3 minutes

Tônica da Semana: Devaneios de um bull convicto

Comentei semana passada que tinha um feeling, um sentimento bom … algo difícil de explicar ou uma tese até mesmo difícil de sustentar, pois não tem um embasamento racional clássico…tipo 3 motivos para comprar agora.  Até dá pra arranjar esses 3 motivos…mas tem uns outros 15 que ti dizem espere! Rs

Fato é que as certezas vão sendo precificadas rapidamente em bolsa e acabam por retirar oportunidades ímpares…é tipo o pegar ou largar … hoje ainda temos a oportunidade de “pegar” um IBOV negociando abaixo da média do múltiplo P/L … mas supondo um cenário com Bolsnaro eleito e Paulo Guedes dando as cartas na economia e conseguindo avançar minimamente em sua agenda econômica….tenho grande convicção que o IBOV estaria em outro patamar e teríamos muitos chorando o leite derramado. Abaixo o gráfico de P/L que o Itaú divulgou recentemente:

Já vi outro gráfico desses mostrando um número menor…mas independente de ser 9x ou 10x o fato é o desconto ante a média e, a meu ver, uma possibilidade real de ganhos  de mais de 30% investindo em bolsa nos próximos meses…

Me chamem de louco hoje e me cobrem isso em 12 meses!

O fato é que em ciclos de longo prazo isso é normal…no início ainda somos carregados pelas incertezas, as manchetes de jornal, e a bagagem de 12 , 24, 36 ou 60 meses de performance fraca e uma bolsa que não anda. O Henrique Bredda do fundo Alaska postou no twitter um gráfico que achei bem bacana e fala um pouco disso..de longo prazo…o Henrique erra como todo mundo mas ele é muito inteligente e perspicaz…gosto do approach dele de ciclos.  Abaixo gráfico de longo prazo do Ibovespa em dólar.

As mudanças de ciclos são acompanhadas de diversos eventos…até mesmo difíceis de imaginar ex-ante…quantos imaginavam que Lula ia realmente seguir políticas mais ortodoxas na economia, ou que o ciclo de commodities que coincidiu com o seu mandato iria tão longe; quantos em 94 acreditavam que o plano Real ia ser o sucesso que foi…e assim vai.

Hoje, ex-ante em 2018 é difícil supor ou acreditar … mas e se políticas liberais sejam adotadas no próximo governo? Se houverem mais privatizações? Se a previdência for reformada? Ou se a Índia e seus 1 bilhão de habitantes ser uma “nova China” para o consumo de commodities?

Enfim devaneios de um bull convicto…kkk

 

Voltando a realidade… 

VIX segue alto e isso tem segurado o mercado lá fora…

O interessante é que a treasurie está comportada e o ouro seguiu caindo…nesse patamar o ouro pode ser um hedge contra surpresas desse VIX.

E mesmo com a treasurie comportada o dólar seguiu forte…contundente…moeda…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Share.

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Leave A Reply