4 minutes

Tônica da Semana: IBOV na máxima! E agora, o que fazer?

Pra que você que leu o título e busca uma resposta já adianto que vou é trazer mais indagações do que respostas, mas ao final do post relato meu sentimento…o qual não é nada mais do que o sentimento de mais um agente de mercado.

PONTO DE VISTA NADA MAIS É DO QUE A VISTA DE UM PONTO

Estou aqui na Inglaterra, vivendo esse inverno inglês….meus pais tiveram aqui recentemente visitando minha filinha que completou 3 meses essa semana que passou.  Pois bem, estávamos reclamando do frio e de que como a vida tende a ser melhor com o calor, quando a minha mãe solta a seguinte pérola:

Ponto de vista é apenas a vista de um ponto!

Genial dona Rosane! Sim, existem coisas boas mesmo no inverno inglês…é tudo uma questão de ponto de vista! De forma análoga podemos pensar no mercado atualmente.

“O IBOV está na máxima”

Sim…quando olhamos pura e simplesmente o seu gráfico vemos que “nunca antes na história desse país” estivemos nos 96 mil pontos!

 

IBOV NA MÁXIMA…SERÁ?

Mas vejamos algumas coisas…ao simplesmente “dolarizar” o Ibovespa, ou seja, traduzi-lo para sua cotação em dólares, vemos que a máxima ainda está longe….na verdade o IBOV e o dólar juntos teriam que fazer um movimento de 76% para chegarmos a máxima…ou seja, uma super valorização do Real, ou da Bolsa, ou ainda os 2 em conjunto….aí sim alcançaríamos a máxima.

OUTPERFORM … SERÁ? 

“Ah mas o IBOV outperformou as demais bolsas mundiais e as commodities”

Novamente: ponto de vista é apenas a vista de um ponto. Olhando os últimos 12 meses e comparando o MSCI World Index (linha azul), os mercados emergentes de forma agregada através do EEM (linha vermelha), as commodities (linha preta) e o IBOV dolarizado (linha verde)…fica difícil ver tamanha outperform não é mesmo?

MELHOR EMERGENTE! SERÁ?

“Ah mas a nossa bolsa foi melhor que os demais emergentes”…”Ah mas os gringos vão preferir outro emergente”.

Ponto de vista é apenas a vista de um ponto! Novamente comparando com alguns emergentes nossa performance em 12 meses não foi tão maravilhosa assim. O leitor me perdoe o gráfico poluído. Temos a bolsa da Turquia em vermelho, a bolsa do México em verde, a Rússia em Rosa, a Arábia Saudita em preto, a Argentina em Azul e o Brasil vestindo a amarelinha.

Investir em emergentes tem sempre um grande risco…então não sei dizer se os gringos vão preferir outro emergente ou não…só sei que cada um tem o seu desafio….a Arábia depende muito do petróleo para fechar suas contas…a Rússia igualmente, e eles ainda tem que lidar com um governo que não é um exemplo de idoneidade….os Mexicanos estão colados na maior economia do mundo e ainda assim tem suas dificuldade… a Turquia tem o Erdogan tomando medidas a lá Dilma na economia…e a Argentina, bom eles tem o Messi e o Macri, mas ainda assim tá difícil de resolver as coisas por lá. E nós? Bom, temos um governo com aparente boa vontade de resolver problemas antigos e um longo caminho até isso acontecer.

No balanço dos riscos e oportunidades acaba que a performance recente coloca-os em nível semelhante não?

E O MÚLTIPLO? 

Uma outra métrica…talvez a mais importante…é ver o quanto estamos “caros” ou “descontados” ante o múltiplo que tradicionalmente negociamos. Olhando essa métrica, também da pra ver que a máxima poderia ser bem acima. Esse gráfico plota a relação Preço/Lucro estimado (foward) de 12 meses das empresas do Ibovespa (fonte: @dalzoto). Esse gráfico é do dia 11 de janeiro…de lá pra cá o Ibovespa se apreciou pouco mais de 2%…então podemos dizer que o múltiplo atualizado seria algo como 10,8x…quase na média histórica e longe de estar em máximas ou mostrar uma…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Share.

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Leave A Reply