 2 motivos porque considero Itaúsa tão atraente quanto Itaú:

  • O preço que ela negocia é bem menor que o do Itaú, o que te permite comprar mais ações da mesma e receber (consequentemente) mais dividendos. Ela negocia a um desconto em relação a Itaú. Hoje em 23,3%
  • É uma ação bem mais defensiva que o Itaú. No longo prazo, ela tende a cair menos e vice-versa, mas os pagamentos de dividendos compensam.

Independente dos motivos, vejo Itaúsa negociando (2019E) a…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

 

 

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *