Se bem utilizado, o cartão de crédito pode ser um grande aliado no dia a dia. Com ele, você pode fazer compras com mais segurança e, de quebra, ter acesso a benefícios, como acumular pontos que podem ser trocados por passagens áreas e produtos em geral. Vai fazer solicitação de cartão de crédito?

Para aproveitar ao máximo essa forma de pagamento, é importante reservar um tempo para pesquisar e se certificar que escolheu o melhor cartão para você. Entre os pontos que não podem deixar de ser avaliados estão taxa de anuidade cobrada, bandeira, benefícios oferecidos e limite de crédito. Quer saber mais sobre o assunto? Confira as dicas que separamos para você!

Avalie a taxa de anuidade

Antes de fazer a solicitação de cartão de crédito, é muito importante pesquisar qual é a taxa de anuidade cobrada pela operadora. Muitas instituições oferecem para novos clientes um ano de anuidade grátis na contratação. No entanto, antes de assinar o contrato, é essencial pesquisar o valor da taxa após um ano de uso do cartão de crédito.

Em muitos casos, a anuidade pode ser muito mais alta do que seu orçamento permite. Se você encontrou um produto adequado às suas necessidades, mas com anuidade muito alta você pode tentar negociar com o banco/operadora o valor. Em algumas situações, é possível reduzir o valor cobrado, caso você use muito o cartão ou tenha um relacionamento antigo com a instituição financeira.

Pesquise sobre bandeiras antes de fazer a solicitação de cartão de crédito

A bandeira do seu cartão é outro fator importante. Há desde empresas mais populares, como Visa e Mastercard, a outras menos utilizadas, como American Express e Elo. Ao apostar em uma bandeira conhecida você aumenta as chances do seu cartão de crédito ser aceito em um número maior de estabelecimentos. Por outro lado, bandeiras menos populares podem oferecer benefícios exclusivos e/ou taxas de anuidades menores para conquistar novos clientes.

Veja qual é a taxa de juros cobrada

Além de analisar a anuidade cobrada pelo cartão, avaliar a taxa de juros é outro passo importante para escolher o melhor cartão de crédito. É claro que o recomendado é sempre pagar o valor integral da fatura. No entanto, é preciso considerar que, em caso de algum imprevisto financeiro, você pode ter que fazer um pagamento parcial.

Para fazer essa análise, considere o Custo Efetivo Total (CET) dos cartões selecionados. Esse é o custo pelo crédito que você tomou e considera impostos, juros e outros gastos. Tenha em mente que os bancos são obrigados a informar o valor da taxa, que é anual. Quanto menor for a taxa, menor o valor que você pagará, caso atrase o pagamento da sua fatura.

Cheque se o limite atende às suas necessidades

Outro ponto importante na hora de fazer a solicitação de cartão é o limite de crédito oferecido. É muito importante optar por um produto que tenha um limite que permita que você faça suas compras sem dor de cabeça e sem se preocupar se o cartão vai passar ou não.

Por outro lado, não é uma boa ideia se deslumbrar e escolher um cartão de crédito com um limite muito acima das suas possibilidades financeiras. As chances de gastar mais do que pode e se enrolar financeiramente aumentam consideravelmente. O ideal é procurar um produto com um limite de crédito confortável, mas, ainda assim, adequado às suas possibilidades de pagamento.

Pesquise os benefícios

A grande maioria dos cartões de crédito disponíveis no mercado oferecem uma gama de benefícios: pontos que podem ser trocados por passagens aéreas e produtos, clube de vantagens, assistência viagem, descontos no seguro de carros e afins. Para se certificar que está escolhendo o produto mais adequado para você — e para o seu estilo de vida — não deixe de avaliar os benefícios oferecidos pelo cartão.

Quem viaja muito pode escolher uma opção que converta os gastos em milhas, por exemplo. Pessoas que têm gasto grande com supermercado podem escolher um produto que tenha convênio com uma grande rede de mercados para, assim, ter acesso a descontos exclusivos. Avalie os benefícios segundo o seu perfil para ter certeza que realmente irá utilizá-los.

Confira as ofertas de cartão de crédito do seu banco

Se você deseja solicitar um cartão de crédito não deixe de conversar com o gerente do seu banco. Ter um relacionamento com a instituição financeira facilita a aquisição do produto. Além disso, é comum que os bancos ofereçam algumas vantagens para quem já é cliente, como desconto na anuidade, por exemplo.

Não necessariamente a oferta do seu banco será a melhor, mas é sempre interessante conversar com o gerente ou, pelo menos, usar os simuladores de cartão de crédito da sua instituição financeira para checar se ela oferece alguma opção que seja adequada às suas necessidades.

Antes de fazer sua solicitação de cartão de crédito, é importante ser objetivo e colocar no papel o que você busca no produto. Há pessoas que preferem pagar uma anuidade mais alta apenas para ter acesso a um limite de crédito maior e/ou mais benefícios. Outras, por outro lado, não fazem questão de muitos benefícios, mas procuram um cartão que não cobre anuidade.

Uma ferramenta que pode ser útil antes da solicitação de cartão de crédito é o simulador da Proteste, que ajuda a descobrir qual é o melhor para o seu perfil considerando pontos como taxa de anuidade, juros e benefícios. Encontrou o  melhor cartão de crédito para você? Parabéns!

O próximo passo é usá-lo com sabedoria e torná-lo um aliado no controle da sua vida financeira. Evite parcelar suas compras, não o encare como extensão do salário e evite a todo custo parcelar sua fatura ou não pagar o valor integralmente.

Por mais que seu cartão tenha taxa de juros competitivas, elas ainda estão entre as mais altas cobradas no mercado. Compre apenas aquilo que pode e não deixe de checar semanalmente quanto gastou no cartão para se certificar que está dentro dos seus limites.

Tem mais alguma dica fazer a solicitação de cartão de crédito? Alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

Posts relacionados

Comentários

  1. Mauricio Dias lobato    

    Muoto obrigado espero recerber o cartao boa noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *