Feliz ano novo a todos meus amigos que me acompanham aqui!

MENSAGEM…Como postei no meu Instagram, “não espero nada de 2019 e prefiro deixar os sonhos para as padarias”….agora objetivos tenho aos montes e não vou esperá-los acontecer, vou fazê-los acontecer! Então única mensagem que tenho para passar é: FAÇA um 2019 maravilhoso!

VOLTANDO A REALIDADE…temos uma semana curta de 3 dias, mas intensa!

A POSSE…gostei muito de assistir a cerimônia de posse do agora presidente Bolsonaro. Poderia aqui discorrer do forte apoio popular, da primeira dama que rouba cena, do discurso que mostra que Bolsonaro continua o mesmo da campanha, da excelente equipe de ministros, etc.

Mas a realidade, a meu ver, é que nada disso faz preço! Agora é que são elas e o relógio começa a rodar…tic, tac, tic, tac, tic, tac.

Cada dia conta e é importante … penso que o primeiro ano do mandato será crucial para que ele consiga se consolidar e governar … o presidente Bolsonaro precisa aproveitar o capital político que possui para acelerar em todas mudanças que precisamos … muitas dessas reformas não são impopulares, são remédio amargo mas que podem conquistar a confiança dos investidores mais céticos precisa ser hábil para conduzir o congresso e sua equipe de ministros, muitos dos quais não tem experiência política … e por fim, precisa manter a seu governo longe de qualquer mácula de corrupção.

Penso que é isso, ou seja, ação e mudança efetiva que seja o ingrediente que esteja faltando para que haja uma atração de capital estrangeiro e nossa bolsa possa andar.

Sigo otimista como venho salientando por meses…meu otimismo decorre de: 

  • Uma equipe de ministerial de primeira.
  • Um país que já demonstrou sinais de retomada – melhora da confiança, melhora de indicadores de utilização de capacidade instalada, crescimento ainda tímido, mas já existente, entre outros.
  • Ao que tudo indica teremos um ano com taxas de juros baixas.
  • Potencial de reprecificação dos ativos brasileiros.

Boa sorte presidente!

MAS TEM QUE COMBINAR COM OS GRINGOS…mas o meu otimismo dá espaço a razão… e de fato o ambiente internacional não tem ajudado com o S&P 500 chegando a acumular queda de 20% até o natal! A boa nova é que talvez, bons ventos estejam surgindo…no curto prazo houve certa recuperação no S&P:

E o índice de volatilidade arrefeceu:

Apesar disso o Ouro segue sua escalada…seria a fraqueza do dólar, ou o sentimento de perigo que estão empurrando ele pra cima? Mea culpa: eu estava certo, mas não tive paciência em manter a posição… =(

Mas a semana começa pesada com os índices asiáticos em queda após a contração da atividade industrial chinesa … a primeira em 19 meses! Pode isso Arnaldo? Dado veio em 49,7 que é abaixo de 50 (linha vermelha no gráfico abaixo)

Isso é bem ruim porque traz a memória as discussões entre China e EUA…ou seja, a atividade esta arrefecendo como resultado da Guerra Comercial…e a segunda maior economia do mundo crescer menos, não é bom! Mas também tem uma explicação na sazonalidade…os chineses comemorarão seu ano novo no dia 5 de fevereiro e normalmente antes do seu ano novo a atividade arrefece…a ver.

All in all, esse arrefecimento Chinês tenderia a bater no próprio EUA…[…]

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *