Grandes investidores

Greenblatt e os ativos no Brasil

Dizem que quanto mais uma pessoa é inteligente, mais simples é o seu pensamento e que é na simplicidade é que encontra-se a genialidade de alguém. Normalmente esses gênios, pessoas de destacado conhecimento, são indivíduos que aprendem muito com a experiência de outras pessoas e no mercado financeiro isso não é diferente!

É comum, investidores com ótimos retornos repetirem metodologias de grandes lendas dos investimentos, adequando-as, às suas personalidades e características pessoais.

Foi assim com Warren Buffett, que aprendeu muito com os seus mentores Benjamin Graham e Phil Fisher. Segundo Warren Buffett, ele é 85% influência de Benjamin Graham e 15% Phil Fisher.

No entanto esse texto não é para falar do Gênio Buffet, mas sim do grande investidor Joel Greenblatt  com o qual também podemos aprender e adaptar à nossa realidade, pois John une altos retornos e simplicidade na escolha de ativos, através da sua tão famosa “Fórmula Mágica”.

Joel Greenblatt é gestor de fundos de hedge da Gothan Fundos, sediada em Nova York, foi aluno de Administração da aclamada Wharton School, na Universidade da Pensylvannia. E o que chama a atenção nos investimentos dele? Simplicidade e retorno.

Entre 1985 e 2006, o retorno anualizado foi de 40% ao ano e no final de 2018, o Fundo Gothan, performou mais que 99% dos pares. Em termos de retorno anualizado, o de Joel Greenblatt está entre o das melhores lendas, focando no fluxo de caixa e na sua já comentada Fórmula Mágica.

A Fórmula Mágica

De uma maneira simples e focando no que importa, a Fórmula Mágica de Joel Greenblatt, é sobre a busca por empresas, focando no Retorno sobre Patrimônio Líquido l (ROE – Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido) linkando com o Indicador P/L (Preço dividido pelo Lucro) e realizando um  ranking dessas empresas. Lembrando que quanto menor for o valor dessa divisão de preço/lucro, melhor.

Outra variação da Fórmula de Greenblatt é dividindo o Enterprise Value (valor total de mercado da Empresa + as dívidas), usando em conjunto com o ROIC (retorno sobre o capital investido), fazendo um ranking com menores números. O objetivo é buscar empresas com bons retornos e com boa saúde financeira a custos menores.

A Fórmula mágica no Brasil

E quais ativos seriam incluídos nesses dois rankings de Joel Greenblatt ? Isso vocês terão que esperar um pouco, porque a ideia é a seguinte:  a cada temporada de resultados, disponibilizar aqui no Blog, os resultados com os rankings dessas empresas facilitando para você investidor, a tomada de decisão. Muito importante ressaltar que há ativos que possuem parte do lucro não recorrente e é importante o investidor cuidar isso…ou seja, é possível que o luro ali apresentado não represente a realidade ou recorrência…[…]

Por Eliseu Manica

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *