Tônica da Semana: Samba Enredo Macro de 2019

Alô meu povão agora é sério! Vamo que vamo Brasilllllll! A hora é essa!!!!

Carnaval acabou…chegou a hora de começar o ano de verdade é o que dizem…então resolvi escrever uma tônica para revisitar os principais atos desse enredo macroeconômico do mercado, para não atravessar o samba dos nossos investimentos na avenida em 2019.

Comissão de Frente: A Previdência Imaculada  

Certamente esse é o tema do ano no Brasil e quando eu digo do “ano” é porque de fato ela pode se arrastar o ano todo! A Mangueira ganhou o carnaval desse ano com um slogan/mensagem que dizia: Negros, Índios e Pobres. Eu diria que sem a reforma da previdência seremos Negros, Índios, Brancos, Amarelos, Pardos, Albinos muito Pobres!

Nesse sentido a semana começa com boas novas:

Penso que o mercado irá repercutir positivamente isso nessa semana. O grande entrave até aqui vinha sendo a comunicação do Planalto com o Congresso e a questão dos cargos e indicações políticas. Resolvendo isso, as coisas tendem a andar. A reportagem comenta ainda que nas próximas 2 semanas o presidente atuara intensivamente em prol da reforma da previdência….logo, bolsa irá especular bem em cima disso..anotem aí. 

Junto a isso o “coreógrafo” Paulo Guedes também comentou que quer o R$ 1 trilhão de economia e que a reforma como está já precisaria de apenas mais 48 votos para ser aprovada. O que é verdade nisso eu não sei, mas a pressão é válida! Rs. Além disso, ele deu entrevista para o Estadão…vale a pena ler! Se tudo que ele falou sair do papel os 120 mil pontos será pouco para essa bolsa! Link para entrevista completa: Entrevista PG no Estadão.

Sigo acreditando que temos muitos ajustes em nossas “fantasias” internamente … as coisas saindo do papel poderíamos andar com uma dinâmica própria e nossa bolsa seguir bem. No entanto, sempre lembro que não somos uma ilha e que esse carnaval tem outras alas….vamos a elas:

A Bateria que dá o Tom: Trade War 

Mas o principal tema do ano, aquele que dita o ritmo dos mercados é a Trade War! Não há como negar, afinal são as 2 maiores economias do mundo “brigando”… ao afetar o crescimento de ambas o mundo padece. Veja que o consumo americano junto com o PIB chinês respondem por mais de 30% do PIB mundial!

E a nuvem que hoje paira no ar se refere a leitura dúbia dos indicadores americanos. Se por um lado a economia lá segue bem com crescimento projetado para esse ano de 1,9% muitos seguem focados no receio de que a desaceleração causada pela trade war seja maior que o que os economistas projetam. Veja esse gráfico que compara as importações chinesas com o os novos pedidos as fábricas americanas. Esse é o medo.

Se a correlação persistir teríamos uma forte desaceleração na industria americana não é mesmo?  Pois é…a ver… mas os últimos dados da Balança Comercial Chinesa também ajudaram a mostrar claramente que a China também sofre com isso. Exportações caíram 20% na comparação anual em fevereiro…somente 4x isso aconteceu nos últimos 10 anos, sendo em uma delas por conta da grande crise de 2008…chama atenção!

Sofre a China, sofre os EUA, sofrem as perspectivas de crescimento mundial, sofrem as commodities e BINGO! Sofremos nós! Por isso cada tweet de Trump a respeito gera certo frenesi no mercado…por isso o tema é tão importante assim!

Sigo acreditando que cedo ou tarde eles chegarão a algum tipo de acordo que ajudará a retirar essa nuvem hoje existente no mercado. A recente postergação de negociações foi um indicativo disso a meu ver.

Penso e torço para que essa bateria entre no compasso certinho e que ajude a nossa bolsa a sambar! 

 

E a Velha Guarda vem como? Europa…

A Europa não é o grande destaque desse carnaval, mas a velha guarda sempre merece respeito não é mesmo? Afinal, ali dentro ainda tem gente muito relevante no enredo macro de 2019.

Pra tristeza geral, a “pipa do vovô Alemão” não sobe mais e isso tem sido um problema. A turbina da economia europeia já não tem todo aquele vigor da juventude de outros carnavais. O ano todo de 2018 foi de desaceleração no…[…]

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *