Tônica da Semana: Brasil is my darling in Miami e aqui tb!

 

Detesto ser repetitivo, mas serei…por uma boa razão…começo a Tônica com 2 gráficos claros que respondem porque a bolsa recuperou bem o tombo de segunda passada…

Primeiro dá uma olhada no Petróleo (linha preta), Metais (linha azul) e o agregado das commodities (linha verde).

Segundo o natural e consequente fluxo estrangeiro (gráfico da Eleven Financial) …

Commodities puxaram e gringo entra…simples assim!

E sobre essa questão do petróleo, além das intensões dos Sauditas e da OPEP em puxarem o preço para realização do IPO da Aramco (já comentei aqui), os estoques de gás natural estão encerrando o inverno no hemisfério norte bem abaixo da média de 5 anos (área hachurada em cinza)… isso ajuda a manter a pressão sobre o Petróleo.

E estoques seguem diminuindo fortemente:

E isso a meu ver é muito bom para nós! controla a valorização do dólar que vinha comentando aqui com vocês, fortalece as commodities o que nos é favoravel.

Não obstante, as previsões seguem sendo positivas para o crescimento do mundo o que reforça esse call positivo para commodities. Abaixo as previsões do FMI que seguiram se expandindo de outubro pra cá (eles revisam isso trimestralmente).

Até a Europa atualmente trabalha com uma utilização de capacidade instalada bem perto de máximas vistas lá em 2008, mostrando que a atividade segue firme por lá. […]

 

Leia o texto íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *