O mercado de ações já foi extremamente agitado. Não é incomum encontrar provas disso: fotos de como a Bolsa era, cheia de negociadores com seus telefones vermelhos indo de um lado para o outro, são facilmente encontradas na web. Claro que hoje em dia as coisas não são mais assim.

Hoje, as transações são feitas, em sua maioria, eletronicamente. Porém, por mais que as coisas tenham mudado, muitas técnicas ainda permanecem. É o caso do Tape Reading.

Neste texto, vamos contar para você um pouco mais sobre essa técnica e como ela auxilia os negociadores. Veja!

O que é Tape Reading?

Tape Reading significa, literalmente, leitura de fita. E, apesar de a tradução estar relacionada com o significado da atividade, há pontos a se acrescentar.

A técnica ficou conhecida dessa forma porque os traders liam as informações do mercado por meio de uma fita de papel impressa em uma máquina chamada “Ticker Tape Machine”. A máquina era instalada nos escritórios e recebia os dados das negociações da Bolsa.

Uma fita continha as seguintes informações: código da ação, quando foi negociada, uma seta indicando se o preço estava acima ou abaixo do último fechamento e a variação. Esses dados demoravam algo em torno de 20 minutos para chegar aos traders. Só por volta da década de 1960 que as negociações da Bolsa de Nova York começaram a ser transmitidas em tempo real.

Hoje em dia, a técnica tem como objetivo principal reconhecer quais são os comportamentos de negociação e seus impactos nos preços e nos outros players do mercado. Os investidores devem ser capazes de ler os negócios fechados em conjunto com o processo do Book de Ofertas.

A melhor forma é prestando atenção nos passos dos grandes investidores, principalmente aqueles vinculados às instituições e que trabalham com um grande número de negócios. Assim, o adepto ao Tape Reading aproveita para seguir a mesma direção que eles.

A história

Bem, é possível dizer que esse método de estudo está no mercado desde os seus primórdios. E que, desde de sempre, muitos investidores perceberam que poderia ser uma boa estratégia observar e interpretar o ambiente de negociações.

Muitos anos atrás, as Bolsas funcionavam por meio do que chamamos de pregão viva-voz. Aquele cenário que descrevemos no início do texto.

Então, pelo espaço ser, de certa forma, limitado, as rodas de negociação costumavam ser restritas a um número limitado de investidores.

Obviamente todos sabiam quem era quem e também quando chegava alguém novo. Por conta dessa limitação, era fácil separar os grandes negociadores dos pequenos.

Alguns traders notaram que observar o que os grandes estavam fazendo e se aproveitar das movimentações das operações feitas geravam no mercado poderia ser uma ótima tática. Com essa ideia em mente, alguns aproveitaram os registros eletrônicos feitos em fita para analisar o histórico de operações e tomar decisões mais acertadas. Assim surgiu a Tape Reading.

Quais as principais operações do Tape Reading?

Curiosamente, hoje em dia, apesar de não termos mais as Ticker Tape Machines, o termo Tape Reading ainda é usado para se referir aos métodos de leituras de fluxo de ordens.

Contudo, são os softwares que, conectados aos mercados, auxiliam o trader a ler em tempo real o que está acontecendo. Esses softwares conseguem trazer informações suficientes e com muitos detalhes e acertos através de algoritmos.

Dados impossíveis de serem reconhecidos apenas checando em uma tela de computador. Fornecem informações como saldos dos grandes investidores, Book de ofertas agrupado, o momento exato do fechamento de negócios, além das instituições participantes, entre outras.

Dito isto, as principais operações são:

  • O Histórico de Negócios: aqui é possível saber a quantidade e qualidade das ordens que são feitas no mercado. Assim como a sua cadência. É por meio do histórico que se reconhece os movimentos dos grandes negociadores.
  • O Livro de Ofertas: por meio dessa ferramenta é viável saber quais são as intenções dos grandes investidores. Analisando as ordens que estão aguardando a execução. No entanto, há bastante blefes e condutas que não são o que parecem. De forma que muitas ordens ficam expostas e depois são canceladas.
  • O Volume de Profile: nesse tópico ficam definidos as regiões de acumulação, absorção e alguns parâmetros para o rompimento.

Qual é a diferença entre Tape Reading, Análise Técnica e Análise Fundamentalista?

Se formos definir a principal diferença, podemos dizer que o Tape Reading não é indicado como uma análise de investimentos, como é o caso da Análise Técnica e Fundamentalista.

Em primeiro lugar, na Análise Técnica o objetivo é examinar gráficos de preços, a fim de reconhecer um padrão. Com isso, é possível prever um movimento do mercado.

Já na Análise Fundamentalista, a ideia é que os números que a empresa apresenta sejam estudados. Com esses dados, o investidor pode alcançar o preço certo do ativo.

No Tape Reading, as informações não são baseadas na interpretação do investidor, como pode acontecer em uma análise. É aquilo que está ali e só. A leitura é realmente o movimento do mercado, sem suposições ou possíveis previsões.

Como é possível se beneficiar?

O grande ponto sobre Tape Reading é que, se o negociador souber ler as variáveis, ele poderá obter uma análise mais determinada do mercado.

A técnica em si oferece uma boa percepção do mercado. Aquele que conhece bem o método é capaz de enxergar o fluxo em tempo real e, a partir daí, ir na direção correta das negociações.

Não há subjetividade com o Tape Reading, pois ele é a leitura do que está acontecendo, não é uma ideia do movimento do mercado. É o real.

O investidor também adquire certo timing, justamente porque os dados são extremamente precisos. Ou seja, no momento exato o negociador pode fazer a sua ordem.

Com tudo isso, as chances de acerto são maiores, o investidor percebe os movimentos do mercado, entra no momento certo e vai na direção que realmente trará um benefício.

Bem, com este texto você finalmente pode entender o que é Tape Reading e como ele pode ajudar o investidor a acertar mais no mercado. Não é?

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *