Tônica da Semana: A nossa Copa agora é outra!

Fomos eliminados. Ponto! A Copa acabou pra nós e agora começamos naquela que de fato é a Copa que mais importa! Amo futebol, não me entendam mal…mas o que vai acontecer na nossa vida, no dia dia, nos próximos 4 anos é MTO mais influenciado pela competição de outubro (eleições) do que essa que passou.

Mas antes uma piadinha infame:

“A B3 (Bovespa) deveria escolher o Neymar para garoto propaganda…afinal os 2 só caem! (autor: trader descontente)”

NOT FUNNY!

Agora vamos ao que interessa… 

Lula Livre? Ops! Nada disso…chama o VAR!

Nada disso…segue o jogo!

Então vamos começar a semana com coisa boa…primeiro que já pulamos a segunda…segundo e mais importante, as ADR’s lá foram tiveram uma sessão bem positiva…se liga no quadro verde ali que salienta as oscilações do dia..no caso, de ontem…destaque para BRKM, BRFS, PETR e CSNA subindo bem:

Comentei nas últimas semanas que o mercado lá fora parecia preso…tipo o Lula…com o VIX alto, índice dólar se mantendo e S&P sem grande força…poisé isso mudou nos últimos dias com o VIX acalmando e o S&P andando…dólar parou de subir assim como a treasurie que deram uma acalmada…isso tudo é bom para o nosso mercado a meu ver…sinaliza uma menor aversão a risco.

Até os juros aqui dentro acalmaram….depois de fazer uma figura de Batman (não é análise, é zoeira mesmo) como comentei umas semanas atrás, os juros no Brasil se acomodaram o que também é bom para risco.

Mas o ponto é que tem uma coisa que ainda precisa acontecer pra nossa bolsa andar….Eleição?

Não. As commodities andarem mesmo! Gráfico abaixo mostra o índice agregado…

Mas olhando separadamente tiveram algumas commodities importantes para nós que sofreram bem! Abaixo o gráfico do café em preto(que caiu pouco recentemente mas vem sofrendo desde 2017), o milho em amarelo e o/a  soja em verde.

Sim isso não é bom para nós especificamente dado a importância de cada um desses produtos para o país…dentro da pauta exportadora eu digo….só perguntar para alguém no Mato Grosso, ou lá em Passo Fundo, ou ainda no interior do ES o quanto esses 3 são importantes que vocês vão entender!

 

Mas apesar disso, sigo batendo na tecla do otimismo. Como comentei semana passada no que chamei de Devaneios de um Touro Convicto, as vezes fica difícil de explicar ex-ante, mas depois que acontece a gente pensa: “puxa devia ter me arriscado, tava na cara” . 

 

Veja que legal esse gráfico…é o petróleo na linha preta e o índice de emergentes MSCI…o gráfico é semanal…semana passada postei o diário e tinha até uma seta dizendo apontando os emergentes para …[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

 

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *