BRASIL E PERCEPÇÕES… 

Estou de volta ao UK depois de 10 dias muito intensos no Brasil. Apresentar minha filha linda para uma família gigante como a minha toma tempo, mas é sempre muito gratificante.

Uma lástima apenas o sentimento de que minha querida cidade Porto Alegre parece um pouco parada no tempo … e num tempo onde o mundo VOA! Não sei se foi apenas percepção minha, mas sei lá, senti isso. Outra observação é de que muita gente ainda pensa em sair fora do país…uma pena realmente.

 

BRASILEIRÃO DO MERCADO… 

Recomeça o nosso querido Brasileirão!! Um começo nada bom, com o meu Grêmio perdendo em casa! #notgood #nothappy

Estava revisando algumas coisas e fiz esse gráfico. Ele me lembrou aquele quadro dos cavalinhos do Fantástico onde os piores times ficam para trás e o cavalinho aparece cansado e triste.

Sinceramente continuo achando que temos “time” para muito mais…para brigar por título…para estar nas cabeças (falo tanto do Grêmio quanto do Ibovespa…rs). Mas falta engrenar uma sequência boa de vitórias…algo que ainda não vimos. Vivemos uma dicotomia de sentimentos, bem ao estilo futebolístico do amo e odeio ao mesmo tempo.

Enquanto o mundo respira o bom ar de um crescimento econômico, juros baixos, nada de guerra de grande porte, petróleo se recuperando…. nós aqui seguimos a espera da materialização das expectativas de antes da partida…daquele discurso inflado do vestiário.

Como reflexo disso temos a bolsa e o humor dos investidores oscilando tal qual o gráfico abaixo:

 

Quando chegamos “mais para cima” nos damos conta que não tem nada resolvido…mas também, quando vem lá embaixo, lembramos que esse time tem potencial.

Como comentei na semana passada, precisamos de uma vitória sobre o principal rival para que a torcida se anime e venha apoiar seu time. Ou seja, precisa-se aprovar a reforma da previdência para que o mercado passe a acreditar em todas outras mudanças que esse novo governo prometeu na época da apresentação…na hora de beijar a camiseta! Semana passada postei essa tabela que resume o que penso sobre a realidade atual dessa reforma. Teto para bolsa me parece esses 100k e reflete esse mix de probabilidades e cenários.

GOL E LUCRO NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM

A questão é que sem gol e sem vitórias o time não se sustenta! Isso parece óbvio e trivial porque entendemos de futebol não é? Mas na economia e em se tratando de empresas a lógica também é trivial. Empresas tem que dar lucro, tem que ter bons resultados para que suas ações subam! Comentei EXAUSTIVAMENTE isso no post: AÇÕES E A REGRA DE OURO

Veja essa semana que passou…

Muita gente fala dos valuations esticados nos EUA…de que a bolsa subiu demais por lá, etc. Mas na divulgação de resultados trimestrais as empresas de tecnologia deram show batendo as estimativas do mercado!

E as ações do setor não param de subir! Simples assim! O gráfico abaixo é do Vanguard Information Technology Index Fund (VGT) que agrega diversas empresas do setor de tecnologia.

Até agora 215 empresas do S&P já divulgaram seus números, sendo que 79% delas bateu as estimativas de lucros e 62% as expectativas de receitas! (@EarningsScout)

Já no Brasil vemos boas empresas…empresas tradicionais e gigantes tendo dificuldades. Aqui no Bugg comentamos os resultados de CIELO e GRENDENE…desastrosos! Não por acaso suas ações sofrem. Obviamente que existem diversas outras que estão indo muito bem sim. Mas no agregado a economia brasileira tem dados sinais muito ruins…não por acaso as revisões de projeção de creacimento estão aí para todos verem…olha a trajetória que vemos no Focus…parece piada mas estimam 1,71% de crescimento! E será que esse crescimento não é um tremendo…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *