*Este artigo foi produzido pelo Simplic com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Você provavelmente já ouviu falar em pontuação de crédito. É um determinado número de pontos que os órgãos de proteção ao crédito dão a você, como se fosse uma nota, e que ajuda a definir se você é ou não visto como um bom pagador. E o que significa score baixo?

A verdade é que existe uma pontuação mínima para que seu CPF esteja dentre os que oferecem risco médio ou baixo em relação ao não pagamento de dívidas. Quem se encaixa nessa categoria consegue cartões de crédito e empréstimos mais facilmente.

Agora, se você está com score baixo pode ter sua vida financeira afetada. Entenda mais sobre o que isso significa:

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que o seu nome (CPF no caso) recebe de acordo com as suas ações em relação a contas, principalmente as de cartões de crédito. Esse score é registrado pelos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Esse histórico contém informações como, por exemplo, se você realiza pagamentos em dia, se já atrasou ou teve dívida junto a alguma empresa. A cada vez que acontece uma situação considerada prejudicial para as empresas credoras, você perde pontos.

Existem algumas atitudes que ajudam a aumentar o score, enquanto outras fazem com que ele caia. Essa escala vai de 0 a 1000 e, além dos registros no SPC e Serasa, quesitos como a sua idade, renda e estado civil também são levados em conta.

Quem tem até 300 pontos é visto como alguém com alto risco de inadimplência, já quem está entre 300 e 700 tem risco médio, enquanto quem tem acima de 700 pontos, encontra-se na faixa de risco baixo.

As empresas levam em consideração o valor do score na hora de conceder um cartão de crédito, empréstimos ou financiamentos. Se estiver baixo, há maiores chances de você não honrar sua dívida, de modo que o banco ou a instituição financeira em questão podem optar por negar o serviço.

O que significa ter um score baixo?

O que significa score baixo? A resposta é bastante simples. Significa que a sua pontuação junto aos órgãos de proteção ao crédito não ultrapassa os 300 pontos. Você está dentre o grupo de pessoas considerado como arriscado quando o assunto é inadimplência. Para a classificação do Serasa ou SPC, existe alto risco de que você fique inadimplente e deixe de pagar suas dívidas.

E isso é prejudicial para você mesmo. Apesar de nem sempre ser necessário fazer um empréstimo ou solicitar um financiamento, um cartão de crédito faz parte da vida da maioria das pessoas. Com o score baixo, mesmo um cartão com pouco limite pode ser recusado, já que para a operadora há o risco de que você não assuma o pagamento das parcelas.

Se você precisar solicitar um empréstimo, tem mais chances de ter o serviço negado do que em casos de pontuação com risco médio (301 a 700 pontos) ou risco baixo (acima de 701 pontos).

Pense no score como uma forma que as instituições financeiras têm para conhecer você – ou melhor, o seu perfil financeiro. Se a pontuação está baixa, sua imagem não está assim tão boa, enquanto que mais pontos tornam você um cliente interessante.

Como aumentar?

Sabendo o que significa score baixo é preciso focar em atitudes que ajudem a melhorar seu perfil financeiro e torná-lo mais atrativo para os bancos e empresas de crédito. Algumas atitudes simples podem ser tomadas, como:

  • Quitar dívidas junto aos credores

Você tem alguma dívida pendente? Consulte o Serasa, SPC e até mesmo os cartórios para ver se não está com o nome sujo. Caso exista algo que não foi pago e renegociado, vá atrás da empresa e converse até chegar a um acordo de pagamento. Ter o CPF limpo é o primeiro passo para aumentar seu score.

  • Pagar todas as contas em dia

Manter as contas em dia também ajuda a aumentar sua pontuação com os órgãos de proteção ao crédito. Inclusive essa é uma das formas que eles monitoram se você é ou não um bom pagador. Procure sempre quitar os boletos em dia, se possível antes do vencimento.

Isso significa que atrasos nunca podem acontecer? Se a frequência for baixa, pode ser até considerado normal que você esqueça a data de pagamento de uma conta ou outra de vez em quando. O problema é se todos os seus boletos são quitados após o vencimento.

  • Faça compras parceladas

Quem sempre compra à vista não é analisado pelos órgãos de proteção ao crédito. Não adote isso como uma rotina, mas em caso de valores mais altos, experimente fazer compras parceladas. Assim seu comportamento com crédito passa a ser estudado.

  • Evite pedir novos cartões de crédito ou aumento de limite

Solicitar muitos cartões de crédito ao mesmo tempo ou pedir aumento de limite com muita frequência não é visto com bons olhos e derruba seu score. Na verdade, é uma medida de proteção, para evitar fraudes, como alguém usando seu nome.

Se foi você quem fez o pedido do cartão ou aumento de limite e foi recusado, espere pelo menos seis meses antes de tentar novamente. Enquanto isso trabalhe outras alternativas para melhorar seu score. Quanto ao limite, o melhor é esperar que a própria operadora do cartão resolva aumentá-lo, de acordo com seu comportamento de compra.

  • Mantenha dados atualizados

Para ter uma boa pontuação é preciso ser muito transparente quanto a sua situação. Atualize dados como endereço e telefones, assim você mostra que, se preciso, as empresas sabem onde podem encontrá-lo.

Agora você já sabe o que significa score baixo. Como pode ver, se trata de uma situação ruim, já que prejudica a liberação de cartões de crédito e até de empréstimos, colocando você como um mau pagador perante as instituições financeiras.

Se os seus pontos estão abaixo de 300, comece hoje mesmo a tomar as atitudes necessárias para subir o seu score!

 

*O Simplic é um correspondente bancário que surgiu em 2014, em busca de oferecer uma opção de crédito pessoal online para aqueles que não possuem acesso através das instituições financeiras tradicionais.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *