Muito bom dia Srs e Sras!

Vou ser breve pois tenho que preparar a pipoca para ficar admirando esse mercado hoje.

Semana passada formou aquilo que os grafistas irão chamar de “um mito de alta” , mais uma de suas figuras que explicam mercado:

Twitei isso até e o @Farialimaelevator deu repost.

Mas vamos ao que interessa! 

EWZ aponta para forte alta das ações brasileiras na Europa. EWZ é um ETF que agrega ações brasileiras…é como se fossse uma cesta delas.

O motivo da euforia no curto prazo, a meu ver são 2: 

1) Bolsonaro conquista uma vitória no 1º turno com uma distância maior de 15% o que lhe dá folga para buscar a vitória no 2º turno.

E eu fiz aqui um exercício de simulação para 2º turno…fiquem a vontade para discordar…tentei ser realista:

Então penso que existe uma grande chance dele se sair vitorioso nessa eleição. E é exatamente isso que o mercado está olhando agora! Até porque olhando para o passado, nunca um candidato que ganho o 1º turno, perdeu no 2º turno!

Enfim em linha com o que tinha comentado aqui há algum tempo de que teríamos Bolsonaro + 1 de esquerda no 2º turno. Penso que ganha, ainda que apertado e mostrando a divisão do país.

 

2) A fotografia da câmara e senado mudaram para melhor.

Apesar de ainda termos alguns fantasmas tais como Gleisi Hoffman, Aécio Neves, Jader Barbalho, Renan Calheiros, entre outros….tivemos sim uma redução do espaço da bancada de esquerda no congresso e senado…mais no congresso que senado. E não há como negar que PSDB, MDB e também o PT perderam bastante nessa eleição! o PSL foi sem dúvida o partido que mais ganhou e ainda temos e emergência do NOVO com representação na câmara.

Então para quem acha que Bolsonaro não terá apoio, essa é mais uma falácia, pois o cenário a meu ver se mostra sim favorável a ele conseguir alguma coalizão…não estou dizendo que será fácil, mas penso sim ser possível.

 

Então com esses 2 triggers favoráveis teremos uma semana bem interessante na bolsa apontando para um certo rally com bolsa buscando os 90k e dólar caindo, penso eu até uns R$ 3,60….uma continuação do que vimos semana passada (dólar a linha amarela e bolsa a linha branca): 

 

PAPÉIS

Destaque para as estatais que num primeiro momento puxam bem, tal qual estava ocorrendo semana passada…(PETR4 linha verde, BBAS3 linha amarela e ELET3 linha azul)

Penso que esse movimento continua, com a adesão de alguns cases como Cemig (CMIG4) onde a boa votação de Zema deve catapultar o papel…isso deve ajudar também Copasa (CSMG3) e…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

 

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *