O home office é uma excelente alternativa tanto para advogados iniciantes, por exemplo, quanto para outros  profissionais que buscam mais liberdade e qualidade de vida.

Para profissionais que acabaram de chegar ao mercado, o home office poupa custos com o aluguel e estrutura. Já quem está na carreira há mais tempo, essa modalidade garante maior flexibilidade, permitindo conciliar com mais equilíbrio trabalho e vida pessoal.

Para trabalhar de casa, no entanto, um profissional como o advogado, por exemplo, deve contar com alguns recursos. Além de uma boa dose de disciplina, é preciso transformar o home office em uma verdadeira extensão do escritório. Caso contrário, redigir uma peça jurídica, sem os detalhes do caso, por exemplo, torna-se algo impossível.

Graças à tecnologia, no entanto, estes profissionais têm todos os recursos que precisa para acessar informações necessários para executar suas tarefas. Usando ferramentas como um software jurídico, por exemplo, um advogado localiza dados sobre clientes, processos e pode até realizar reuniões em ambiente remoto.

Trabalho remoto: mais produtividade e satisfação

O home office é tendência em diversos ramos, não apenas na advocacia – que foi um exemplo utilizado até aqui. Afinal, esse novo modelo de trabalho pode ser a solução para uma série de adversidades como o estresse do deslocamento diário ou a falta de equilíbrio entre as atividades profissionais e pessoais.

Muitas empresas já reconhecem que criar condições para manter uma equipe trabalhando em alta performance traz excelentes resultados para o negócio. E, oferecer flexibilidade ao colaborador, sem dúvida, é proporcionar maior qualidade de vida e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Na advocacia e em outros ramos que contam com uma grande equipe, a lógica é basicamente a mesma. Porém, para que um time de advogados trabalhe de forma produtiva fora do escritório, é necessário investir em uma estrutura mínima, além de claro, apostar em um novo mindset.

Para isso, mais do que oferecer sistemas que proporcionem o trabalho remoto, treinamentos também são um ponto positivo de quem quer implementar esse novo modelo de trabalho.

Home office nos escritórios

Boa parte das rotinas de um escritório gira em torno de documentos. Dados e informações sobre clientes e processos, no caso dos escritórios de advocacia, são imprescindíveis na hora de realizar quaisquer serviços.

Por isso, o acesso à documentos e informações é o primeiro ponto a ser avaliado por quem quer instituir o home office no próprio escritório. Porém não é só isso.

Além de acessíveis, esses dados devem estar organizados e com fácil localização. Assim, mais do que digitalizar documentos e processos, é importante contar com uma sistematização desses dados. Um software para escritório de advocacia, por exemplo, é uma ferramenta que permite o processamento de dados, viabilizando o trabalho fora do escritório para quem é advogado.

O mesmo ocorre em outras atividades. Para que o trabalho seja desempenhado da melhor maneira possível, é imprescindível organização e, acima de tudo, estrutura para trabalhar em casa.

Segurança: um aspecto importante do trabalho em home office

Outro ponto que deve ser considerado pelo profissional que trabalha em home office é a questão da segurança. Ainda utilizando advogados como exemplo, muitos destes profissionais podem acessar os sistemas internos em redes de wi-fi não seguras, fazendo com que dados e informações sigilosas fiquem bastante vulneráveis aos ataques de hackers ou internautas mau intencionados.

Para evitar esse tipo de problema, é essencial contar com sistemas seguros, que garantam a integridade de dados, documentos e informações. Algumas soluções mais modernas do mercado contam com sistemas de segurança robustos, que evitam invasões e vazamento de dados sigilosos.

Paralelemente, o profissional que trabalha em home office também deve evitar situações como e-mails phishing ou links maliciosos acabem prejudicando a segurança de informações.

Nomadismo digital

Se trabalhar fora do escritório já parecia algo distante da realidade de muitos profissionais, como os advogados, o que dizer sobre trabalhar fora do país? No entanto, graças a ferramentas como os sistemas para advogados e para outros profissionais, a chegada do certificado digital e a implementação do processo eletrônico, trabalhar fora do território nacional também é possível.

Os chamados nômades digitais são profissionais que levam o trabalho na mala e a partir de um sinal de wi-fi realizam qualquer tarefa. Embora alguns setores, como a advocacia, tenham algumas limitações, já que a representação física é necessária em muitos casos, o nomadismo digital na advocacia e em profissões semelhantes tem suas peculiaridades.

No entanto, nada impede de resolver questões de clientes e do próprio escritório mesmo do outro lado do mundo. Já pensou?

O home office pode ser uma alternativa para qualquer profissional que busca melhorar a produtividade e priorizar a qualidade de vida dentro do seu meio de atuação. Hoje já existem ferramentas que tornam o sonho de trabalhar no conforto de casa uma realidade na qual o escritório, o profissional e até o cliente ganham.

Afinal, trabalhar em equilíbrio gera impactos positivos dentro de todo o ambiente profissional.

E você, já pensou em trabalhar em home office? Sua área de atuação permite esta flexibilidade? Compartilhe conosco suas experiências!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *