*Este artigo foi produzido pela FinanZero com exclusividade para o Blog de Valor.

 

O score de crédito é um instrumento muito utilizado por bancos e financeiras para medir os riscos de inadimplência, ou seja, ele consegue ver com base do seu CPF se você poderá vir a se tornar inadimplente. Desta maneira os bancos e as financeiras conseguem visualizar seu perfil financeiro e autorizar ou não seu empréstimo.

O score funciona de uma maneira inteligente e segura, uma vez que cada pessoa possui uma pontuação que varia de 0 a 1.000, de acordo com a análise de pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Quanto maior o score, melhores são as chances de liberação facilitada de crédito.

Análise do score

O seu score analisa sua saúde financeira, sendo assim ele consegue verificar se você é um bom pagador, se consegue pagar totalmente a fatura do cartão, se não tem algum protesto no cartório entre outros. O score é um dos fatores essenciais quando se trata de solicitação de empréstimo.

Score alto

Quanto mais pontos no score de crédito, maiores são as probabilidades de você pagar as suas dívidas nos próximos 12 meses, isso significa que você tem maior facilidade de ter seu crédito aprovado com os menores juros do mercado. O sistema do score consegue efetuar uma espécie de previsão analisando o seu perfil, realizando a verificação das pessoas que sempre conseguem honrar seus compromissos. Com isso, elas conseguem ter acesso às melhores taxas e uma liberação mais rápida de crédito.

Sistema de pontuação do score

A pontuação varia entre de zero a mil pontos:

  •  De 0 á 300 pontos existe um alto risco de inadimplência;
  •  De 300 á 700 é selecionado como risco médio;
  •  Acima de 700 é a melhor categoria, onde existem os menores riscos.

Como o score pode lhe ajudar?

Saber o número do seu score permite que você tenha um controle melhor de suas finanças, já que assim você consegue entender o impacto que suas movimentações financeiras resultam. Desta forma, você alcança o objetivo de ter um melhor planejamento e pode usar isso a seu favor.

Como aumentar aumentar sua pontuação no score?

Existem algumas maneiras de aumentar sua pontuação no score. Conheça algumas delas:

1) Pague suas Dívidas

Para aumentar a sua pontuação no score, o correto é deixar seu nome limpo na praça. Se você tem contas não pagas, tente negociar com a empresa credora e liquide suas dívidas. Isto deve ser o primeiro e o mais importante passo. Desta maneira, você consegue organizar a sua saúde financeira e aumentar o score.

2) Atualize seus dados

Essa é uma dica simples, porém extremamente importante. Atualizar os dados implica em verificar se tudo está de acordo, já que erros pequenos podem diminuir severamente seus pontos no score.Você consegue realizar essa atualização online ou até mesmo por meio de uma agência autorizada.

3) Não faça dívidas

Pagando suas contas em dia ou deixando no débito automático impede que o seu nome volte para a lista de negativados. Isso ajuda seu score, e evita a redução de sua pontuação. Para incluir contas como água ou luz no débito automático, entre em contato com as empresas responsáveis e com seu banco. Assim você evitará atrasos no pagamento de suas contas.

Tenho um Score muito baixo, será que ele pode piorar?

Infelizmente tem como piorar sim. Isto ocorre quando você não paga suas contas em dia e, mesmo que estas não deixem seu nome negativado, elas reduzem sua pontuação no score. Outro fator que diminui drasticamente sua pontuação no score é quando você ultrapassa o limite do seu cartão de crédito.

Por ter uma tecnologia avançada, o score consegue visualizar que você está utilizando mais do que deveria do seu crédito no banco, demonstrando que sua saúde financeira não vai bem. Este fator acaba diminuindo sua pontuação no score de crédito.

Manter um bom planejamento financeiro e organizar as finanças, portanto, são os primeiros passos que devem ser dados por quem deseja manter um score de crédito sempre saudável.

 

*A FinanZero é um correspondente bancário que oferece, por meio de uma plataforma online, um serviço gratuito e inteligente de comparação de opções de empréstimo pessoal ou refinanciamento de veículos disponíveis em bancos e financeiras.

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *