*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

A tecnologia digital revolucionou a forma pela qual fazemos praticamente tudo, especialmente no meio empresarial. Ela representou uma mudança gigantesca em nosso tratamento de informações e processos, representando maior agilidade e rentabilidade.

A grande questão é que não basta existir potencial. Negócios que desejam resultados efetivos precisam aplicar as ferramentas disponíveis com alto desempenho e fazer delas uma realidade no dia a dia de suas equipes.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre formas práticas de implementar as tecnologias digitais com sucesso em sua organização.

Integre Seus Processos

A primeira dica para explorar a tecnologia digital em sua empresa é integrar as atividades dos seus setores. Trata-se de um dos aspectos mais importantes, quando avaliamos os incrementos em agilidade e produtividade.

Fazer com que cada função do negócio siga um mesmo fluxo e tenha um ritmo similar gera consistência e impede que fragilidades na cadeia produtiva impactem nos resultados do negócio.

Existem diversas formas de conduzir melhorias nesse sentido, mas uma das principais é a utilização de sistemas de gestão. Especialmente projetados para centralizar distribuir e analisar informações, eles criam interfaces virtuais que proporcionam muito mais controle.

Invista em Marketing Digital

Outro aspecto tecnológico essencial para empresas na atualidade é o marketing digital. A presença on-line representa um forte fator competitivo e precisa ser levada a sério para que se atinja o alcance e a escala desejados.

Isso passa por diversos aspectos, que vão desde as ações diretas de intervenção, como sites e redes sociais, até a estruturação da base necessária de fluxos, que exigem, por exemplo, uma gestão de estoque eficiente.

Assim, é importante um planejamento amplo, baseado nos objetivos de negócio. A partir daí você terá um ativo importante para construir uma marca forte e se comunicar com seu público.

Automatize Tarefas Manuais

Um dos aspectos mais óbvios do uso de tecnologias digitais, mas ainda pouco explorado, é a automação de tarefas. Quanto mais processos manuais forem eliminados, mais atividades analíticas sua equipe poderá desenvolver e mais chances de crescimento sua organização terá.

Não há sentido em desperdiçar tempo em qualquer trabalho que possa ser substituído por softwares. É possível encontrar programas e aplicativos para controle de agendas, construção de cronogramas, planos de ação, mapas mentais, controle financeiro, dentre diversas outras atividades.

Nesse ponto o ideal é pesquisar a fundo soluções aderentes à sua realidade e deixar que elas substituam o trabalho braçal. Incentive a inovação entre seus colaboradores e trabalhe para trazer novas possibilidades recorrentemente.

Trata-se de um dos caminhos mais efetivos para redução de custos e ganho de produtividade.

Aprimore a Comunicação

A relação entre tempo e dinheiro nunca foi tão próxima quanto na atualidade. Quem obtém, analisa e distribui informação mais rápido sai na frente, ao possibilitar decisões mais assertivas, ágeis e escaláveis. O negócio passa a entregar valor mais rápido e melhor.

Sendo assim, esse é um dos pontos principais em que a tecnologia pode oferecer suporte à sua empresa. Os meios digitais são incrivelmente eficazes na transmissão de dados e, portanto, devem ser explorados tanto quanto possível.

Faça cada setor e cada indivíduo trabalhar baseado na disponibilidade, confiabilidade e segurança das informações. Assim, o pilar de seu negócio será o principal ativo do Século XXI.

A Tecnologia Digital: Quebrando o Paradigma

Os exemplos de oportunidades trazidos aqui fornecem um panorama geral de como aplicar as tecnologias digitais em sua empresa, mas não param por aí. Diversos outros recursos estão disponíveis e prontos para serem utilizados por quem deseja investir no desenvolvimento organizacional.

Tudo depende de planejamento e alinhamento com as metas empresariais perseguidas. A partir disso você terá total consciência dos pontos de melhoria a serem abordados e poderá desenvolver intervenções consistentes na forma como executa suas atividades.

Seja por meio de um ERP, de uma estratégia de marketing digital ou de simples melhorias em processos do dia a dia, a aplicação de tecnologias digitais não é nenhum bicho de 7 cabeças. Tudo que você precisa é selecionar opções consistentes com sua realidade e uma equipe empenhada em inovar.

Com isso, seu negócio estará pronto para romper efetivamente as barreiras que impedem tantos empresários de utilizarem recursos digitais de forma estruturada e extraírem o máximo proveito da tecnologia a seu dispor.

Gostou das dicas de como deixar a tecnologia ajudar o seu negócio? Fique por dentro de como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio! Deixe um comentário contando sua experiência!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *